Boletim Aeronáutico Nº519

Para o seu fim-de-semana de 29 e 30 de março de 2025 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:

Não esqueça que a partir do dia 30 de Março às 01:00, no preenchimento do PLANO DE VOO, FPL ( field / campo 13 – departure aerodrome / time), a “Hora UTC” será UMA HORA INFERIOR relativamente à “Hora LOCAL” em Portugal Continental e Madeira.


PARAQUEDISMO

  • Atividades nos Aeródromo de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos, registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • SÃO JACINTO. NOTAM A1059/25. Atividade paraquedismo 29 e 30 março 2025. Nascer Sol até Por Sol.
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.


BALONISMO


PARAPENTE/PARAMOTOR


ACROBACIA

  • Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.


VOO À VELA

  • Nos Aeródromo de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no  ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.


ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

AERÓDROMOS NACIONAIS

  • AIP SUP 020/2025. LPEV – Évora AD, PAPI Pista 19 Fora de Serviço. Desde 23 de janeiro de 2025 até 30 de junho de 2025.

  • NOTAM D0115/25 informa que no Aeródromo Municipal de Castelo Branco – LPCB os Caminhos de Rolagem Bravo e Charlie estão fechados devido a trabalhos desde dia 26 março 2025 às 08:00 UTC até 06 maio 2025 às 18:30 UTC, estimado. A entrada e saída da Pista deverá ser feita exclusivamente via Caminho de Rolagem Alpha. Aeronaves que pretendam aceder ao Hangar só o podem fazer rebocadas. Homens e equipamentos sob supervisão do AFIS.
  • NOTAM D0555/24 informa que no Aeródromo José Ferrinho de Leiria – LPJFAeródromo Municipal de Leiria, as características físicas da Pista – designadores das PISTAS FORAM ALTERADAS PARA RWY 01 – RWY 19. Desde o dia 10 de dezembro de 2024 às 17:53 UTC até Permanente.
  • NOTAM D0562/24 informa que no Aeródromo José Ferrinho de Leiria – LPJF, Aeródromo Municipal de Leiria as distâncias declaradas para as Pistas 01/19 foram alteradas: PISTA 01TORA – 540 metros. TODA – 540 metros. ASDA – 540 metros. LDA – 483 metros, com TORA/TODA/ASDA inclui extensão inicial de Pista 57 metros. PISTA 19: TORA – 513 metros. TODA – 513 metros. ASDA – 513 metros. LDA – 483 metros com TORA/TODA/ASDA inclui extensão inicial de Pista 30 metros. Desde 12 de dezembro de 2024 às 12:46 até Permanente.
  • NOTAM A1174/25 informa que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO está encerrado exceto para UAV – Drones e voos de emergência, dia 03 de abril de 2025 no horário das 13:30 UTC às 16:00 UTC.
  • NOTAM A1175/25 informa que a ATZ de Ponte de Sor – LPSO, está encerrada exceto para a UAV – Drones e voos de emergência, dia 03 de abril de 2025 no horário das 13:30 UTC às 16:00 UTC.

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR ou AIP


CAMPOS DE VOO ULM

  • SEM REGISTOS DE NOTAM

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR


LISTAGEM NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)

AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI 

CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI

AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI

CONSULTE DIARIAMENTE O FUA e NOTAMs NO SEU CAVOK.pt CLIQUE AQUI



EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-insairshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.

Projeção de eventos aeronáuticos para 2025

  • 12 a 15 MAIOAirspace World 2025 – Organização CANSO – Feira Internacional Lisboa
  • 16, 17 e 18 MAIOBeiras Airshow 25 – Organização Município de Castelo Branco – Aeródromo Municipal de Castelo Branco
  • 07 a 10 JUNHOVolta Aérea APAU – Organização Associação Portuguesa da Aviação Ultraleve
  • 20 a 22 JUNHOCareto Airshow e Fly-In – Organização Município de Bragança e Aero Clube de Bragança – Aeródromo Municipal de Bragança
  • 19 JULHORedBurros Airshow e Fly-In – Organização Município do Mogadouro – Aeródromo Municipal do Mogadouro
  • 06 e 07 AGOSTOXXXI Vuelta Ibérica – Organização AEPAL (Espanha) – Com paragens em Chaves e Santa Cruz
  • 23 AGOSTOAveiro Airshow – Organização Município de Aveiro – São Jacinto
  • 24 AGOSTOAveiro Fly-In – Organização Município de Aveiro – Regimento Infantaria Nº10
  • 27 e 28 SETEMBROBeja International Airshow 2025 – Organização Força Aérea Portuguesa – Base Aérea Nº 11 – Beja
  • 05 OUTUBRO Vendas Novas Encontro de Aeronaves – Regimento Artilharia Nº5, Vendas Novas

Colaboração Aero Fénix e outras organizações aeronáuticas.


VISITE O MUSEU DO AR

  • Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
  • A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
  • A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
  • O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.

Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.

SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR

Exposição F-16 no Museu do Ar

Temos o prazer de anunciar que até 11 de maio de 2025, no Museu do Ar, poderá visitar a exposição temporária dedicada aos 30 anos de operação da aeronave F-16 na Força Aérea!

 

VISITE O MUSEU DE MARINHA

  • Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
  • Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTPVISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-Tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada

REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA

CLICANDO AQUI EXPLORE A ULTIMA REVISTA MAIS ALTO (Nº471)

O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».

Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de julho/agosto de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.

Cortesia disponível no sítio da Força Aérea Portuguesa (em modo flipbook)



José Rocha. Publicado 28 de março de 2025. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados. Cortesia da página História com Asas no apoio de atualizações de atividades lúdicas diversas publicadas ou conhecidas.

* O CAVOK.pt agradece a colaboração da AIS NAV Portugal para a elaboração deste Boletim *

Nota: Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo. Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.