Por ser de importância para toda a comunidade aeronáutica publicamos no CAVOK.pt notícias emanadas pelo GPIAAF, Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários, Unidade de Aviação Civil.
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Acidente com a aeronave Piper PAY2 – HB-LTI – São Domingos de Rana
Após a fase de recolha de evidências no local do acidente e no aeródromo de Tires, os investigadores do setor de aviação civil do GPIAAF, com o total apoio logístico dos serviços da Proteção Civil de Cascais, procederam à remoção dos destroços da aeronave para as suas instalações segundo os procedimentos estabelecidos nesta matéria.
Estes destroços serão mantidos sob custódia do Gabinete para efeitos das peritagens e demais análises que se revelem necessárias para a investigação.
No processo de investigação de segurança ao acidente, o GPIAAF já está a trabalhar em conjunto com os seus organismos homólogos estrangeiros que, em linha com a legislação aeronáutica internacional, imediatamente manifestaram interesse em participar na comissão de investigação, conforme se segue:
• SESE, da Suíça, enquanto representante do país de registo da aeronave e do piloto;
• BEA, da França, enquanto representante do país da nacionalidade dos passageiros;
• NTSB, dos EUA, enquanto representante do país de fabrico da aeronave e helices;
• TSB, do Canadá, enquanto representante do país de fabrico dos motores.
Estes organismos homólogos do GPIAAF, todos com larguíssima experiência e competência técnica na investigação de acidentes aéreos e que já participaram noutras investigações do ex-GPIAA, colaboram com o Gabinete no âmbito das obrigações e tradição de cooperação técnica internacional entre os organismos de investigação de segurança de acidentes, participando activamente nos trabalhos da comissão de investigação, fornecendo informação necessária e contribuindo com as valências e acções requeridas no seu domínio.
Contar-se-á, também, com o contributo dos fabricantes da aeronave, motores e hélices.” GPIAAF, Unidade de Aviação Civil.
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Nota Informativa do Acidente ocorrido no dia 17 de abril de 2017, com o Piper PA31T Cheyenne II, registo HB-LTI, em S. Domingos de Rana (02/ACCID/2017) – publicado em Português e Inglês.
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Mapas Síntese dos Acidentes e Incidentes:
Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2017.
Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2016.
Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2015.
Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2014.
Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2013.
Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2012.
Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2011.
Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2010.
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José Rocha. 22 de Abril de 2017. Conforme notícia emanada pelo GPIAAF, Unidade de Aviação Civil.
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