Para o seu fim-de-semana de 19 e 20 de abril 2025 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:
PARAQUEDISMO

- Atividades nos Aeródromo de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos, registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
- SÃO JACINTO. NOTAM A1298/25. SFC/FL050 Atividade paraquedismo dias 18, 19 e 20 de abril de 2025. Nascer Sol até Por Sol.
- SANTARÉM. NOTAM A1487/25. GND/3,000ft AMSL. Atividade paraquedismo 19 de abril de 2025 das 14:30 às 17:00 UTC.
- BENCATEL. NOTAM A1037/25. GND/FL065. Atividade paraquedismo 20 de abril de 2025 das 14:00 às 18:00 UTC.
- BARCELOS. NOTAM A1566/25. GND/2,000ft AMSL. Atividade paraquedismo 21 de abril de 2025 das 14:00 às 18:00 UTC.
- SILVARES. NOTAM A1202/25. GND/3,000ft AMSL. Atividade paraquedismo 21 de abril de 2025 das 12:30 às 16:30 UTC.
- Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.
BALONISMO

- Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter áreas pontuais desta atividade.
- AVEIRO. NOTAM A1022/25. Atividade balão cativo. 05 de abril de 2025 das 15:00 às 20:00 UTC.
PARAPENTE/PARAMOTOR

- Pode sempre consultar a atividade de Parapente e Paramotor no portal da Federação Portuguesa de Voo Livre. CONSULTE AQUI O CALENDÁRIO DESPORTIVO DA FPVL.
- SERRA BORNES – NOTAM A1462/25. GND/8,200ft AMSL. 14 abril 2025 05:503 até 30 junho 2025 20:06 UTC. Horário: Nascer sol – Por sol.
- Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.
ACROBACIA

- Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
- Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.
VOO À VELA

- Nos Aeródromo de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
- Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.
ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

AERÓDROMOS NACIONAIS
AERÓDROMOS SUPLEMENTOS eMVFR e eAIP
- AIP SUP 020/2025. LPEV – Évora AD, PAPI Pista 19 Fora de Serviço. Desde 23 de janeiro de 2025 até 30 de junho de 2025.
- AIP SUP 078/2024 LPEV – Évora AD, Pistas 07/25 encerradas. Desde 31 outubro 2024 até 31 de janeiro de 2025.
- MVFR SUP 030/2024. LPSR – Santarém AD, RWY 05/23 com limitações: Pista 05 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR; Pista 23 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR. Validade até 15 de janeiro de 2025 estimado.
- MVFR SUP 029/2024 LPVZ – Viseu- Horário de operação: 0730 LMT ao Por do Sol. Antecipação do horário de abertura sujeita a autorização prévia do Diretor do AD com 48 horas de antecedência. Validade até 31 de maio de 2025 estimado.
- MVFR SUP 028/2024 LPVZ – Viseu- Caminho de circulação C fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios, acesso ao hangar norte e abastecimento de combustível. Caminho de circulação D fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios. Validade até 31 de maio de 2025 estimado.
- MVFR SUP 025/2024. Chaves – LPCH. Encerramento do Serviço AFIS no Aeródromo de Chaves – LPCH + NOTAM D0018/25. Validade até 31 de dezembro de 2025 estimado
- MVFR SUP 022/2024. LPIN – Espinho – A pista apresenta irregularidades no piso devido a falhas de asfalto e presença de pedras soltas. Caminhos de circulação e faixas de pista com piso degradado e sem marcas. Os operadores não residentes deverão solicitar autorização prévia ao Diretor do Aeródromo, com pelo menos 48 horas de antecedência + NOTAM D0007/25 Validade até 31 de dezembro de 2025 estimado.
- MVFR SUP 018/2024. LPMI – Mirandela – Aeródromo encerrado + NOTAM D0008/25 Validade até 31 de dezembro de 2025 estimado.
- MVFR 015/2024. LPPM – Portimão Atrasos poderão ocorrer nas aterragens e descolagens devido a atividades de drones. Coordenação prévia com o serviço AFIS obrigatória + NOTAM D0586/24 Fim de validade até 31 de Dezembro de 2025 às 23:59 UTC estimado.
- MVFR 012/2024. LPVL- Vilar de Luz/Maia Pavimento da pista e caminhos de circulação estão com irregularidades pedindo-se precaução nos movimentos no solo. O novo fim de validade estimado a 30 de junho de 2025 às 23:59 estimado.
- AIP SUP 013/2018. LPVR – Vila Real AD, RWY 02 Sistema de Luzes de Aproximação fora de serviço. Desde 02 de Fevereiro de 2018 Até Futuro Aviso.
AERÓDROMOS NOTAMS
- O NOTAM D0144/25 informa que o Aeródromo Municipal de Braga – LPBR, está encerradodesde dia 16 de abril de 2025 às 17:00 até 18 abril 2025 às 19:18 UTC. Diariamente no horário 17:00 UTC até Por do Sol. Exceto para helicópteros da Proteção civil, Emergência Médica e Busca e Salvamento.
- O NOTAM D0143/25 informa que o Aeródromo Municipal de Braga – LPBR, está encerradodia 20 abril 2025 no horário 05:46 UTC até 19:20 UTC. Exceto para helicópteros da Proteção civil, Emergência Médica e Busca e Salvamento.
- O NOTAM A1055/25 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS as descolagens não são permitidas abaixo dos 800m de RVR. Desde dia 16 de março de 2025 às 10:48 UTC até 16 junho 2024 às 23:59 UTC estimado.
- O NOTAM A1250/25 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, as distâncias declaradas para as Pistas 17/35 foram alteradas, devido ao risco do efeito de sopro das aeronaves, desde 31 de março de 2025 às 17:49 UTC até 30 de abril de 2025 23:59 UTC estimado: PISTA 17: TORA – 1400 metros. TODA – 1550 metros. ASDA – 1400 metros. LDA – 1210 metros. PISTA 35: TORA – 1210 metros. TODA – 1400 metros. ASDA – 1400 metros. LDA – 1400 metros.
- O NOTAM D0145/25 informa que no Aeródromo Municipal de Castelo Branco – LPCB o Serviço AFIS não estará disponível desde dia 20 abril 2025 às 07:00 UTC até 21 abril 2025 às 07:00 UTC.
- O NOTAM D0115/25 informa que no Aeródromo Municipal de Castelo Branco – LPCB os Caminhos de Rolagem Bravo e Charlie estão fechados devido a trabalhos desde dia 26 março 2025 às 08:00 UTC até 06 maio 2025 às 18:30 UTC, estimado. A entrada e saída da Pista deverá ser feita exclusivamente via Caminho de Rolagem Alpha. Aeronaves que pretendam aceder ao Hangar só o podem fazer rebocadas. Homens e equipamentos sob supervisão do AFIS.
- O NOTAM D0146/25 informa que o Aeródromo de Espinho – LPIN, está encerrado dia 20 de abril de 2025 das 09:00 UTC às 19:20 UTC.
- O NOTAM A1588/25 informa que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO está encerrado exceto para UAV – Drones e voos de emergência, dia 24 de abril de 2025 no horário das 05:00 UTC às 11:00 UTC.
- O NOTAM A1589/25 informa que a ATZ de Ponte de Sor – LPSO, está encerrada exceto para a UAV – Drones e voos de emergência, dia 24 de abril de 2025 no horário das 05:00 UTC às 11:00 UTC.
- O NOTAM A1042/25 informa que no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO há concentração de pássaros, com atividade significativa, desde dia 14 de março de 2025 até 13 de maio de 2025 às 19:37 UTC estimado.
- O NOTAM A1271/25 informa que no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO há corte de vegetação ao longo da faixa das Pistas 03/21 e trabalhos de manutenção ao longo dos caminhos de emergência. Pessoal e equipamentos sob supervisão do Serviços AFIS. Desde dia 01 de abril de 2025 até 30 de abril de 2025 às 19:25 UTC estimado.
- O NOTAM A1357/25 informa que no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO o Farol de Aeródromo apenas emite flashes verdes, desde dia 04 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025 às 19:29 UTC estimado.
- O NOTAM A1485/25 informa que no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO as luzes das antenas do Localizer localizadas no inicio da Pista 03, estão fora de serviço, desde dia 11 de abril de 2025 até 22 de abril de 2025 às 11:00 UTC.
- O NOTAM D0142/25 informa que o Aeródromo de Vilar de Luz/Maia – LPVL, está encerrado dia 20 de abril de 2025 das 00:00 UTC às 23:59 UTC.
- O NOTAM D0140/25 informa que no Aeródromo de Vilar de Luz/Maia – LPVL há corte de vegetação desde dia 14 de abril de 2025 07:00 até 19 de abril de 2025 às 19:00 UTC.
PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR ou AIP
CAMPOS DE VOO ULM
ULM NOTAMS
- SEM REGISTOS DE NOTAM
PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR
ULM SUPLEMENTOS MVFR
- MVFR SUP 033/2024. Encerramento de Pombal UL Encerrado. Validade até 31 outubro 2025 23:59 UTC estimado.
- MVFR SUP 020/2024. Encerramento do Campo de Voo Cabeceira de Basto UL Encerrado desde 22 de fevereiro de 2024 até 31 de maio de 2025 às 23:59 UTC estimado (NOTAM D0568/24).
- MVFR SUP 002/2022. Palma UL encerrado. Desde 24 de Março de 2022 Até Futuro Aviso.
- MVFR SUP 008/2019. Alentejo Air Park UL. Campo de Voo fechado. Desde 29 de Março de 2019 Até Futuro Aviso.
- MVFR SUP 002/2017. Herdade da Lameira UL. Campo de Voo fechado devido a obras. Desde 06 de Janeiro de 2017 Até Futuro Aviso.
LISTAGEM NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)
AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI
CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI
AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI
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MUITO GRATOS EM 2025 TAMBÉM A…
Amélia Bastos, João Bastos, Nikolai Ionkin, Vitor Carvalho e Anónim@ 934 ### #33, Nikolai Ionkin, Vitor Carvalho, Anónim@ 934 ### #33, pela generosidade e por acreditarem no projeto CAVOK.pt. Obrigado!!!
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EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-ins, airshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.
Projeção de eventos aeronáuticos para 2025
- 11 MAIO – AEROUBI Display – Organização Núcleo Alunos Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior – Cidade Covilhã.
- 12 a 15 MAIO – Airspace World 2025 – Organização CANSO – Feira Internacional Lisboa
- 16, 17 e 18 MAIO – Beiras Airshow 25 – Organização Município de Castelo Branco – Aeródromo Municipal de Castelo Branco
- 07 a 10 JUNHO – Volta Aérea APAU – Organização Associação Portuguesa da Aviação Ultraleve
- 20 a 22 JUNHO – Careto Airshow e Fly-In – Organização Município de Bragança e Aero Clube de Bragança – Aeródromo Municipal de Bragança
- 19 JULHO – RedBurros Airshow e Fly-In – Organização Município do Mogadouro – Aeródromo Municipal do Mogadouro
- 06 e 07 AGOSTO – XXXI Vuelta Ibérica – Organização AEPAL (Espanha) – Com paragens em Chaves e Santa Cruz
- 23 AGOSTO – Aveiro Airshow – Organização Município de Aveiro – São Jacinto
- 24 AGOSTO – Aveiro Fly-In – Organização Município de Aveiro – Regimento Infantaria Nº10
- 27 e 28 SETEMBRO – Beja International Airshow 2025 – Organização Força Aérea Portuguesa – Base Aérea Nº 11 – Beja
- 05 OUTUBRO – Vendas Novas Encontro de Aeronaves – Regimento Artilharia Nº5, Vendas Novas
Colaboração Aero Fénix e outras organizações aeronáuticas.
VISITE O MUSEU DO AR
- Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
- A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
- A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
- O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.

Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.
SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR
Exposição F-16 no Museu do Ar
Temos o prazer de anunciar que até 11 de maio de 2025, no Museu do Ar, poderá visitar a exposição temporária dedicada aos 30 anos de operação da aeronave F-16 na Força Aérea!
VISITE O MUSEU DE MARINHA
- Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
- Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTP “VISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-Tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada
REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA
CLICANDO AQUI EXPLORE A ULTIMA REVISTA MAIS ALTO (Nº471)
O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».
Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de julho/agosto de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.
Cortesia disponível no sítio da Força Aérea Portuguesa (em modo flipbook)
CONSULTE AQUI AS TABELAS NAV PORTUGAL DO NASCER E PÔR DO SOL 2025

José Rocha. Publicado 11:00 UTC 18 de abril de 2025. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados. Cortesia da página História com Asas no apoio de atualizações de atividades lúdicas diversas publicadas ou conhecidas.
* O CAVOK.pt agradece a colaboração da AIS NAV Portugal para a elaboração deste Boletim *
Nota: Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo. Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.