Boletim Aeronáutico Nº420

Para o seu fim-de-semana de 26 e 27 de Agosto de 2023 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:

PARAQUEDISMO

  • Atividade nos Aeródromos de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Boelhe (A3527/23). GND/2,000ft AMSL. 27 Agosto 2023 das 14:15 às 14:45 UTC.
  • Sertã (A1042/23). GND/FL060. 02 Setembro 2023 16:00-18:30 UTC.
  • Rio Maior (A3375/23). GND/FL050. 02 Setembro 2023 07:00-Por Sol e 03 Setembro 2023 07:00-16:00 UTC.
  • Montijo (A3466/23). GND/FL060. 09 Setembro 2023 11:45-12:45 UTC e 10 Setembro 2023 11:45-12:45 UTC.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


BALONISMO

  • Não existe atividade programada de balonismo.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter áreas pontuais desta atividade.


PARAPENTE/PARAMOTOR

  • Linhares da Beira (A3351/23). GND/FL080. 16 Setembro 2023 06:11 UTC até 17 Setembro 2023 18:36 UTC. Diariamente Nascer Sol-Por Sol.
  • Serra de Bornes (A2039/23). GND/8,200ft AMSL. 01 Julho 2023 até 30 Setembro 2023. Diariamente Nascer Sol-Por Sol.
  • Proença A Nova (A3389/23). GND/5,000ft AMSL. 28 Setembro 2023 e 01 Outubro 2023. Nascer Sol até Por Sol.
  • Manteigas (A3385/23). GND/FL090. 05 Outubro 2023 até 08 Outubro 2023. Nascer Sol até Por Sol.
  • Pode sempre consultar a atividade de Parapente e Paramotor no portal da Federação Portuguesa de Voo LivreCONSULTE AQUI O CALENDÁRIO DESPORTIVO DA FPVL
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter áreas pontuais desta atividade.


ACROBÁTICAS

  • Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Ver Eventos Aeronáuticos.


ACTIVIDADE VOO À VELA

  • Nos Aeródromos de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no  ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

  • AIP SUP 008/2023. ROTA VFR TNW (TUNEL NOROESTE) que liga o ponto BREJOS DA CARREGUEIRA a SETÚBAL a 2,000ft, continua encerrado.  Desde 27 de Janeiro de 2023 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.
  • AIP SUP 004/2023. Constrangimentos TMA Lisboa com seguintes limitações: Planos de voo de treino e instrução devem ser submetidos de acordo com as regras de voo visual. / Voos VFR que solicitem aproximações por instrumentos para treino devem cumprir, a todo o momento, com as regras de voo visual e com os requisitos de voo por instrumentos simulados especificados na norma SERA.3220 do Regulamento (UE) 923/2012. / Treino de ‘holding’, sobre o Cabo Espichel, não autorizado. / Voos visuais noturnos, via cabo Espichel ou via rotas visuais, não autorizados. / Voos visuais noturnos, a operarem para/de LPCS, devem submeter um plano de voo via Cabo da Roca. / Mudança de altitude no Túnel Sul (TS), Túnel Norte (TN), Túnel Este (TE), Túnel Sudeste (TSE) e Túnel Oeste (TW) deve ocorrer 0.25 NM depois de passar Lagoa de Albufeira. Desde 27 de Janeiro de 2023 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.

  • AIP SUP 056/2022. LPIN – Espinho – A pista apresenta irregularidades no piso devido a falhas de asfalto e presença de pedras soltas. Caminhos de circulação e faixas de pista com piso degradado e sem marcas. Os operadores não-residentes deverão solicitar autorização prévia ao Diretor do Aeródromo, com pelo menos 48 horas de antecedência. Desde 14 Julho de 2022 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.
  • AIP SUP 053/2020. LPSR – Santarém AD, RWY 05 com alguns batimentos nos primeiros 200m após a soleira deslocada. Desde 05 de Novembro de 2020 Até Futuro Aviso.
  • AIP SUP 013/2018. LPVR – Vila Real AD, RWY 02 Sistema de Luzes de Aproximação fora de serviço. Desde 02 de Fevereiro de 2018 Até Futuro Aviso.

  • NOTAM D0296/23 informa que o Aeródromo Municipal de Braga – LPBR, estará encerrado desde dia 26 e 27 de agosto de 2023 do Nascer Sol ao Pôr Sol e dia 28 de agosto de 2023 do Nascer Sol até às 13:00 UTC. Exceto para helicópteros em serviço da Proteção Civil, MedEvac e Busca e Salvamento.
  • NOTAM D0195/23 informa que o no Aeródromo Municipal de Coimbra – LPCO devido a congestionamento da Placa de Estacionamento, as áreas não pavimentadas, como relva e terra, podem ser usadas como espaço de estacionamento. As tripulações devem cumprir as instruções dos funcionários aeroportuários. Aviões de turbina terão prioridade. Desde 03 de Junho de 2023 às 05:06 UTC até 03 de Setembro de 2023 às 19:03 UTC estimado.
  • NOTAM D0313/23 informa que o Aeródromo de Espinho – LPIN, tem horário de operação alterado para sábado e domingo 09:00-12:00 UTC 14:00-18:00 UTC. Fora desses períodos apenas com prévia autorização do Director do Aeródromo. Desde 22 de agosto de 2023 às 20:39 UTC até 30 de setembro de 2023 às 18:19 UTC.
  • NOTAM A3158/23 informa que no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO, a BARRA ESQUERDA do PAPI (Precision Approach Path Indicator) da Pista 03 está em manutenção desde dia 28 de julho de 2023 das 09:55 UTC até dia 30 de Agosto às de 2023 às 16:00 UTC estimado.
  • NOTAM A3159/23 informa que no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO, a BARRA DIREITA do PAPI (Precision Approach Path Indicator) da Pista 21 está em manutenção desde dia 28 de julho de 2023 das 09:58 UTC até dia 30 de Agosto às de 2023 às 16:00 UTC estimado
  • NOTAM A2780/23 informa que no espaço aéreo da TRMZ de Ponte de Sor – LPSO: a ativação da TRMZ é sujeita às horas de operação do Serviço AFIS em coordenação com Lisboa ACC; Todas as aeronaves, incluindo ULAC a operar na LPSO TRMZ, estão sujeitas às seguintes condições: Comunicações bilaterais; submissão de Plano de Voo; Uso e operação do equipamento SSR Transponder. Desde dia 10 de Agosto de 2023 00:00 UTC até permanente.
  • NOTAM D0303/23 informa que no Aeródromo Municipal de Portimão – LPPM, devido a limitações na Placa de Estacionamentotodos os voos estão sujeitos a PPR para o email : afis@cm-portimao.pt  desde o dia 26 de julho de 2023 às 14:57 UTC até 15 de agosto 2023 às 12:00 UTC estimado. Exceto voos emergência, Evacuação Médica, Proteção Civil, aeronaves baseadas e Voos Regulares. Desde 13 de Agosto 2023 16:50 até 31 de Agosto 2023 às 12:00 estimado.
  • NOTAM D0291/23 informa que no Aeroporto de Portimão – LPPM, há trabalhos de ampliação em curso na Placa de Estacionamento desde 04 de Agosto de 2023 às 09:00 UTC até 31 de agosto de 2023 às 19:00 UTC estimado.
  • Os NOTAM D0092/23 e C0085/23 informam que não é autorizado o sobrevoo do Aeródromo de Santa Cruz – LPSC abaixo de 500ft AGL durante o período de encerramento do aeródromo. Desde dia 24 de Março de 2023 17:38 UTC até 25 de Outubro de 2023 às 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM C0087/23 e o D0094/23 informa que o horário de operação do Aeródromo de Santa Cruz – LPSC será: Terça Feira a Sexta feira – 09:00-12:00 UTC e 13:30-16:00 UTC. Sábado e Domingo – 08:30-12:00 UTC e 13:30-17:00 UTC. Fora deste períodos está sujeito a coordenação prévia com a Entidade Gestora do Aeródromo – Aeroclube de Torres VedrasDesde dia 24 de Março de 2023 08:30 UTC até 25 de Outubro de 2023 às 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM D0294/23 informa que os primeiros 500 metros da Pista 05 do Aeródromo de Santarém – LPSR, possui pavimento degradado e estão fechados. Não usar. Desde 09 de Agosto de 2023 às 05:42 UTC até 06 de Fevereiro de 2024 às 18:01 UTC.
  • NOTAM D0295/23 informa que os ultimos 500 metros da Pista 23 do Aeródromo de Santarém – LPSR, possui o pavimento degradado e estão fechados. Não usar. Desde 09 de Agosto de 2023 às 05:42 UTC até 06 de Fevereiro de 2024 às 18:01 UTC.
  • NOTAM D0319/23 informa que o Aeródromo de Santarém – Cosme Pedrogão – LPSR está encerrado devido a trabalhos na Pista, excepto para operações de Protecção Civil e emergências médicas. Dia 25 de Agosto de 2023 05:57-19:17 UTC.

  • O NOTAM D0317/23 informa que o Campo de Voo de São Miguel Laundos UL continua encerrado pelo Suplemento eManual VFR 035/2023, com um novo fim validade, desde 24 de Agosto de 2023 11:07 UTC até 30 de Setembro de 2023 23:59 UTC estimado.

  • AIP SUP 013/2023. Encerramento do Campo de Voo de Casalinho UL – Pombal. Desde 27 de Janeiro de 2023 e fim de validade 28 Fevereiro 2023. Nova validade NOTAM D0061/23 31 Outubro 2023.
  • AIP SUP 002/2023. Encerramento do Cabeceira de Basto UL. Desde 27 de Janeiro de 2023 até 30 de Junho de 2023 estimado.
  • AIP SUP 035/2023. Encerramento do Campo de Voo de São Miguel Laundos UL. Desde 28 de Julho de 2023 até 31 de Agosto de 2023 estimado.
  • AIP SUP 002/2022. Palma UL encerrado. Desde 24 de Março de 2022 Até Futuro Aviso.
  • AIP SUP 008/2019. Alentejo Air Park UL. Campo de Voo fechado. Desde 29 de Março de 2019 Até Futuro Aviso.
  • AIP SUP 002/2017. Herdade da Lameira UL. Campo de Voo fechado devido a obras. Desde 06 de Janeiro de 2017 Até Futuro Aviso.


NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)

AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI 

CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI

AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI

CONSULTE DIARIAMENTE O FUA e NOTAMs NO SEU CAVOK.pt CLIQUE AQUI


EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-insairshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.

  • 26 Agosto 2023. Festival Aéreo Dunas 2023. São Jacinto. Aeródromo do Regimento de Infantaria Nº10 – LPAV. Organização Câmara Municipal de Aveiro.
  • 27 Agosto 2023. Fly-In Dunas 2023. Aeródromo do Regimento de Infantaria Nº10. Organização Câmara Municipal de Aveiro e Associação Portuguesa da Aviação Ultraleve.
  • 25 a 28 Agosto 2023. Nossa Senhora Do Loreto, Padroeira da Aviação. (11:00 LMT 28 de Agosto de 2023) Alcafozes, Idanha-A-Nova,
  • 10 Setembro 2023. XIX Encontro dos Templários. Campo de Voo de Valdonas – Tomar. Organização  Associação Tomarense de Aviação Ultraligeira.
  • 10 Setembro 2023. Dia de Base Aberta – Base Aérea Nº 6 – Montijo, Força Aérea Portuguesa.
  • 14, 15, 16 e 17 Setembro 2023. Volta APAU 2023. Coimbra x Cerval x Coimbra. Coimbra x Viseu X Coimbra. Coimbra x Beja UL x Coimbra. Coimbra x Castelo Branco x Destino. Organização  Associação Portuguesa Aviação Ultraleve.
  • 17 Setembro 2023. Dia de Base Aberta – Base Aérea Nº 5 – Monte Real, Força Aérea Portuguesa.
  • 30 Setembro 2023. Oeiras Airshow 2023 Powered by RC. Ao largo da Praia de Santo Amaro de Oeiras. Organização The Race.
  • 24 a 26 de Outubro 2023. Portugal Air Summit 2023. Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa.
  • 04 a 12 de Novembro de 2023. Festival Internacional Balões Ar Quente. Várias cidades do Alentejo. Organização Publibalão.
  • 31 Dezembro 2023. Fim de Ano Albufeira.

MUSEU DO AR

  • Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
  • A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
  • A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
  • O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. A exposição é complementada com um painel fotográfico que documenta os 100 anos da aviação em Portugal considerando-se esta data a partir de 1909, quando o piloto francês Armand Zipfel fez a primeira demonstração aérea em Portugal num pequeno avião, Voisin Antoinette, no antigo hipódromo de Belém, em Lisboa. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.
  • Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.
  • Em virtude dos 150 anos do nascimento de Santos Dumont, está patente no Museu do Ar uma exposição alusiva aos feitos do aeronauta. Conheça as máquinas mais emblemáticas de Santos Dumont como o 14BIS e a Demoiselle e conheça a história fascinante deste inventor! Até já

SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR

MUSEU DE MARINHA

  • Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
  • Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTPVISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada

REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA

O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».

Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de jul/ago de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.


CONSULTE AQUI AS TABELAS NASCIMENTO E PÔR DO SOL 2023 


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Gratidão também aJosé Navalho, José Cerieira, Maria Mota Santos e José Matos pela generosidade e por acreditarem no projeto CAVOK.pt.


José Rocha. Publicado 07:00 UTC 25 agosto de 2023. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.

O CAVOK.pt agradece a excelente colaboração da NAV Portugal para a elaboração deste Boletim CAVOK.pt .

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