Boletim Aeronáutico Nº438

Para o seu fim-de-semana de 25 e 26 de novembro de 2023 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:

PARAQUEDISMO

  • Atividades nos Aeródromos de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos, registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Pode sempre consultar a atividade de paraquedismo na página da Federação Portuguesa de Paraquedismo
  • Consulte o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


BALONISMO


PARAPENTE/PARAMOTOR


ACROBÁTICAS

  • Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Ver Eventos Aeronáuticos.


ACTIVIDADE VOO À VELA

  • Nos Aeródromos de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no  ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

  • AIP SUP 015/2023. ROTA VFR TNW (TUNEL NOROESTE) que liga o ponto BREJOS DA CARREGUEIRA a SETÚBAL a 2,000ft, continua encerrado.  Desde 23 de Fevereiro de 2023 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.
  • AIP SUP 004/2023. Constrangimentos TMA Lisboa com seguintes limitações: Planos de voo de treino e instrução devem ser submetidos de acordo com as regras de voo visual. / Voos VFR que solicitem aproximações por instrumentos para treino devem cumprir, a todo o momento, com as regras de voo visual e com os requisitos de voo por instrumentos simulados especificados na norma SERA.3220 do Regulamento (UE) 923/2012. / Treino de ‘holding’, sobre o Cabo Espichel, não autorizado. / Voos visuais noturnos, via cabo Espichel ou via rotas visuais, não autorizados. / Voos visuais noturnos, a operarem para/de LPCS, devem submeter um plano de voo via Cabo da Roca. / Mudança de altitude no Túnel Sul (TS), Túnel Norte (TN), Túnel Este (TE), Túnel Sudeste (TSE) e Túnel Oeste (TW) deve ocorrer 0.25 NM depois de passar Lagoa de Albufeira. Desde 27 de Janeiro de 2023 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.

AERÓDROMOS NACIONAIS

SUPLEMENTOS

  • AIP SUP 037/2023. LPFC – Figueira dos Cavaleiros encerrado. Desde 15 de Junho de 2023 até 31 de Dezembro de 2023.
  • AIP SUP 031/2023 LPVZ – Viseu- Horário de operação: 0730 LMT – SS Antecipação do horário de abertura sujeita a autorização prévia do Diretor do AD com 48 horas de antecedência. Desde 15 Junho de 2023 até 31 de Outubro de 2023.
  • AIP SUP 030/2023 LPVZ – Viseu- Caminho de circulação C fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios, acesso ao hangar norte e abastecimento de combustível. Caminho de circulação D fechado exceto para aeronaves de combate a incêndios. Desde 15 Junho de 2023 até 31 de Outubro de 2023.
  • AIP SUP 028/2023. LPIN – Chaves – LPCH. Encerramento do Serviço AFIS no Aeródromo de Chaves – LPCH, O NOTAM D0363/23 informa que o SUP tem nova data de validade até 31 de Dezembro de 2023 às 23:59 UTC estimado.
  • AIP SUP 056/2022. LPIN – Espinho – A pista apresenta irregularidades no piso devido a falhas de asfalto e presença de pedras soltas. Caminhos de circulação e faixas de pista com piso degradado e sem marcas. Os operadores não-residentes deverão solicitar autorização prévia ao Diretor do Aeródromo, com pelo menos 48 horas de antecedência. Desde 14 Julho de 2022 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.
  • AIP SUP 025/2023. LPSR – Santarém AD, RWY 05 com alguns batimentos nos primeiros 200m após a soleira deslocada. Desde 26 de Março de 2023 Até Futuro Aviso.
  • AIP SUP 013/2018. LPVR – Vila Real AD, RWY 02 Sistema de Luzes de Aproximação fora de serviço. Desde 02 de Fevereiro de 2018 Até Futuro Aviso.

NOTAM

  • NOTAM D0404/23 informa que o Aeródromo Municipal de Braga – LPBR, está encerrado dias 25 e 26 de Novembro de 2023 do Nascer Sol ao Por SolExceto para helicópteros em serviço de Proteção Civil, Medevac e Busca e Salvamento.
  • O NOTAM A4578/23 informa que os horários do aeródromo de Cascais – LPCS são agora 08:00-18:00 UTC devido à falta de técnicos de meteorologia, desde o dia 29 de Outubro de 2023 das 00:00 UTC até 07 de Dezembro de 2023 às 23:59 UTC.
  • NOTAM D0364/23 informa que o Aeródromo de Chaves – LPCH, tem o horário das operações, diariamente 07:00 às 14:00 UTC. Excepto para operações de Emergência Médica, Proteção cívil ou com autorização prévia do Director de aeródromo. Desde 29 de Setembro de 2023 às 14:58 UTC até 01 Novembro de 2023 às 14:00 UTC.
  • NOTAM D0363/23 informam que no Aeródromo de Chaves – LPCH, o Serviço AFIS está encerrado, sendo o novo fim de validade estimado a 31 de Dezembro de 2023 23:59 UTC estimado. Referência ao Suplemento do Manual VFR 028/2023. Desde o dia 29 de Setembro de 2023 às 08:52 UTC até 31 de Dezembro de 2023 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM D0396/23 informa que o Aeródromo de Espinho – LPIN, tem horário de operação alterado para sábado e domingo 10:00-12:30UTC 14:00-18:00UTC/POR DO SOL, o que ocorrer primeiro. Fora desses períodos apenas com prévia autorização do Diretor do aeródromo. Desde 29 de outubro de 2023 às 00:00 UTC até 31 de dezembro de 2023 às 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM A2780/23 informa que no espaço aéreo da TRMZ de Ponte de Sor – LPSO: a ativação da TRMZ é sujeita às horas de operação do Serviço AFIS em coordenação com Lisboa ACC; Todas as aeronaves, incluindo ULAC a operar na LPSO TRMZ, estão sujeitas às seguintes condições: Comunicações bilaterais; submissão de Plano de Voo; Uso e operação do equipamento SSR Transponder. Desde dia 10 de Agosto de 2023 00:00 UTC até permanente.
  • NOTAM A5029/23 informa que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO está limitado a UAS – Drones e voos de emergência dia 30 de novembro de 2023 no horário das 14:30 UTC às 17:00 UTC.
  • NOTAM A5030/23 informa que a ATZ de Ponte de Sor – LPSO, está limitada a UAS – Drones e voos de emergência dia 30 de novembro de 2023 no horário das 14:30 UTC às 17:00 UTC.
  • NOTAM D0406/23 informa que o horário de operação do Aeródromo de Santa Cruz – LPSC será: Terça Feira a Sexta feira – 10:00-13:00 LMT e 14:30-17:00 LMT. Sábado e Domingo – 09:30-13:00 LMT e 14:30-18:00 LMT. Fora deste períodos está sujeito a coordenação prévia com a Entidade Gestora do Aeródromo – Aeroclube de Torres VedrasDesde dia 15 de novembro de 2023 09:26 UTC até 30 de Março de 2024 às 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM D0294/23 informa que os primeiros 500 metros da Pista 05 do Aeródromo de Santarém – LPSR, possui pavimento degradado e estão fechados. Não usar. Desde 09 de Agosto de 2023 às 05:42 UTC até 06 de Fevereiro de 2024 às 18:01 UTC.
  • NOTAM D0295/23 informa que os ultimos 500 metros da Pista 23 do Aeródromo de Santarém – LPSR, possui o pavimento degradado e estão fechados. Não usar. Desde 09 de Agosto de 2023 às 05:42 UTC até 06 de Fevereiro de 2024 às 18:01 UTC.
  • NOTAM D0344/23 informa que o pavimento da pista e caminhos de circulação estão com irregularidades no Aeródromo de Vilar de Luz – Maia -LPVL, pede-se precaução nos movimentos no solo. Desde 14 de setembro de 2023 às 14:19 UTC até 14 de dezembro de 2023 às 15:00 UTC.

CAMPOS DE VOO ULM

NOTAM

  • NOTAM D0412/23 informa que o Campo de Voo de São Miguel Laundos UL continua encerrado pelo Suplemento Manual VFR 035/2023, com um novo fim validade, desde 21 de Novembro de 2023 16:39 UTC até 31 de Dezembro de 2023 23:59 UTC estimado.

SUPLEMENTOS

  • MVFR SUP 029/2023. Encerramento do Campo de Voo Cabeceira de Basto UL Encerrado desde 15 de Junho de 2023 até 31 dezembro 2023 23:59 UTC Estimado
  • MVFR 021/2023. Encerramento do Campo de Voo de Casalinho UL – Pombal. Nova validade NOTAM D0384/23 até 31 Outubro 2024 23:59 UTC
  • MVFR SUP 002/2022. Palma UL encerrado. Desde 24 de Março de 2022 Até Futuro Aviso.
  • MVFR SUP 008/2019. Alentejo Air Park UL. Campo de Voo fechado. Desde 29 de Março de 2019 Até Futuro Aviso.
  • MVFR SUP 002/2017. Herdade da Lameira UL. Campo de Voo fechado devido a obras. Desde 06 de Janeiro de 2017 Até Futuro Aviso.


NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)

AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI 

CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI

AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI

CONSULTE DIARIAMENTE O FUA e NOTAMs NO SEU CAVOK.pt CLIQUE AQUI


EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-insairshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.

  • War @Sea – Science and technology. 05, 06 e 07 de dezembro de 2023. Congresso Internacional a ter lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Academia de Marinha..
  • 31 Dezembro 2023. Fim de Ano Albufeira. Albufeira CARPE NOX 2024.

MUSEU DO AR

  • Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
  • A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
  • A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
  • O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. A exposição é complementada com um painel fotográfico que documenta os 100 anos da aviação em Portugal considerando-se esta data a partir de 1909, quando o piloto francês Armand Zipfel fez a primeira demonstração aérea em Portugal num pequeno avião, Voisin Antoinette, no antigo hipódromo de Belém, em Lisboa. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.
  • Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.
  • Em virtude dos 150 anos do nascimento de Santos Dumont, está patente no Museu do Ar uma exposição alusiva aos feitos do aeronauta. Conheça as máquinas mais emblemáticas de Santos Dumont como o 14BIS e a Demoiselle e conheça a história fascinante deste inventor! Até já

SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR

MUSEU DE MARINHA

  • Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
  • Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTPVISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada

REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA

O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».

Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de jul/ago de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.


CONSULTE AQUI AS TABELAS NASCIMENTO E PÔR DO SOL 2023 


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Gratidão também aJosé Navalho, José Cerieira, Maria Mota Santos e José Matos pela generosidade e por acreditarem no projeto CAVOK.pt.


José Rocha. Publicado 11:30 UTC 24 de novembro de 2023. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.

O CAVOK.pt agradece a excelente colaboração da NAV Portugal para a elaboração deste Boletim CAVOK.pt .

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