Para o seu fim-de-semana de 23 e 24 de novembro de 2024 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:
PARAQUEDISMO
- Atividades nos Aeródromos de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos, registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
- Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.
BALONISMO
- Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter áreas pontuais desta atividade.
PARAPENTE/PARAMOTOR
- Pode sempre consultar a atividade de Parapente e Paramotor no portal da Federação Portuguesa de Voo Livre. CONSULTE AQUI O CALENDÁRIO DESPORTIVO DA FPVL.
ACROBACIA
- Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
- Ver EVENTOS AERONÁUTICOS neste Boletim Aeronáutico.
VOO À VELA
- Nos Aeródromos de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
- Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.
ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO
AERÓDROMOS NACIONAIS
AERÓDROMOS SUPLEMENTOS eMVFR e eAIP
- eMVFR SUP 012/2024. LPVL – Vilar de Luz – Maia – informa que o pavimento da pista e caminhos de circulação estão com irregularidades no Aeródromo de Vilar de Luz – Maia -LPVL, pede-se precaução nos movimentos no solo. Desde 22 fevereiro 2024 até 31 dezembro 2024 estimado.
- eMVFR SUP 030/2024. LPSR – Santarém AD, RWY 05/23 com limitações: Pista 05 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR; Pista 23 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR. Validade até 15 de janeiro de 2025 estimado.
- eMVFR SUP 029/2024 LPVZ – Viseu- Horário de operação: 0730 LMT ao Por do Sol Antecipação do horário de abertura sujeita a autorização prévia do Diretor do AD com 48 horas de antecedência. Validade até 31 de maio de 2025 estimada.
- eMVFR SUP 028/2024 LPVZ – Viseu- Caminho de circulação C fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios, acesso ao hangar norte e abastecimento de combustível. Caminho de circulação D fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios. Validade até 31 de maio de 2025 estimado.
- eMVFR SUP 025/2024. Chaves – LPCH. Encerramento do Serviço AFIS no Aeródromo de Chaves – LPCH. Validade até 31 de dezembro de 2024 estimado.
- eMVFR SUP 022/2024. LPIN – Espinho – A pista apresenta irregularidades no piso devido a falhas de asfalto e presença de pedras soltas. Caminhos de circulação e faixas de pista com piso degradado e sem marcas. Os operadores não-residentes deverão solicitar autorização prévia ao Diretor do Aeródromo, com pelo menos 48 horas de antecedência. Validade até 31 de dezembro de 2024 estimado.
- eAIP SUP 013/2018. LPVR – Vila Real AD, RWY 02 Sistema de Luzes de Aproximação fora de serviço. Desde 02 de Fevereiro de 2018 Até Futuro Aviso.
- eMVFR SUP 018/2024. LPMI – Mirandela – Aeródromo encerrado. Validade até 31 de dezembro de 2024 estimado.
AERÓDROMOS NOTAMS
- O NOTAM D0518/24 informa que o Aeródromo Municipal de Braga – LPBR, está encerrado desde dia 23 de novembro 2024 às 07:32 UTC até 24 de novembro de 2024 às 17:07 UTC. Exceto para helicópteros da Proteção civil, Emergência Médica e Busca e Salvamento.
- O NOTAM A3830/24 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, as distâncias declaradas para as Pistas 17/35 foram alteradas, devido ao risco do efeito de sopro das aeronaves, desde 09 de outubro de 2024 às 00:01 até 31 de dezembro de 2024 às 23:59 UTC estimado : PISTA 17: TORA – 1400 metros. TODA – 1550 metros. ASDA – 1400 metros. LDA – 1210 metros. PISTA 35: TORA – 1210 metros. TODA – 1400 metros. ASDA – 1400 metros. LDA – 1400 metros.
- O NOTAM A4219/24 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS as descolagens não são permitidas abaixo dos 800m de RVR. Desde dia 25 de outubro de 2024 às 18:10 UTC até 12 novembro 2024 às 23:59 UTC estimado.
- O NOTAM A4285/24 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, os Caminhos de Rolagem/Taxiway F, N, O e P estão encerrados, em referência AIP PORTUGAL LPCS AD 2.8, LPCS AD 2-24-01-1 AND LPCS AD 2.24.02-3. Desde 31 de Outubro 2024 00:00 UTC até Permanentemente.
- O NOTAM A4286/24 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, os Caminhos de Rolagem/Taxiway R e S estão completamente retirados do AIP PORTUGAL LPCS AD 2.8, LPCS AD 2-24-01-01 AND LPCS AD 2-24-02-3. Desde 31 de Outubro 2024 00:00 UTC até Permanentemente.
- O NOTAM A4287/24 informa que Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, os Caminhos de Rolagem/Taxiway M e A1 estão completamente retirados do AIP PORTUGAL LPCS AD 2.8, LPCS AD 2-24-01-1 AND LPCS AD 2.24-02-1 AND LPCS AD 2-24-02-3. Desde 31 de Outubro 2024 00:00 UTC até Permanentemente.
- O NOTAM D0530/24 informa que o Aeródromo José Ferrinho de Leiria – LPJF, estará encerrado devido a obras na Pista, desde o dia 21 de novembro de 2024 às 11:36 UTC até dia 29 de novembro 2024 às 17:15 UTC estimado.
- O NOTAM D0523/24 informa que no Aeródromo Municipal de Viseu – LPVZ, os horários de funcionamento do aeródromo são 09:00-Por do Sol, sem possibilidade de antecipação ou extensão exceto para emergência médica e Proteção Civil. Desde 15 de novembro 2024 09:00 UTC até 24 de Novembro de 2024 às 17:07 UTC.
PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS NOVOS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR ou AIP
CAMPOS DE VOO ULM
ULM NOTAMS
- O NOTAM D0515/24 informa que o Aeródromo de Casalinho – Pombal UL, estará encerrado desde dia 16 de novembro 2024 às 07:21 até 17 de novembro 2024 às 17:17 UTC.
PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS NOVOS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR
ULM SUPLEMENTOS MVFR
- eMVFR SUP 033/2024. Encerramento de Pombal UL Encerrado validade até 31 outubro 2025 23:59 UTC estimado.
- eMVFR SUP 020/2024. Encerramento do Campo de Voo Cabeceira de Basto UL Encerrado desde 22 de fevereiro de 2024 até 31 de dezembro 2024 Estimado.
- eMVFR SUP 002/2022. Palma UL encerrado. Desde 24 de Março de 2022 Até Futuro Aviso.
- eMVFR SUP 008/2019. Alentejo Air Park UL. Campo de Voo fechado. Desde 29 de Março de 2019 Até Futuro Aviso.
- eMVFR SUP 002/2017. Herdade da Lameira UL. Campo de Voo fechado devido a obras. Desde 06 de Janeiro de 2017 Até Futuro Aviso.
LISTAGEM NOTAM’s da NAV PORTUGAL
(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)
AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI
CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI
AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI
CONSULTE DIARIAMENTE O FUA e NOTAMs NO SEU CAVOK.pt CLIQUE AQUI
APOIOS CAVOK.pt
** WindPassenger-Ballooning ** AeroLazer – Escola de Pilotos ** Fidelidade – Loja Olivais ** Unsplash Photos for everyone ** Laser Models – Let your dreams take flight ** APAU – Associação Portuguesa da Aviação Ultraleve**
MUITO GRATOS TAMBÉM A…
Anónimo 924####35, Anónimo 933###277, Anónimo 911###207, José C. Dias, José Miguel, Anónimo 935###906, Luís Caetano, Alfredo Nunes Dias, Luís Fernandes, João Lúcio, José Navalho, José Cerieira, Maria Mota Santos e José Matos e uma mão cheia de anónim@s pela generosidade e por acreditarem no projeto CAVOK.pt. Obrigado!!!
Se valoriza este projeto, contribua para apoiar o CAVOK.pt e… faça um LIKE na página do facebook, onde divulgamos sempre as nossas notícias! Saiba mais clicando aqui!
ADIRA ao NOSSO CANAL WHATSAPP! SAIBA MAIS CLICANDO AQUI
EVENTOS AERONÁUTICOS
Worshops, webinars, cimeiras, fly-ins, airshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.
PROJEÇÃO de eventos aeronáuticos
- Lançamento de livro a 23 de novembro de 2024 – A aventurosa viagem do Pátria, de Portugal a Macau em avião (1924), das autoras Filipa Brito Pais e Leonor Almeida . SAIBA MAIS clicando aqui.
- Almoço aeronáutico de Natal do Aero Clube de Vila Real. 30 de novembro de 2024 SAIBA MAIS clicando aqui.
VISITE O MUSEU DO AR
- Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
- A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
- A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
- O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.
Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.
SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR
VISITE O MUSEU DE MARINHA
- Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
- Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTP “VISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada
REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA
O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».
Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de julho/agosto de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.
LEIA AQUI A EDIÇÃO 466 DA MAIS ALTO – DEZEMBRO 2023
CONSULTE AQUI AS TABELAS DO NASCER E PÔR DO SOL 2024
José Rocha. Publicado 22 de novembro de 2024 12:00 UTC. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados. Fotografias Museu do Ar, cortesia da página História com Asas.
O CAVOK.pt agradece a excelente colaboração da NAV Portugal para a elaboração deste Boletim
Nota: Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo. Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.