O livro Aviação Naval – Asas da Marinha por Hugo Cabral, relata a história da Aviação Naval através das suas aeronaves e dos marinheiros que nelas voaram.
Aviação Naval – Asas da Marinha é a mais detalhada obra até hoje publicada sobre as aeronaves que voaram na Marinha Portuguesa entre 1917 e 1952. Cada capítulo descreve como a Aeronáutica Naval utilizava uma determinada aeronave, a sua atividade operacional, processo de aquisição e episódios notáveis. São igualmente descritos os feitos e marcos históricos, como a ação na Grande Guerra, a Travessia Aérea do Atlântico Sul ou as buscas aos náufragos na 2ª Guerra Mundial.
Este trabalho resulta de uma longa e minuciosa investigação, que traz ao conhecimento do leitor novos factos e informações até agora desconhecidos pela maioria dos entusiastas e investigadores. A obra está profusamente ilustrada com cerca de 500 fotografias selecionadas nos arquivos da Marinha, da Força Aérea e em álbuns de antigos aviadores navais, na sua maioria aqui publicada pela primeira vez. Cada aeronave conta igualmente com diversos perfis coloridos e ilustrações digitais artísticas que mostram com rigor os esquemas de pintura e insígnias utilizadas.
Acima de tudo, este livro relata a história da Aviação Naval através das suas aeronaves e dos marinheiros que nelas voaram.
Hugo Cabral, o autor
Nasceu em Setúbal, em 1972. Ingressou na Escola Naval em 1990, concluindo em 1995 o curso de Marinha. Iniciou a especialização em piloto de helicópteros na Força Aérea Portuguesa em 1998, tendo permanecido na Esquadra 751 até 2001. Em 2002 concluiu a sua qualificação em Lynx e efetuou numerosos embarques como piloto naval em todas as fragatas da Marinha. É o atual comandante da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha.
Na última década tem vindo a dedicar-se a investigar a história da Aviação Naval e tem vários artigos publicados sobre o tema em revistas nacionais e internacionais. Concluiu em 2020 o mestrado em História Marítima com a dissertação Aviação Naval (1912-1924): das origens à perda de Sacadura Cabral.
Nota de Hugo Cabral
“Como aviador naval e interessado desde adolescente em História Militar, seria inevitável não ler o Quando a Marinha tinha Asas de Viriato Tadeu. Foi uma obra que me inspirou e que continua a ser aquela que melhor descreve a história da Aviação Naval, o seu processo de formação, os feitos que se foram alcançando durante a sua existência e a ação dos homens que a lideraram. Contudo, na altura era ainda piloto da “linha da frente” e o livro não satisfazia aquela curiosidade de conhecer os aspetos mais operacionais e rotineiros destes meus antecessores. Como era o seu dia-a-dia? Como era voar aquelas máquinas? Como é que as aeronaves eram empregues operacionalmente? Tudo isto me despertou o desejo de produzir um livro diferente, um livro sobre as aeronaves e os homens da Aviação Naval.“
“Nos seus 35 anos de existência, a Aeronáutica Naval utilizou 251 aeronaves de 30 tipos diferentes, desde frágeis hidroaviões de coque em contraplacado e asas em tela até aos robustos monoplanos bimotores de rodas de construção metálica. Cada uma destas máquinas tem uma história própria, que não é mais do que a história dos feitos, frustrações, sacrifícios e dedicação dos homens que nelas voaram ou trabalharam. Não quis assim produzir um livro carregado de detalhes técnicos facilmente disponíveis na internet, tentei antes descrever numa forma clara e concisa como, quando e onde estes aviões foram utilizados pela aviação da Marinha, a sua atividade operacional, processo de aquisição, episódios notáveis aventuras e desventuras. E como uma imagem vale mil palavras, optei também por utilizar na máxima extensão possível ilustrações e fotografias, privilegiando as menos conhecidas que ainda não tinham sido publicadas, fossem elas dos arquivos históricos ou álbuns de antigos marinheiros e aviadores navais.“
“Vejo assim este livro como um complemento ao Quando a Marinha tinha Asas, um livro que conta a história da Aviação Naval através das suas aeronaves, assim como uma sincera homenagem e contributo para manter viva a memória destes marinheiros aviadores.“
Paulo Alegria, o ilustrador
Nasceu em Lisboa, na freguesia dos Anjos em 1964 e, desde cedo começou a mostrar a sua vocação para o desenho o que o levou a frequentar a Escola de Artes Decorativas António Arroio. Após vários anos a trabalhar fora da sua área de eleição, fixou-se por fim como desenhador em 1992.
Com surgimento dos computadores pessoais, a paixão pelo desenho de carros e aviões voltou a surgir e, nos últimos 10/15 anos começou a colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos, tendo colaborado com desenhos técnicos na execução de alguns pormenores em réplicas de aeronaves, lustrações em vários artigos, livros e edições filatélicas.
Conteúdos:
- Formação da Aviação Naval
- B.A. Gnôme 100cv (Type B)
- Donnet-Denhaut 160cv Lorraine / 200cv Hispano-Suiza
- Tellier 200cv Hispano-Suiza
- Georges Lévy 280cv Renault
- Curtiss HS-2L
- A Era Dourada da Aviação
- Felixstowe F.3
- Fairey IIID Mk.II “Transatlantic Load Carrier”
- Travessia Aérea do Atlântico Sul
- Fairey III D
- Fokker TIIIW
- Avro 504-K
- Hanriot H-41
- CAMS 37A
- Macchi M.18
- DH 60G Gipsy Moth
- Junkers K43 fy
- Consolidated Fleet 10/16
- Hawker Osprey Mk III
- Blackburn Shark IIa
- Monospar ST12
- Avro 626
- Portugal na 2ª Guerra Mundial
- Grumman G-21B Goose
- Short Sunderland Mk I
- Grumman G44 Widgeon
- Bristol Blenheim Mk IVF / Mk V
- Airspeed Oxford Mk I
- DH 82A Tiger Moth
- Miles Martinet T.T. Mk I
- Bristol Beaufighter TF Mk X
- Beechcraft AT-11 Kansan; D18S
- Curtiss Helldiver SB2C5
- North-American SNJ-4
- Extinção e Legado
Temáticas adicionais abordadas: Centros de Aviação Naval, Numeração e Insígnias, Inventário de aeronaves, Características técnicas das aeronaves da Aviação Naval, Organização, Uniformes e distintivos.
(A edição do livro “Aviação Naval – Asas da Marinha” tem um custo previsional de 12.000€ para uma tiragem de 500 exemplares. Esta campanha iniciou-se em 12/04/2023 e só será financiada se angariar um mínimo de 3 000€ até 09/06/2023 às 18:00).
José Rocha. 07:30 UTC 17 de Abril de 2023. Nota de imprensa recebida do Autor Hugo Cabral no CAVOK.pt. As imagens contêm direitos de imagem associados.