Boletim Aeronáutico Nº516

Para o seu fim-de-semana de 08 e 09 de março de 2025 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:


PARAQUEDISMO

  • Atividades nos Aeródromo de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos, registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.


BALONISMO


PARAPENTE/PARAMOTOR


ACROBACIA

  • Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.


VOO À VELA

  • Nos Aeródromo de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no  ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das aqui previstas.


ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

AERÓDROMOS NACIONAIS

  • AIP SUP 020/2025. LPEV – Évora AD, PAPI Pista 19 Fora de Serviço. Desde 23 de janeiro de 2025 até 30 de junho de 2025.

  • NOTAM D0555/24 informa que no Aeródromo José Ferrinho de Leiria – LPJFAeródromo Municipal de Leiria, as características físicas da Pista – designadores das PISTAS FORAM ALTERADAS PARA RWY 01 – RWY 19. Desde o dia 10 de dezembro de 2024 às 17:53 UTC até Permanente.
  • NOTAM D0562/24 informa que no Aeródromo José Ferrinho de Leiria – LPJF, Aeródromo Municipal de Leiria as distâncias declaradas para as Pistas 01/19 foram alteradas: PISTA 01TORA – 540 metros. TODA – 540 metros. ASDA – 540 metros. LDA – 483 metros, com TORA/TODA/ASDA inclui extensão inicial de Pista 57 metros. PISTA 19: TORA – 513 metros. TODA – 513 metros. ASDA – 513 metros. LDA – 483 metros com TORA/TODA/ASDA inclui extensão inicial de Pista 30 metros. Desde 12 de dezembro de 2024 às 12:46 até Permanente.

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR ou AIP


CAMPOS DE VOO ULM

  • SEM REGISTOS DE NOTAM

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS CONSULTE OS SUPLEMENTOS AO eMANUAL VFR


LISTAGEM NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)

AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI 

CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI

AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI

CONSULTE DIARIAMENTE O FUA e NOTAMs NO SEU CAVOK.pt CLIQUE AQUI



EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-insairshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.

Projeção de eventos aeronáuticos para 2025

  • 10 e 11 MAIOAEROUBI Airshow 2025 – Organização AEROUBI –
  • 12 a 15 MAIOAirspace World 2025 – Organização CANSO – Feira Internacional Lisboa
  • 16, 17 e 18 MAIOBeiras Airshow 25 – Organização Município de Castelo Branco – Aeródromo Municipal de Castelo Branco
  • 07 a 10 JUNHOVolta Aérea APAU – Organização Associação Portuguesa da Aviação Ultraleve
  • 20 a 22 JUNHOCareto Airshow e Fly-In – Organização Aero Clube de Bragança – Aeródromo Municipal de Bragança
  • 19 JULHORedBurros Airshow e Fly-In – Organização Município do Mogadouro – Aeródromo Municipal do Mogadouro
  • 06 e 07 AGOSTOXXXI Vuelta Ibérica – Organização AEPAL (Espanha) – Com paragens em Chaves e Santa Cruz
  • 23 AGOSTOAveiro Airshow – Organização Município de Aveiro – São Jacinto
  • 24 AGOSTOAveiro Fly-In – Organização Município de Aveiro – Regimento Infantaria Nº10
  • 27e 28 SETEMBROBeja International Airshow 2025 – Organização Força Aérea Portuguesa – Base Aérea Nº 11 – Beja
  • 05 OUTUBRO Vendas Novas Encontro de Aeronaves – Regimento Artilharia Nº5, Vendas Novas

Colaboração Aero Fénix e outras organizações aeronáuticas.


VISITE O MUSEU DO AR

  • Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
  • A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
  • A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
  • O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.

Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.

SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR

Exposição F-16 no Museu do Ar

Temos o prazer de anunciar que até 11 de maio de 2025, no Museu do Ar, poderá visitar a exposição temporária dedicada aos 30 anos de operação da aeronave F-16 na Força Aérea!

 

VISITE O MUSEU DE MARINHA

  • Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
  • Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTPVISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-Tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada

REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA

CLICANDO AQUI EXPLORE A ULTIMA REVISTA MAIS ALTO (Nº471)

O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».

Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de julho/agosto de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.

Cortesia disponível no sítio da Força Aérea Portuguesa (em modo flipbook)



José Rocha. Publicado 07 de MARÇO de 2025 07:00 UTC. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados. Cortesia da página História com Asas no apoio de atualizações de atividades lúdicas diversas publicadas ou conhecidas.

* O CAVOK.pt agradece a colaboração da AIS NAV Portugal para a elaboração deste Boletim *

Nota: Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo. Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.