Boletim Aeronáutico Nº451

Para o seu fim-de-semana de 17 e 18 de fevereiro de 2024 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:

PARAQUEDISMO

  • Atividades nos Aeródromos de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos, registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Pode sempre consultar a atividade de paraquedismo na página da Federação Portuguesa de Paraquedismo
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


BALONISMO


PARAPENTE/PARAMOTOR


ACROBACIA

  • Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Ver Eventos Aeronáuticos.


VOO À VELA

  • Nos Aeródromos de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no  ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

  • eAIP SUP 018/2024. Constrangimentos TMA Lisboa com seguintes limitações: Planos de voo de treino e instrução devem ser submetidos de acordo com as regras de voo visual. / Voos VFR que solicitem aproximações por instrumentos para treino devem cumprir, a todo o momento, com as regras de voo visual e com os requisitos de voo por instrumentos simulados especificados na norma SERA.3220 do Regulamento (UE) 923/2012. / Treino de ‘holding’, sobre o Cabo Espichel, não autorizado. / Voos visuais noturnos, via cabo Espichel ou via rotas visuais, não autorizados. / Voos visuais noturnos, a operarem para/de LPCS, devem submeter um plano de voo via Cabo da Roca. / Mudança de altitude no Túnel Sul (TS), Túnel Norte (TN), Túnel Este (TE), Túnel Sudeste (TSE) e Túnel Oeste (TW) deve ocorrer 0.25 NM depois de passar Lagoa de Albufeira. Validade até 31 de dezembro de 2024 estimado.

AERÓDROMOS NACIONAIS

AERÓDROMOS SUPLEMENTOS

  • MeVFR SUP 056/2023. LPIN – Espinho – Horário de Operação Inverno: Sábado e Domingo 10:00-12:30 14:00-18:00 UTC ou Por do Sol; Verão: Sábado e Domingo 10:00-13:00 15:00-20:00 UTC ou Por do Sol. Fora desses períodos apenas com Autorização do diretor do Aeródromo. Desde 30 de Novembro 2023 até 30 de junho de 2024 estimado.
  • MeVFR SUP 055/2023. LPSR – Santarém AD, RWY 05/23 com limitações: Pista 05 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR; Pista 23 primeiros 500m fechados devido a pavimento degradado, NÃO USAR; Desde 30 de novembro de 2023 até 06 de Fevereiro de 2024. (prolongado pelo NOTAM D0025/24 até 06 Agosto 2024 23:59 UTC)
  • MeVFR SUP 051/2023 LPVZ – Viseu- Horário de operação: 0730 LMT ao Por do Sol Antecipação do horário de abertura sujeita a autorização prévia do Diretor do AD com 48 horas de antecedência. Desde 30 novembro de 2023 até 31 de maio de 2024.
  • MeVFR SUP 050/2023 LPVZ – Viseu- Caminho de circulação C fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios, acesso ao hangar norte e abastecimento de combustível. Caminho de circulação D fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios. Desde 30 novembro de 2023 até 31 de maio de 2024.
  • MeVFR SUP 049/2023. Chaves – LPCH. Encerramento do Serviço AFIS no Aeródromo de Chaves – LPCH. Validade até 30 de novembro de 2023 31 de dezembro de 2023 estimado (prolongado pelo NOTAM D0477/23 até 30 de Junho 2023 23:59 UTC)
  • MeVFR SUP 037/2023. LPFC – Figueira dos Cavaleiros encerrado. Desde 15 de Junho de 2023 até 31 de Dezembro de 2023 (prolongado pelo NOTAM D/0475/23 até 30 de Junho 2024 23:59 UTC)
  • MeVFR SUP 056/2022. LPIN – Espinho – A pista apresenta irregularidades no piso devido a falhas de asfalto e presença de pedras soltas. Caminhos de circulação e faixas de pista com piso degradado e sem marcas. Os operadores não-residentes deverão solicitar autorização prévia ao Diretor do Aeródromo, com pelo menos 48 horas de antecedência. Desde 14 Julho de 2022 até 31 de Dezembro de 2023 estimado (prolongado pelo NOTAM D0470/23 até 30 de Junho 2024 23:59 UTC)
  • eAIP SUP 013/2018. LPVR – Vila Real AD, RWY 02 Sistema de Luzes de Aproximação fora de serviço. Desde 02 de Fevereiro de 2018 Até Futuro Aviso.

AERÓDROMOS NOTAMS

  • NOTAM D0480/23 informa que o Aeródromo Municipal de Braga – LPBR, tem nova data de validade de Certificação até 31 de dezembro de 2028 às 23:59 UTC.
  • NOTAM D0004/24 informa que o Aeródromo Municipal de Bragança – LPBG, tem a sua Certificação válida até 29 de dezembro de 2028 às 23:59 UTC.
  • NOTAM A0306/24 informa que no Aeródromo Municipal de Cascais – LPCS, as distâncias declaradas para as Pistas 17/35 foram alteradas, devido ao risco do efeito de sopro das aeronaves, desde 05 fevereiro de 2024 às 07:00 até 30 de abril de 2024 às 23:59 UTC : PISTA 17TORA – 1470 metros. TODA – 1610 metros. ASDA – 1470 metros. LDA – 1210 metros. PISTA 35. TORA – 1210 metros. TODA – 1400 metros. ASDA – 1400 metros. LDA – 1400 metros.
  • NOTAM D0477/23 informa que CHAVES INFORMAÇÃO, o AFIS DE CHAVES no Aeródromo de Chaves – LPCHestá encerrado pelo Suplemento ao Manual VFR 049/23, até à nova data estimada de 30 de Junho de 2024Como procedimento deverá transmitir às cegas a sua posição e intenções na frequência AFIS para articulação como o restante tráfego.
  • NOTAM D0020/24 informa que o Aeródromo de Chaves – LPCH, tem o horário de operação das 08:00 às 15:00 UTC. Fora do horário definido, o Aeródromo estará fechado. Excepto para operações de Emergência Médica, Proteção cívil ou com autorização prévia do Director de aeródromo. Desde 26 de janeiro de 2024 às 12:16 UTC até 26 fevereiro de 2024 às 15:00 UTC.
  • O NOTAM D0019/24 informa que no Aeródromo Municipal de Coimbra – LPCO, estão em curso obras na cabeceira da Pista 16. Pessoal e equipamento sob supervisão da Autoridade Aeroportuária. Desde 25 de janeiro de 2024 13:30 UTC até 23 de fevereiro de 2024 18:18 UTC.
  • NOTAM D0470/23 informam que no Aeródromo de Espinho – LPIN, o Suplemento ao Manual eVFR 056/2022 tem nova data estimada de validade a 30 de junho de 2024. Saiba em baixo quais as condições de operação.
  • NOTAM A4752/23 informa que a Pista 07/25 (secundária) de LPEV – Aeródromo Municipal de Évora, está encerrada desde 09 de novembro de 2023 às 07:45 UTC até 30 de abril de 2024 às 19:30 UTC estimado.
  • NOTAM D0475/23 informa que no Aeródromo Figueira dos Cavaleiros – LPFC, o Suplemento ao Manual eVFR 037/2023 tem nova data estimada de validade a 30 de junho de 2024. Saiba em baixo quais as condições de operação.
  • NOTAM D0033/24 informa que no Aeródromo José Ferrinho – Leiria – LPJF estão em curso trabalhos. Aterragens e descolagens só permitidas com Autorização do director do aeródromo. Desde 12 de fevereiro de 2024 09:00 UTC até 17 de fevereiro de 2024 17:00 UTC. Diariamente das 09:00 às 17:00 UTC.
  • NOTAM D0009/24 informa que o Aeródromo da Lousã – LPLZ, estará encerrado, desde o dia 05 de janeiro de 2024 10:05 UTC até dia 31 de Janeiro de 2024 às 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM D0022/24 informa que o Aeródromo Municipal de Mirandela – LPMI, está encerrado pela falta de Certificação de Aeródromo atualizada desde 31 de Janeiro de 2024 às 09:49 até 29 de Fevereiro de 2024 às 23:59 UTC Estimado.
  • NOTAM D0478/23 informa que o Aeródromo Municipal do Mogadouro – LPMU tem a sua Certificação válida até 31 de dezembro de 2028 às 23:59 UTC.
  • NOTAM A0367/24 informa que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO está limitado a UAS – Drones e voos de emergência dia 15 de fevereiro de 2024 no horário das 14:30 UTC às 17:00 UTC.
  • NOTAM A0368/24 informa que a ATZ de Ponte de Sor – LPSO, está limitada a UAS – Drones e voos de emergência dia 15 de fevereiro de 2024 no horário das 14:30 UTC às 17:00 UTC.
  • NOTAM D0467/23 informa que o Aeródromo de Proença-A-Nova – LPPN, tem a sua Certificação válida até 31 de dezembro de 2024 às 23:59 UTC.
  • NOTAM D0017/24 informa que o horário de operação do Aeródromo de Santa Cruz – LPSC será: Terça Feira a domingo – 10:00-13:00 LMT e 14:30-17:00 LMT. Fora deste períodos está sujeito a coordenação prévia com a Entidade Gestora do Aeródromo – Aeroclube de Torres VedrasDesde dia 20 de janeiro de 2024 12:12 UTC até 30 de Março de 2024 às 23:59 UTC.
  • NOTAM D0479/23 informa que o Aeródromo de Santa Cruz – LPSC, tem a sua Certificação válida até 30 de junho de 2024 às 23:59 UTC.
  • NOTAM A0021/24 informa que o Aeródromo Municipal de Vila Real – LPVR tem a sua Certificação válida até 31 de dezembro de 2028 às 23:59 UTC.
  • NOTAM D0442/23 informa que o pavimento da pista e caminhos de circulação estão com irregularidades no Aeródromo de Vilar de Luz – Maia -LPVL, pede-se precaução nos movimentos no solo. Desde 14 de dezembro de 2023 às 15:16 UTC até 31 de dezembro de 2024 às 15:00 UTC.

CAMPOS DE VOO ULM

ULM NOTAM

  • NOTAM D0472/23 informa que o Campo de Voo de Cabeceiras de Basto – LP0053, estará encerrado desde dia 29 de Dezembro de 2023 das 23:28 UTC até 30 de Junho de 2024 às 23:59 UTC estimado, dando assim continuidade ao Sup do Manual VFR 029/23.
  • NOTAM D0465/23 informa que o Campo de Voo de São Miguel Laundos UL continua encerrado pelo Suplemento Manual VFR 035/2023, com um novo fim validade, desde 29 de dezembro de 2023 11:42 UTC até 29 de fevereiro de 2024 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM D0030/24 informa que o Campo de Voo de Valadas – Ferreira do Zêzere – LP0071, está encerrado desde dia 14 de fevereiro de 2024 das 07:00 até dia 19 de fevereiro de 2024 às 18:13 UTC.

ULM SUPLEMENTOS

  • MeVFR SUP 048/2023. Encerramento de Pombal UL Encerrado desde 30 de novembro de 2023 até 31 outubro 2024 23:59 UTC estimado.
  • MeVFR SUP 035/2023. Encerramento de São Miguel de Laúndos UL Encerrado desde 15 de junho de 2023 até 31 julho 2024.
  • MeVFR SUP 029/2023. Encerramento do Campo de Voo Cabeceira de Basto UL Encerrado desde 15 de Junho de 2023 até 31 dezembro 2023 23:59 UTC Estimado.
  • MeVFR SUP 002/2022. Palma UL encerrado. Desde 24 de Março de 2022 Até Futuro Aviso.
  • MeVFR SUP 008/2019. Alentejo Air Park UL. Campo de Voo fechado. Desde 29 de Março de 2019 Até Futuro Aviso.
  • MeVFR SUP 002/2017. Herdade da Lameira UL. Campo de Voo fechado devido a obras. Desde 06 de Janeiro de 2017 Até Futuro Aviso.


LISTAGEM NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)

AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI 

CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI

AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI

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EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-insairshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.

EVENTOS PORTUGUESES 2024

Apresentamos uma PROJEÇÃO INICIAL de alguns eventos e que será confirmada e atualizada à medida que as organizações os validam :

  • 06 e 12 Maio 2024 – ENA – ENCONTRO NACIONAL AERONÁUTICA . Organização AeroUbi – Universidade Beira Interior.
  • 10,11 e 12 Maio 2024 – BEIRAS AIRSHOW 2024. Organização Cámara Municipal de Castelo Branco e AeroUbi da UBI.
  • 01 e 02 Junho 2024 – BEJA AIRSHOW 24. Organização Força Aérea
  • 29 e 30 Junho 2024 – CARETO AIRSHOW 2024. Organização Aero Clube de Bragança.
  • 27 Julho 2024 – RED BURROS 2024. Organização Câmara Municipal do Mogadouro.
  • 24 Agosto 2024 – DUNAS AIRSHOW 2024. Organização câmara Municipal de Aveiro .
  • 25 Agosto 2024 – ENCONTRO APAU DUNAS. Organização APAU
  • 06, 07 e 08 Setembro 2024 – CARAMULO MOTOR SHOW 2024
  • 28 e 29 Setembro 2024 – OEIRAS SHOW 2024
  • 09 a 12 Outubro 2024 – PORTUGAL AIR SUMMIT 2024.


MUSEU DO AR

  • Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
  • A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
  • A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
  • O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. A exposição é complementada com um painel fotográfico que documenta os 100 anos da aviação em Portugal considerando-se esta data a partir de 1909, quando o piloto francês Armand Zipfel fez a primeira demonstração aérea em Portugal num pequeno avião, Voisin Antoinette, no antigo hipódromo de Belém, em Lisboa. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.
  • Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.

SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR

MUSEU DE MARINHA

  • Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
  • Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTPVISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada

REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA

O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».

Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de jul/ago de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.


CONSULTE AQUI AS TABELAS DO NASCER E PÔR DO SOL 2024 


APOIOS CAVOK.pt

** WindPassenger-Ballooning ** AeroLazer – Escola de Pilotos ** Fidelidade-Loja Olivais ** Unsplash Photos for everyone ** Laser Models – Let your dreams take flight ** Unlimited Aerobatics -by Cástor Fantoba

Gratos também a… José Navalho, José Cerieira, Maria Mota Santos e José Matos pela generosidade e por acreditarem no projeto CAVOK.pt.


José Rocha. Publicado 10:00 UTC 16 de fevereiro de 2024. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.

O CAVOK.pt agradece a excelente colaboração da NAV Portugal para a elaboração deste Boletim CAVOK.pt .

Nota: Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo. Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.