Sérgio Cabral

"... O mar que nos isolava parecia vencido pelos motores e pelas asas."

Sou um Açoriano da ilha do Faial, e acho que foi a vivência das ilhas que me imprimiu a paixão pelos aviões. Os Fiat G.91 a passar baixo, os RR Dart estridentes dos Avro, as visitas do Puma para evacuar um doente. O mar que nos isolava parecia vencido pelos motores e pelas asas.

Mais tarde, casei com duas paixões em duas profissões paralelas: o design gráfico como freelancer, aluno e professor, e a aviação no AIS da NAV Portugal. Se andam por estas páginas do CAVOK.pt devem conhecer o eAIP, eVFR, o site da NAV AIS, tudo matéria de trabalho diário.

Nos últimos anos, num hobby que nasceu nas horas incertas da pandemia, comecei a desenhar aviões gordos e caricaturados (a que chamo “Fofies“) em modelação 3D, feitos para serem impressos em impressoras 3D domésticas. Depois também em 2D, desenhados à mão e às vezes coloridos com pintura digital. A maioria são ofertas para amigos, mas ultimamente ando a explorar formas de criar produtos que possam levar os meus desenhos mais longe. Descobri que para tudo há legiões de fãs na internet e por lá tenho feitos clientes e bons amigos, em 2D e 3D!

Abaixo, poderão ver alguns desses trabalhos.
No 3D, os modelos são criados em Blender (software de modelação e animação open source) para serem impressos em plástico ou resina, dando por vezes a opção de diversas peças para variar a configuração do trem, asas e armamento.
No 2D, há desde desenhos a esferográfica, um meio humilde mas surpreendentemente expressivo, lápis, pintura digital (em Krita, software open source), e alguma aguarela para esboços rápidos.
Créditos para os modelos 3D impressos e pintados: o meu bom amigo Tony L.
LINKS ÚTEIS para os trabalhos do Sérgio:
Sérgio Cabral, dezembro 2023. Imagens e fotografias poderão conter direitos de imagem associados.
(clique nas imagens para aumentar)