Boletim Aeronáutico Nº490

Para o seu fim-de-semana de 28 e 29 de setembro de 2024 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:



PARAQUEDISMO

  • Atividades nos Aeródromos de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos, registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


BALONISMO


PARAPENTE/PARAMOTOR


ACROBACIA

  • Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Ver EVENTOS AERONÁUTICOS neste Boletim Aeronáutico.

VOO À VELA

  • Nos Aeródromos de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no  ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

AERÓDROMOS NACIONAIS

  • eMVFR SUP 012/2024. LPVL – Vilar de Luz – Maia – informa que o pavimento da pista e caminhos de circulação estão com irregularidades no Aeródromo de Vilar de Luz – Maia -LPVL, pede-se precaução nos movimentos no solo. Desde 22 fevereiro 2024 até 31 dezembro 2024 estimado.
  • eMVFR SUP 0 11/2024. LPSR – Santarém AD, RWY 05/23 com limitações: Pista 05 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR; Pista 23 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR. + NOTAM D0370/24 até 15 de janeiro de 2025 estimado.
  • eMVFR SUP 051/2023 LPVZ – Viseu- Horário de operação: 0730 LMT ao Por do Sol Antecipação do horário de abertura sujeita a autorização prévia do Diretor do AD com 48 horas de antecedência. Desde 30 novembro de 2023 até 31 de maio de 2024+ NOTAM D0299/24 até 31 de maio de 2024
  • eMVFR SUP 050/2023 LPVZ – Viseu- Caminho de circulação C fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios, acesso ao hangar norte e abastecimento de combustível. Caminho de circulação D fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios. Desde 30 novembro de 2023 até 31 de maio de 2024+ NOTAM D0298/24 até 31 de maio de 2024
  • eMVFR SUP 010/2024. Chaves – LPCH. Encerramento do Serviço AFIS no Aeródromo de Chaves – LPCH. Validade até 22 de fevereiro de 2024 até 30 de junho de 2024 estimado + NOTAM D0287/24 até 31 de dezembro de 2024
  • eMVFR SUP 001/2024. LPIN – Espinho – A pista apresenta irregularidades no piso devido a falhas de asfalto e presença de pedras soltas. Caminhos de circulação e faixas de pista com piso degradado e sem marcas. Os operadores não-residentes deverão solicitar autorização prévia ao Diretor do Aeródromo, com pelo menos 48 horas de antecedência. Desde 22 fevereiro de 2024 até 30 de junho de 2024 estimado+ NOTAM D02757/24 até 31 de dezembro de 2024
  • eAIP SUP 013/2018. LPVR – Vila Real AD, RWY 02 Sistema de Luzes de Aproximação fora de serviço. Desde 02 de Fevereiro de 2018 Até Futuro Aviso.

  • A nova emenda ao AIP de Portugal AIRAC 002-24 que entra em vigor a partir de 16 de maio de 2024, integra várias alterações para LPCS – Cascais ao nível de procedimentos por instrumentos SID, STAR, RNAV e VOR mas também ao voo VFR e locais. Aconselhamos pois vivamente a CONSULTAR E REVER AS ALTERAÇÕES PARA LPCS AQUI.
  • NOTAM A2795/24 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, as distâncias declaradas para as Pistas 17/35 alteradas, devido ao risco do efeito de sopro das aeronaves, desde 31 de julho de 2024 às 12:02 até 31 de outubro de 2024 às 23:59 UTC estimado : PISTA 17TORA – 1400 metros. TODA – 1550 metros. ASDA – 1400 metros. LDA – 1210 metros. PISTA 35. TORA – 1210 metros. TODA – 1400 metros. ASDA – 1400 metros. LDA – 1400 metros.
  • NOTAM A3653/24 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, devido a reboque de manga publicitária, o Caminho de Rolagem W estará restrito e o Caminho de Rolagem L está encerrado, durante o engate e libertação da manga publicitária.  São esperados atrasos e restrições . Dia 28 de setembro de 2024 no período 10:00-15:35 UTC estimado.
  • NOTAM A3641/24 informa que no espaço aéreo envolvente ao Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, irá acontecer o festival aéreo Oeiras Airshow 2024 ao largo da Praia de Santo Amaro de Oeiras, com bloco de altitudes SFC/1,500ft AMSL, no horário 28 de setembro 2024 15:00-19:30 UTC e 29 setembro 2024 15:00-21:15 UTC. Consulte o nosso MAPA CAVOK.pt DE ESPAÇO AÉREO e saiba mais detalhes AQUI.
  • NOTAM A3644/24 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, devido ao festival aéreo Oeiras Airshow 2024 o tráfego local não será permitido. são esperados atrasos para descolagens e aterragens, no horário 28 de setembro 2024 15:00-19:30 UTC e 29 setembro 2024 15:00-21:15 UTC.
  • NOTAM D0438/24 informa que no Aeródromo Municipal de Castelo Branco – LPCB o Caminho de Circulação Alpha está fechado entre a parte Sul da Placa de Estacionamento e o Caminho de Circulação Charlie devido a razões operacionais. Caminho de Circulação Alpha apenas disponível para aeronaves DECIR (Proteção Civil/Combate a Incêndios) ou quando coordenado com o Serviço AFIS. Desde 19 de Setembro 2024 14:32 UTC até 30 Setembro 2024 às 18:30 UTC estimado.
  • NOTAM D0287/24 vem dar nova data de fim de validade ao SUP 010/2024 do Manual eVFR que informa que o Aeródromo de Chaves – LPCH tem o Serviço AFIS encerradoNovo fim de Validade até até 31 de dezembro de 2024 às 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM D0406/24 informa que o horário de operação no Aeródromo de Chaves – LPCH, nos dias 25, 27 e 30 de setembro de 2024 será, diariamente 07:00-14:00 UTC. Fora deste horário apenas voos de emergências médicas, proteção civil ou com prévia autorização do diretor de aeródromo.
  • NOTAM A2313/24 informa que no Aeródromo Municipal de Évora – LPEV, os PAPI da Pista 19 estão fora do serviço, desde 25 de junho de 2024 às 14:05 UTC até 25 de dezembro de 2024 às 19:’02 UTC Estimado.
  • NOTAM D0220/24 informa que o Aeródromo Municipal de Mirandela – LPMI, está encerrado, exceto para voos de combate a incêndios e Proteção Civil, desde 31 de maio de 2024 às 08:52 UTC até 31 de dezembro de 2024 às 23:59 UTC Estimado.
  • NOTAM A3465/24 informa que no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO o Caminho entre as Placas de Estacionamento SE01 e E02 está encerrado, a entrada Oeste da Placa de Estacionamento E02 está encerrada e são esperadas restrições ao estacionamento na Placa de Estacionamento E02. Pessoal e equipamentos sob supervisão da Torre AFIS. Desde o dia 19 de setembro de 2024 às10:28 UTC até 04 de novembro de 2024 às 17:28 UTC.
  • Foi revalidado o Suplemento ao Manual VFR de LPVZ – Viseu: MVFR SUP 050/2023 Caminho de Rolagem C e D encerrados . Nova data estimada de validade 31 Maio 2025 23:59 UTC. (NOTAM D0298/24)
  • Foi revalidado os Suplemento ao Manual VFR de LPVZ – Viseu: MVFR SUP 051/2023 Horários de Operação. Nova data estimada de validade 31 Maio 2025 23:59 UTC. (Horário de operação: 07:30 LMT – SS. Antecipação do horário de abertura sujeita a autorização prévia do Diretor do AD com 48 horas de antecedência.) (NOTAM D0299/24)

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS NOVOS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR ou AIP


CAMPOS DE VOO ULM

  • NOTAM D0265/24 informa que o Campo de Voo de Cabeceiras de Basto – LP0053, estará encerrado desde dia 20 de junho de 2024 das 11:49 UTC até 31 de dezembro de 2024 às 23:59 UTC estimado, dando assim continuidade ao Sup do Manual VFR 005/24.
  • NOTAM D0222/24 informa que o Campo de Voo do Casarão – Águeda está encerrado desde dia 01 de junho de 2024 às 07:00 UTC até 15 de outubro de 2024 às 21:00 UTCExceto voos Proteção Civil, Emergência Médica e voos previamente autorizados pelo diretor com 24 Horas de antecedência.
  • NOTAM D0217/24 informa que o Campo de Voo de Valadas – Ferreira do Zêzere, está encerrado para todo o tráfego ULM, desde dia 01 de junho de 2024 das 07:00 até dia 15 de outubro de 2024 às 19:00 UTC. Exceto para meios aéreos de asa rotativa, meios de combate a incêndios e proteção civil em condições VFR diurnas.

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS NOVOS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR

  • eMVFR SUP 048/2023. Encerramento de Pombal UL Encerrado desde 30 de novembro de 2023 até 31 outubro 2024 23:59 UTC estimado.
  • eMVFR SUP 005/2024. Encerramento do Campo de Voo Cabeceira de Basto UL Encerrado desde 22 de fevereiro de 2024 até 31 de dezembro 2024 Estimado. NOTAM D0265/24
  • eMVFR SUP 002/2022. Palma UL encerrado. Desde 24 de Março de 2022 Até Futuro Aviso.
  • eMVFR SUP 008/2019. Alentejo Air Park UL. Campo de Voo fechado. Desde 29 de Março de 2019 Até Futuro Aviso.
  • eMVFR SUP 002/2017. Herdade da Lameira UL. Campo de Voo fechado devido a obras. Desde 06 de Janeiro de 2017 Até Futuro Aviso.


LISTAGEM NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)

AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI 

CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI

AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI

CONSULTE DIARIAMENTE O FUA e NOTAMs NO SEU CAVOK.pt CLIQUE AQUI



EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-insairshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.

EVENTOS PORTUGUESES 2024

Apresentamos uma PROJEÇÃO de alguns eventos:

  • 28 e 29 Setembro 2024 – OEIRAS AIRSHOW 2024 – Praia de Santo Amaro de Oeiras. Organização TheRace.
  • 06 Outubro 2024 – ENCONTRO UL VENDAS NOVAS – Organização APAU.
  • 10 a 12 Outubro 2024 – PORTUGAL AIR SUMMIT 2024 – Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
  • 07 a 13 de novembro 2024 – FIBAQ 24 – Municípios de Alter do Chão, Monforte, Fronteira, Montargil, Ponte de Sor e Benavila. Organização Publibalão.


VISITE O MUSEU DO AR

  • Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
  • A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
  • A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
  • O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.

Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.

SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR

VISITE O MUSEU DE MARINHA

  • Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
  • Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTPVISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada

REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA

O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».

Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de julho/agosto de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.

LEIA AQUI A EDIÇÃO 466 DA MAIS ALTO – DEZEMBRO 2023



José Rocha. Publicado 10:00 UTC 27 de setembro de 2024. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados. Fotografias Museu do Ar, cortesia da página História com Asas.

O CAVOK.pt agradece a excelente colaboração da NAV Portugal para a elaboração deste Boletim

Nota: Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo. Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.