VFR 2 IMC – VFR em IMC

VFR2IMC ( VFR em IMCRegras de Voo Visual em Condições Meteorológicas por Instrumentos ) é uma situação em que um piloto a voar sob Regras de Voo Visual (VFR) voa em Condições Meteorológicas por Instrumentos (IMC). Quando isso acontece, o piloto perde todas as referências visuais, tornando-se numa armadilha, muito difícil voar em segurança. A carga de trabalho, as sensações e percepções farão com que o voo fique especialmente difícil e complicado, a navegação e a comunicação quase impossíveis.

Tanto os pilotos que habitualmente voam em VFR, como os pilotos com classificação por instrumentos, podem ser vítimas da armadilha a voar em Regras de Voo Visual com Condições Meteorológicas por Instrumentos. 75% de todos os acidentes relacionados com condições climáticas adversas na Europa conduziram a um resultado final fatal.

VFR em IMC infelizmente continua a ser a principal causa de acidentes fatais relacionados com o clima na Aviação Geral.

Sempre que o piloto pretenda descolar, é importante “Tomar a Decisão Certa” reunindo todas as informações necessárias, incluindo as informações meteorológicas no destino mas também na sua rota, numa latitude temporal calculada por excesso, para tomar uma decisão sobre voar ou não, para onde voar e o que fazer no ar.

Voe em segurança! Consulte e analise as informações meteorológicas no destino e na sua rota, para tomar uma decisão sobre voar ou não!

José Rocha. Março de 2025. Tradução livre de artigo EASA por José Rocha. Apresentação .pdf e artigo original pode ser consultado aqui: https://www.easa.europa.eu/community/topics/coping-weather-vfr2imc . Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.