Boletim Aeronáutico Nº415

Tendo em consideração que Portugal irá acolher a JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2023, prevendo-se a deslocação de milhares de visitantes ao nosso país, bem como considerando que este evento terá a presença da Sua Santidade o Papa Francisco, o qual acarreta procedimentos especiais de segurança, torna-se necessária a introdução de medidas específicas de gestão e controlo de espaço aéreo e de fronteiras. SAIBA MAIS AQUI TUDO SOBRE A VISITA PAPAL.

Para o seu fim-de-semana de 29 e 30 de julho de 2023 e semana seguinte, estão programadas ACTIVIDADES de:

ATIVIDADES DE PARAQUEDISMO

  • Atividade nos Aeródromos de Braga, Aeródromo de Espinho, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Portimão, Aeródromo de Proença-A-Nova, Aeródromo de Vilar de Luz e Aeródromo Militar de Tancos registadas no ENR 5.5-2 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Barcelos (A2358/23). SFC/2,000ft AMSL. 05 Agosto 2023 das 16:00 às 17:00 UTC.
  • Sertã (A1042/23). GND/FL060. 02 Setembro 2023 16:00-18:30 UTC.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


AEROMODELISMO RÁDIO-COMANDO

  • Atividade no Aeródromo de Chaves registado no ENR 5.5-4 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.


ATIVIDADE DE BALONISMO

  • Não existe atividade programada de balonismo.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter áreas pontuais desta atividade.


ATIVIDADE DE PARAPENTE/PARAMOTOR


ATIVIDADES ACROBÁTICAS

  • Aeródromo de Santarém – LPSR, a Caixa Acrobática do Chão até FL045, localizada a cerca de 01 (uma) Milha a Sudeste do Aeródromo, sobre o Rio Tejo, registada no ENR 5.5-3 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.


ACTIVIDADES COM PLANADORES

  • Nos Aeródromos de Amendoeira, Aeródromo de Bragança, Aeródromo de Évora, Aeródromo de Mogadouro, Porto Santo e Santa Cruz registadas no  ENR 5.5-1 Desportos Aeronáuticos e Atividades Recreativas do Manual VFR.
  • Consulte ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras áreas para além das áreas acima previstas.


UAS, DRONES

CONSULTE AQUI A LEGISLAÇÃO SOBRE AERONAVES NÃO TRIPULADAS – UAS/DRONES – ANAC

CONSULTE AQUI OS REGULAMENTOS UAS/DRONES – AAN

  • SUP AIP SUP 017/2023. Efetivo a 23 de Fevereiro de 2023 e terminus a 31 de Dezembro de 2023, do Nascer Sol até 02:00 LMT, relativo à relativo à ACTIVIDADE LPPC de veículos aéreos não tripulados (drones- UAV) do Estado que realizarão voos de vigilância e monitorização ambiental e de fogos florestais na Lisboa FIR. Contacte sempre LISBOA MILITAR/LISBOA INFORMACAO/LISBOA CONTROL 130.905MHZ 123.755MHZ 131.055MHZ. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI
  • SUP AIP SUP 016/2023. Efectivo a 22 de Dezembro de 2023 e terminus a 31 de Dezembro de 2023, do Nascer Sol até 02:00 LMT, actividade de veículos aéreos não tripulados do Estado (drones) dentro das áreas LP-R51BN e LP-R51BS de LPBJ. Contacte sempre os Serviços de Tráfego Aéreo de Beja. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI
  • SUP AIP SUP 013/2023. Efectivo a 27 de Janeiro de 2023 e terminus a 31 de Dezembro de 2023, actividade de veículos aéreos não tripulados (drones) no interior da ÁREA LP-R43C – OTA. Diariamente H24, do Chão até 2,000ft AMSL. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI
  • SUP AIP SUP 012/2023. Efetivo a 27 de Janeiro de 2023 e terminus a 31 de Dezembro de 2023, atividade de veículos aéreos não tripulados (drones) num raio de 3NM centrado no Aeródromo Militar da OTA. Diariamente Nascer Sol até 23:59 LMT, do Chão até 2,000ft AMSL. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

O CAVOK.pt apenas faz referência às atividades constantes em Suplementos ao Manual VFR ou NOTAM ativos, com altura ou altitude SUPERIOR a 500ft: 

  • Atouguia Baleia UL (NOTAM A2596/23 ) Atividade UAS. SFC/900ft AMSL. Reservado 03 Julho até 07 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 10 Julho até 15 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 17 Julho até 21 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 24 Julho até 28 Junho 2023 09:00-17:00 UTC.
  • Corredor Mike (NOTAM A2594/23 ) Atividade UAS. 500ft/900ft AMSL. Reservado 03 Julho até 07 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 10 Julho até 15 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 17 Julho até 21 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 24 Julho até 28 Junho 2023 09:00-17:00 UTC.
  • Baleal – Circular Sierra (NOTAM A2599/23 ) Atividade UAS. SFC/900ft AGL. Reservado 03 Julho até 07 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 10 Julho até 15 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 17 Julho até 21 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 24 Julho até 28 Junho 2023 09:00-17:00 UTC.
  • Corredor Lima (NOTAM A2595/23 ) Atividade UAS. 500ft/900ft AMSL. Reservado 03 Julho até 07 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 10 Julho até 15 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 17 Julho até 21 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 24 Julho até 28 Junho 2023 09:00-17:00 UTC.
  • Lourinhã-Área 1B (NOTAM A2597/23 ) Atividade UAS. SFC/900ft AMSL. Reservado 03 Julho até 07 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 10 Julho até 15 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 17 Julho até 21 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 24 Julho até 28 Junho 2023 09:00-17:00 UTC.
  • Peniche-Área 2B (NOTAM A2598/23 ) Atividade UAS. 500ft/3,500ft AMSL. Reservado 03 Julho até 07 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 10 Julho até 15 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 17 Julho até 21 Junho 2023 09:00-17:00 UTC. Reservado 24 Julho até 28 Junho 2023 09:00-17:00 UTC.
  • Ota-LPR43C (SUP AIP 013/23) GND/2,000ft AMSL. Reservado 27 Janeiro 2023 até 31 Dezembro 2023. Diariamente H24.
  • Ota-L (A2558/23) 1,500ft/2,500ft AMSL. Reservado 20 Junho até 20 Setembro 2023 23:59 UTC. Diariamente H24.
  • Ota AD (SUP AIP 012/2023) GND/2,000ft AMSL. Reservado 01 Janeiro 2023 até 31 Dezembro 2023 23:59 UTC. Diariamente Nascer Sol – 23:59 UTC.
  • PAN Troia A (A2505/23) SFC/500ft AMSL. Reservado 01 Julho 2023 até 31 Julho 2023 23:59 UTC. Diariamente H24.
  • PAN Troia B (A2506/23) SFC/1,000ft AMSL. Reservado 01 Julho 2023 até 31 Julho 2023 23:59 UTC. Diariamente H24

Consulte o Manual VFR e ainda o FUA Portugal do CAVOK.pt para obter outras possíveis áreas previstas para actividade de UAV’s ou Drones acima dos 1,000ft.


ESSENCIAIS PARA PLANEAMENTO

DEVIDO A CONSTRANGIMENTOS ÁREA DE APROXIMAÇÃO E TERMINAL DE LISBOA PARA ENTRAR E SAIR NESTES SECTOR (APP/TMA): 1-PLANOS DE VOO DE TREINO E INSTRUÇÃO DEVERÃO SER SUBMETIDOS SOB REGRAS VFR – REGRAS DE VOO VISUAL 2- VOOS VFR QUE REQUEIRAM APROXIMAÇÕES POR INSTRUMENTOS PARA TREINO DEVEM CUMPRIR SEMPRE COM REGRAS VFR E CUMPRIR OS REQUISITOS PARA VOO DE INSTRUMENTOS SIMULADO IMPLEMENTADOS NA SERA.3220 – REG EU 923/2012. 3- TREINOS DE ESPERA NO CABO ESPICHEL NÃO AUTORIZADOS. 4- PLANEAMENTOS DE VOOS VISUAIS NOCTURNOS VIA CABO ESPICHEL OU TUNEIS VFR (DE E PARA CASCAIS) NÃO AUTORIZADOS. 5- PLANEAMENTOS DE VOOS VISUAIS NOCTURNOS A OPERAR DE E PARA CASCAIS – LPCS DEVEM SUBMETER O PLANO DE VOO VIA CABO DA ROCA. RESTRIÇÕES VÁLIDAS 29 NOVEMBRO 2022 00:00 UTC ATÉ 28 FEVEREIRO 2023 23:59 UTC ESTIMADO. NOTAM A4680/22. SUP AIP 014/2023 efetivo 23 de Fevereiro de 2023 até 31 Dezembro de 2023.

  • AIP SUP 008/2023. ROTA VFR TNW (TUNEL NOROESTE) que liga o ponto BREJOS DA CARREGUEIRA a SETÚBAL a 2,000ft, continua encerrado.  Desde 27 de Janeiro de 2023 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.
  • AIP SUP 004/2023. Constrangimentos TMA Lisboa com seguintes limitações: Planos de voo de treino e instrução devem ser submetidos de acordo com as regras de voo visual. / Voos VFR que solicitem aproximações por instrumentos para treino devem cumprir, a todo o momento, com as regras de voo visual e com os requisitos de voo por instrumentos simulados especificados na norma SERA.3220 do Regulamento (UE) 923/2012. / Treino de ‘holding’, sobre o Cabo Espichel, não autorizado. / Voos visuais noturnos, via cabo Espichel ou via rotas visuais, não autorizados. / Voos visuais noturnos, a operarem para/de LPCS, devem submeter um plano de voo via Cabo da Roca. / Mudança de altitude no Túnel Sul (TS), Túnel Norte (TN), Túnel Este (TE), Túnel Sudeste (TSE) e Túnel Oeste (TW) deve ocorrer 0.25 NM depois de passar Lagoa de Albufeira. Desde 27 de Janeiro de 2023 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.

  • AIP SUP 007/2023. Grua com 20 metros de altura, centrada na coordenada 41 43 43N 007 28 03W num raio de 10 metros e com sinalização diurna e noturna. Desde 27 de Janeiro de 2023 até 31 de Agosto de 2023 estimado.
  • AIP SUP 056/2022. LPIN – Espinho – A pista apresenta irregularidades no piso devido a falhas de asfalto e presença de pedras soltas. Caminhos de circulação e faixas de pista com piso degradado e sem marcas. Os operadores não-residentes deverão solicitar autorização prévia ao Diretor do Aeródromo, com pelo menos 48 horas de antecedência. Desde 14 Julho de 2022 até 31 de Dezembro de 2023 estimado.
  • AIP SUP 053/2020. LPSR – Santarém AD, RWY 05 com alguns batimentos nos primeiros 200m após a soleira deslocada. Desde 05 de Novembro de 2020 Até Futuro Aviso.
  • AIP SUP 013/2018. LPVR – Vila Real AD, RWY 02 Sistema de Luzes de Aproximação fora de serviço. Desde 02 de Fevereiro de 2018 Até Futuro Aviso.

  • NOTAM D0249/23 informa que o Aeródromo Municipal de Braga – LPBR altera o horário de operação, desde 05 de julho 2023 às 07:30 UTC até permanente, para: 01 Abril de 2023 até 30 Setembro 2023 – 07:30-19:00 UTC. 01 Outubro de 2023 até 28 Outubro 2023 – 07:00 UTC-Por do Sol. 29 Outubro de 2023 até 30 Março 2024 – 08:00 UTC-Por do Sol. 31 Março 2024 – 07:00 UTC-Por do Sol.As operações entre o Nascer do Sol e a abertura do aeródromo, e entre as 19:00 UTC e o Por do Sol estão sujeitas a autorização prévia do Director do Aeródromo. Excepção para voos de Proteção Civil, MEDEVAC e Busca e Salvamento com coordenação prévia com o Director do Aeródromo.
  • NOTAM D0254/23 informa que o Aeródromo Municipal de Braga – LPBR, estará encerrado dia 29 de julho de 2023 das 08:00 UTC às 17:30 UTC e dia 30 de julho de 2023 do Nascer Sol ao Por Sol. Exceto para helicópteros em serviço da Proteção Civil, MedEvac e Busca e Salvamento.
  • NOTAM A2882/23 informa que no Aeroporto de Cascais – LPCS, o Caminho de Rolagem F – Foxtrot está encerrado entre o Caminho de Rolagem S – Sierra Caminho de Rolagem P – Papa. São previstas restrições e atrasos ao tráfego VFR. Os testes Pré-Voo aos motores, devem ser efetuados na Placa de Estacionamento Bravo, na área de testes de Run-UP. Desde 11 de Julho de 2023 às 06:23 UTC até 29 de Julho de 2023 às 23:59 UTC.
  • NOTAM A2949/23 informa que os TÚNEIS/ROTAS VFR na TMA de Lisboa, Túnel Sul (TS), Túnel Este (TE), Túnel SudEste (TSE), Túnel Norte (TN) e Túnel Oeste (TW)estarão encerrados devido à criação de uma NO FLY ZONE para proteger a visita de Chefe de Estado, desde 01 de Agosto de 2023 às 00:00 UTC até 06 de Agosto de 2023 às 18:00 UTC, diariamente.
  • O NOTAM A2932/23 informa da Reserva Espaço Aéreo – NO FLY ZONE a ter lugar numa grande área de Lisboa, onde TODOS OS VOOS são proibidos, exceto Voos de Estado, MEDEVAC, Busca e Salvamento e Combate a Incêndios. Aeronaves a Aterrar e Descolar no Aeroporto Humberto Delgado LPPT e Aeródromo de Cascais LPCS são excepção e devem cumprir com os Procedimentos de Instrumentos publicados. SFC/FL055. Desde 01 de Agosto de 2023 01:00 LMT até 06 de Agosto de 2023 às 19:00 LMT.
  • NOTAM D0195/23 informa que o no Aeródromo Municipal de Coimbra – LPCO devido a congestionamento da Placa de Estacionamento, as áreas não pavimentadas, como relva e terra, podem ser usadas como espaço de estacionamento. As tripulações devem cumprir as instruções dos funcionários aeroportuários. Aviões de turbina terão prioridade. Desde 03 de Junho de 2023 às 05:06 UTC até 03 de Setembro de 2023 às 19:03 UTC estimado.
  • NOTAM D0276/23 informa que o Aeródromo de Espinho – LPIN, tem horário de operação alterado para Sábado e Domingo 09:00-12:00 UTC 14:00-18:00 UTC. Fora desses períodos apenas com prévia autorização do Director do Aeródromo. Desde 23 de Julho de 2023 às 08:22 UTC até 31 de Agosto de 2023 às 19:00 UTC estimado.
  • NOTAM D0273/23 informa que o Aeródromo Municipal de Mogadouro – LPMU, está encerrado dia 29 de julho de 2023 das 08:30 às 20:00 UTC estimado, exceto para aeronaves participantes no Festival Aéreo : REDBURROS, Voos Militares, de Estado, Proteção Civil e Emergência Médica.
  • NOTAM A3119/23 informa que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO está limitado a UAS – Drones e voos de emergência dia 03 de agosto de 2023 das 13:30 UTC às 16:00 UTC.
  • NOTAM A3120/23 informa que a ATZ de Ponte de Sor – LPSO, está limitada a UAS – Drones e voos de emergência dia 03 de agosto de 2023 das 13:30 UTC às 16:00 UTC.
  • NOTAM A2758/23 informa que no espaço aéreo da TRMZ de Ponte de Sor – LPSO é mandatório o uso do equipamento Transponder. Desde dia 10 de Agosto de 2023 00:00 UTC até 24 de Agosto de 2023 às 23:59 UTC.
  • NOTAM A2780/23 informa que no espaço aéreo da TRMZ de Ponte de Sor – LPSO: a ativação da TRMZ é sujeita às horas de operação do Serviço AFIS em coordenação com Lisboa ACC; Todas as aeronaves, incluindo ULAC a operar na LPSO TRMZ, estão sujeitas às seguintes condições: Comunicações bilaterais; submissão de Plano de Voo; Uso e operação do equipamento SSR Transponder. Desde dia 10 de Agosto de 2023 00:00 UTC até permanente.
  • NOTAM D0280/23 informa que no Aeródromo Municipal de Portimão – LPPM, devido a limitações na Placa de Estacionamento, todos os voos estão sujeitos a PPR para o email : afis@cm-portimao.pt  desde o dia 26 de julho de 2023 às 14:57 UTC até 15 de agosto 2023 às 12:00 UTC estimado. Exceto voos emergência, Evacuação Médica, Proteção Civil, aeronaves baseadas e Voos Regulares.
  • NOTAM D0274/23 informa que no Aeroporto de Portimão – LPPM, há trabalhos em curso na Placa de Estacionamento desde 20 de julho de 2023 às 19:02 UTC até 03 de agosto de 2023 às 19:00 UTC estimado.
  • Os NOTAM D0092/23 e C0085/23 informam que não é autorizado o sobrevoo do Aeródromo de Santa Cruz – LPSC abaixo de 500ft AGL durante o período de encerramento do aeródromo. Desde dia 24 de Março de 2023 17:38 UTC até 25 de Outubro de 2023 às 23:59 UTC estimado.
  • NOTAM C0087/23 e o D0094/23 informa que o horário de operação do Aeródromo de Santa Cruz – LPSC será: Terça Feira a Sexta feira – 09:00-12:00 UTC e 13:30-16:00 UTC. Sábado e Domingo – 08:30-12:00 UTC e 13:30-17:00 UTC. Fora deste períodos está sujeito a coordenação prévia com a Entidade Gestora do Aeródromo – Aeroclube de Torres VedrasDesde dia 24 de Março de 2023 08:30 UTC até 25 de Outubro de 2023 às 23:59 UTC estimado.
  • Os NOTAM C0160/23 e D0160/23 informam no Aeródromo de Santarém – Cosme Pedrogão – LPSR os contatos do Director e director-Adjunto de Aeródromo alterados para: Director:+351 968258377 Email: aerodromo.geral@cm-santarem.pt, Director-Adjunto :+351 933344490. Ref eMVFR LPSR AD 2.2, ITEM 6
  • Os NOTAM C0134/23 e D0136/23 informam os contatos no Aeródromo Municipal de Viseu – LPVZ os contatos foram alterados para: Director:+351 964242423 Email: aerodromo.director@cmviseu.pt e Director-Adjunto:+351 967044250 danielj.pereira@cmviseu.pt Ref eMVFR LPVZ AD 2.2, ITEM 6.

  • AIP SUP 013/2023. Encerramento do Campo de Voo de Casalinho UL – Pombal. Desde 27 de Janeiro de 2023 e fim de validade 28 Fevereiro 2023. Nova validade NOTAM D0061/23 31 Outubro 2023.
  • AIP SUP 002/2023. Encerramento do Cabeceira de Basto UL. Desde 27 de Janeiro de 2023 até 30 de Junho de 2023 estimado.
  • AIP SUP 001/2023. Encerramento do Campo de Voo de São Miguel Laundos UL. Desde 27 de Janeiro de 2023 até 30 de Junho de 2023 estimado.
  • AIP SUP 002/2022. Palma UL encerrado. Desde 24 de Março de 2022 Até Futuro Aviso.
  • AIP SUP 008/2019. Alentejo Air Park UL. Campo de Voo fechado. Desde 29 de Março de 2019 Até Futuro Aviso.
  • AIP SUP 002/2017. Herdade da Lameira UL. Campo de Voo fechado devido a obras. Desde 06 de Janeiro de 2017 Até Futuro Aviso.


NOTAM’s da NAV PORTUGAL

(basta clicar sobre o briefing pretendido e pode confortavelmente obter o PRE-FLIGHT INFORMATION BULLETIN da NAV Portugal em .pdf)

AERÓDROMOS LPPC – CARREGUE AQUI 

CAMPOS DE VOO ULM LPPC – CARREGUE AQUI

AVISOS À NAVEGAÇÃO LPPC – CARREGUE AQUI

CONSULTE DIARIAMENTE O FUA e NOTAMs NO SEU CAVOK.pt CLIQUE AQUI


EVENTOS AERONÁUTICOS

Worshops, webinars, cimeiras, fly-insairshows, festivais aéreos, encontros aeronáuticos, aniversários de aero clubes. Faça-nos chegar o seu EVENTO AERONÁUTICO para que possa fazer parte do CALENDÁRIO DE EVENTOS do CAVOK.pt e assim evitar sobreposição de eventos para que toda a comunidade aeronáutica possa estar presente. SAIBA MAIS AQUI.

  • 10 Setembro 2023. XIX Encontro dos Templários. Campo de Voo de Valdonas – Tomar. Organização  Associação Tomarense de Aviação Ultraligeira.
  • 26 Agosto 2023. Festival Aéreo Dunas 2023. São Jacinto. Aeródromo do Regimento de Infantaria Nº10 – LPAV. Organização Câmara Municipal de Aveiro.
  • 27 Agosto 2023. Fly-In Dunas 2023. Aeródromo do Regimento de Infantaria Nº10. Organização Câmara Municipal de Aveiro e Associação Portuguesa da Aviação Ultraleve.
  • 24 a 26 de Outubro 2023. Portugal Air Summit 2023. Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa.
  • 04 a 12 de Novembro de 2023. Festival Internacional Balões Ar Quente. Várias cidades do Alentejo. Organização Publibalão.
  • 31 Dezembro 2023. Fim de Ano Albufeira.

MUSEU DO AR

  • Torna-se difícil imaginar, hoje, as dificuldades que os aviadores que efetuaram as grandes viagens tiveram de enfrentar, habituados que estamos a ver o mundo atravessado diariamente por linhas aéreas regulares unindo quaisquer pontos do globo. Na atualidade, de um modo geral, voar não é mais do que “apanhar” o avião. Nos anos 20 e 30 não era assim. VISITE O MUSEU DO AR. O Museu do Ar abriu ao público dia 1 de Julho de 1971, num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca. O rápido crescimento do acervo tornou o espaço insuficiente, não permitindo uma expansão que a qualidade da colecção obrigava. Esta situação levou a Força Aérea Portuguesa a pôr em marcha um projeto para um novo espaço museológico estabelecido a partir da recuperação de um hangar na Base Aérea nº1, na Granja do Marquês, com cerca de 3500 m2. O novo espaço foi inaugurado oficialmente em Dezembro de 2009, passando a ser a sede do Museu do Ar.
  • A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros.
  • A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajeto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.
  • O visitante toma contacto com o Museu entrando pelo hangar principal, datado dos anos quarenta. Neste espaço com 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves. A exposição é complementada com um painel fotográfico que documenta os 100 anos da aviação em Portugal considerando-se esta data a partir de 1909, quando o piloto francês Armand Zipfel fez a primeira demonstração aérea em Portugal num pequeno avião, Voisin Antoinette, no antigo hipódromo de Belém, em Lisboa. Alguns dos aviões expostos são raridades museológicas a nível mundial, casos do Ju-52, do Avro Cadet e do Dragon Rapid. Nesta categoria estão também as réplicas à escala 1:1 do Demoiselle, Caudron G3, Farman e do Blériot XII. A réplica do 14 –Bis foi construída no Brasil.
  • Horário da exposição: 3ªfeira a domingo – 10:00-17:00 LMT (última entrada às 16:15). Encerra à 2ªfeira.

SAIBA AQUI MAIS SOBRE O MUSEU DO AR

MUSEU DE MARINHA

  • Criada há 100 anos atrás, em plena Grande Guerra, a Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial. O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial. Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é a herdeira e continuadora do legado e tradição da Aviação Naval. Após 24 anos de operação e com cerca de 22.000 horas voadas em segurança, a Esquadrilha de Helicópteros é um caso de sucesso e uma unidade que já atingiu a sua maturidade. Saiba mais sobre os HORÁRIOS e PREÇOS AQUI.
  • Há 100 anos atrás, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram um dos maiores feitos da história da aeronáutica: a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Venha conhecer esta aventura através do programa da RTPVISITA GUIADA”, 1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL realizado no MUSEU DE MARINHA – PAVILHÃO DAS GALEOTAS da autoria de Paula Moura Pinheiro, com a participação do Comandante Hugo Baptista Cabral, comandante da Esquadrilha de Helicópteros, e do Primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Museu de Marinha. Um programa a não perder! Veja o programa: https://www.rtp.pt/play/p8647/e580854/visita-guiada

REVISTA MAIS ALTO – FORÇA AÉREA

O General José Lemos Ferreira na sua excecional visão, faz renascer o órgão de comunicação da causa aeronáutica. Em janeiro de 1978 o nome «Mais Alto» voltava a ser ouvido; não como jornal, mas sim como «Revista da Força Aérea», com a Redação e a Administração já sediadas no novo complexo da Força Aérea em Alfragide. E a Mais Alto foi crescendo e ganhou o seu espaço, granjeando «de forma natural o apreço crescente de todos os seus leitores», como vaticinou o General Lemos Ferreira num pequeno texto publicado na nova edição que intitulou «Linha de Subida».

Hoje, a Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa continua a sua nobre missão de divulgação de assuntos de interesse aeronáutico para o Ramo, de acordo com as orientações do Comandante da Força Aérea que expressam a filosofia e a doutrina da Instituição, ombreando em qualidade com as suas congéneres. De 1978 até à atualidade, os responsáveis pela Mais Alto têm sabido adaptar a publicação aos novos desígnios que invariavelmente surgem ao longo do tempo, verificando-se a mais recente mudança na edição 440 de jul/ago de 2019, com a apresentação de um novo grafismo e de uma nova estrutura. Saiba mais aqui sobre a MAIS ALTO.


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José Rocha. Publicado 11:00 UTC 28 julho de 2023. Apoio fotográfico UNSPLASH. Suporte de informação do AIS online da NAV Portugal e ainda EuroControl – Network Operations para a elaboração deste Boletim e da Informação Aeronáutica diária. NotamInfo suporte à informação. Fotografia entrada Myriam Zilles @Unsplash. Outras imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.

O CAVOK.pt agradece a excelente colaboração da NAV Portugal para a elaboração deste Boletim CAVOK.pt .

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