Boletim Aeronáutico Nº444

Para o seu fim-de-semana de 30 de dezembro de 2023 e 01 de janeiro de 2024 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:

PARAQUEDISMO

  • Atividades nos Aeródromos de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos, registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Pode sempre consultar a atividade de paraquedismo na página da Federação Portuguesa de Paraquedismo
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


BALONISMO


PARAPENTE/PARAMOTOR


ACROBACIA

  • Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Ver Eventos Aeronáuticos.


VOO À VELA

  • Nos Aeródromos de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no  ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

  • eAIP SUP 015/2023. ROTA VFR TNW (TUNEL NOROESTE) que liga o ponto BREJOS DA CARREGUEIRA a SETÚBAL a 2,000ft, continua encerrado.  Desde 23 de Fevereiro de 2023 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.
  • eAIP SUP 004/2023. Constrangimentos TMA Lisboa com seguintes limitações: Planos de voo de treino e instrução devem ser submetidos de acordo com as regras de voo visual. / Voos VFR que solicitem aproximações por instrumentos para treino devem cumprir, a todo o momento, com as regras de voo visual e com os requisitos de voo por instrumentos simulados especificados na norma SERA.3220 do Regulamento (UE) 923/2012. / Treino de ‘holding’, sobre o Cabo Espichel, não autorizado. / Voos visuais noturnos, via cabo Espichel ou via rotas visuais, não autorizados. / Voos visuais noturnos, a operarem para/de LPCS, devem submeter um plano de voo via Cabo da Roca. / Mudança de altitude no Túnel Sul (TS), Túnel Norte (TN), Túnel Este (TE), Túnel Sudeste (TSE) e Túnel Oeste (TW) deve ocorrer 0.25 NM depois de passar Lagoa de Albufeira. Desde 27 de Janeiro de 2023 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.

AERÓDROMOS NACIONAIS

AERÓDROMOS SUPLEMENTOS

  • MeVFR SUP 037/2023. LPFC – Figueira dos Cavaleiros encerrado. Desde 15 de Junho de 2023 até 31 de Dezembro de 2023.
  • MeVFR SUP 031/2023 LPVZ – Viseu- Horário de operação: 0730 LMT – SS Antecipação do horário de abertura sujeita a autorização prévia do Diretor do AD com 48 horas de antecedência. Desde 15 Junho de 2023 até 31 de Outubro de 2023.
  • MeVFR SUP 030/2023 LPVZ – Viseu- Caminho de circulação C fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios, acesso ao hangar norte e abastecimento de combustível. Caminho de circulação D fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios. Desde 15 Junho de 2023 até 31 de Outubro de 2023.
  • MeVFR SUP 028/2023. LPIN – Chaves – LPCH. Encerramento do Serviço AFIS no Aeródromo de Chaves – LPCH, O NOTAM D0363/23 informa que o SUP tem nova data de validade até 31 de Dezembro de 2023 às 23:59 UTC estimado.
  • MeVFR SUP 056/2022. LPIN – Espinho – A pista apresenta irregularidades no piso devido a falhas de asfalto e presença de pedras soltas. Caminhos de circulação e faixas de pista com piso degradado e sem marcas. Os operadores não-residentes deverão solicitar autorização prévia ao Diretor do Aeródromo, com pelo menos 48 horas de antecedência. Desde 14 Julho de 2022 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.
  • MeVFR SUP 025/2023. LPSR – Santarém AD, RWY 05 com alguns batimentos nos primeiros 200m após a soleira deslocada. Desde 26 de Março de 2023 Até Futuro Aviso.
  • eAIP SUP 013/2018. LPVR – Vila Real AD, RWY 02 Sistema de Luzes de Aproximação fora de serviço. Desde 02 de Fevereiro de 2018 Até Futuro Aviso.

AERÓDROMOS NOTAMS

  • NOTAM A5204/23 informa que os horários do Aeródromo de Cascais – LPCS nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2023 são 08:00 ao Por do Sol dia 01 de Janeiro de 2024 será 08:00 ao Pôr do Sol. Excepto para voos humanitários, Busca e Salvamento e voos de Emergência.
  • NOTAM D0443/23 informa que o Aeródromo de Chaves – LPCH, tem o horário de operação das 08:00 às 15:00 UTCFora do horário definido o Aeródromo estará fechado. Excepto para operações de Emergência Médica, Proteção cívil ou com autorização prévia do Director de aeródromo. Desde 15 de dezembro de 2023 às 16:52 UTC até 31 dezembro de 2023 às 15:00 UTC.
  • NOTAM D0455/23 informam que o Aeródromo de Chaves– LPCH estará fechado dia 01 de janeiro de 2024 no horário 09:00 até às 16:00 UTC. Excepto para operações de emergência médica, Protecção Civil ou com Autorização prévia do Diretor do Aeródromo.
  • NOTAM D0440/23 informam que no Aeródromo Municipal de Coimbra – LPCO, estão em curso obras na cabeceira da Pista 16. Pessoal e equipamento sob supervisão da Autoridade Aeroportuária. Desde 14 de dezembro de 2023 07:46 UTC até 29 de dezembro de 2023 17:16 UTC. Diariamente do Nascer do Sol ao Por do Sol.
  • NOTAM A4752/23 informa que a Pista 07/25 (secundária) de LPEV – Aeródromo Municipal de Évora, está encerrada desde 09 de novembro de 2023 às 07:45 UTC até 30 de abril de 2024 às 19:30 UTC estimado.
  • NOTAM A5330/23 informam que ÉVORA INFORMAÇÃO não estará disponível, AFIS indisponível no Aeródromo Municipal de Évora– LPEV, dias 25 e 26 de Dezembro de 2023 do Nascer do Sol ao Por do Sol e dia 01 de janeiro de 2023 do Nascer do Sol ao Por do SolPedidos para disponibilidade nestes dias devem ser efectuados no dia anterior antes do Por do Sol. Todo o tráfego, nos dias de encerramento, deverá transmitir às cegas a sua posição e intenções na frequência AFIS para articulação como o restante tráfego.
  • NOTAM A5354/23 informa que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO está encerrado dias 24 e 25 de dezembro de 2023 do Nascer do Sol ao Pôr do Sol, dia 31 de dezembro de 2023 das 14:00 UTC ao Por do Sol e dia 01 de Janeiro de 2024 do Nascer do Sol ao Pôr do Sol.
  • NOTAM D0406/23 informa que o horário de operação do Aeródromo de Santa Cruz – LPSC será: Terça Feira a Sexta feira – 10:00-13:00 LMT e 14:30-17:00 LMT. Sábado e Domingo – 09:30-13:00 LMT e 14:30-18:00 LMT. Fora deste períodos está sujeito a coordenação prévia com a Entidade Gestora do Aeródromo – Aeroclube de Torres VedrasDesde dia 15 de novembro de 2023 09:26 UTC até 30 de Março de 2024 às 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM D0460/23 informa que o Aeródromo de Santa Cruz – LPSC está restrito dia 27, 28 e 29 de dezembro de 2023 no horário 10:00 às 13:00 UTC e ainda 14:30 às 17:00 UTC. Dia 30 e 31 de dezembro de 2023 no horário 09:30 às 13:00 UTC e 14:30 às 18:00 UTC. Dia 02 de janeiro de 2023 no horário 10:00 às 13:00 UTC e ainda 14:30 às 17:00 UTC. Excepto voos estatais, Proteção Civil ou outros voos coordenados com a entidade Gestora do Aeródromo – Aeroclube de Torres Vedras.
  • NOTAM D0442/23 informa que o pavimento da pista e caminhos de circulação estão com irregularidades no Aeródromo de Vilar de Luz – Maia -LPVL, pede-se precaução nos movimentos no solo. Desde 14 de dezembro de 2023 às 15:16 UTC até 31 de dezembro de 2024 às 15:00 UTC.
  • NOTAM D0452/23 informa que o Aeródromo de Vilar de Luz/Maia – LPVLestá encerrado dia 25 de dezembro de 2023, entre as 08:00 e as 18:00 UTC e dia 01 de janeiro de 2024, entre as 08:00 e as 18:00 UTC.

CAMPOS DE VOO ULM

ULM NOTAM

  • NOTAM D0412/23 informa que o Campo de Voo de São Miguel Laundos UL continua encerrado pelo Suplemento Manual eVFR 035/2023, com um novo fim validade, desde 21 de Novembro de 2023 16:39 UTC até 31 de Dezembro de 2023 23:59 UTC estimado.

ULM SUPLEMENTOS

  • MeVFR SUP 048/2023. Encerramento de Pombal UL Encerrado desde 30 de novembro de 2023 até 31 outubro 2024 23:59 UTC Estimado.
  • MeVFR SUP 035/2023. Encerramento de São Miguel de Laúndes UL Encerrado desde 15 de junho de 2023 até 31 julho 2024.
  • MeVFR SUP 029/2023. Encerramento do Campo de Voo Cabeceira de Basto UL Encerrado desde 15 de Junho de 2023 até 31 dezembro 2023 23:59 UTC Estimado.
  • MeVFR SUP 002/2022. Palma UL encerrado. Desde 24 de Março de 2022 Até Futuro Aviso.
  • MeVFR SUP 008/2019. Alentejo Air Park UL. Campo de Voo fechado. Desde 29 de Março de 2019 Até Futuro Aviso.
  • MeVFR SUP 002/2017. Herdade da Lameira UL. Campo de Voo fechado devido a obras. Desde 06 de Janeiro de 2017 Até Futuro Aviso.


LISTAGEM NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)

AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI 

CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI

AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI

CONSULTE DIARIAMENTE O FUA e NOTAMs NO SEU CAVOK.pt CLIQUE AQUI


EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-insairshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.

EVENTOS 2023

  • 31 Dezembro 2023. Fim de Ano Albufeira. Albufeira CARPE NOX 2024. Organização Tavolanostra, Eventos Globais.

EVENTOS 2024

Esta é apenas um projecção inicial de alguns eventos e que será confirmada à medida que as organizações os validam :

  • 10 e 11 Maio 2024 – FESTIVAL AEROUBI 2024. Organização Universidade Beira Interior.
  • 22 e 23 Junho 2024 – CARETO AIRSHOW 2024. Organização Aero Clube de Bragança.
  • 27 Julho 2024 – RED BURROS 2024. Organização Câmara Municipal do Mogadouro.
  • 24 Agosto 2024 – DUNAS AIRSHOW 2024. Organização câmara Municipal de Aveiro .
  • 25 Agosto 2024 – FLY IN APAU DUNAS. Organização APAU
  • 09 a 12 Outubro 2024 – PORTUGAL AIR SUMMIT 2024.


MUSEU DO AR

  • Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
  • A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
  • A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
  • O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. A exposição é complementada com um painel fotográfico que documenta os 100 anos da aviação em Portugal considerando-se esta data a partir de 1909, quando o piloto francês Armand Zipfel fez a primeira demonstração aérea em Portugal num pequeno avião, Voisin Antoinette, no antigo hipódromo de Belém, em Lisboa. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.
  • Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.

SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR

MUSEU DE MARINHA

  • Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
  • Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTPVISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada

REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA

O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».

Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de jul/ago de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.


CONSULTE AQUI AS TABELAS NASCIMENTO E PÔR DO SOL 2023 


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Gratidão também a… José Navalho, José Cerieira, Maria Mota Santos e José Matos pela generosidade e por acreditarem no projeto CAVOK.pt.


José Rocha. Publicado 06:00 UTC 29 dezembro de 2023. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.

O CAVOK.pt agradece a excelente colaboração da NAV Portugal para a elaboração deste Boletim CAVOK.pt .

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