A atribuição do nome Aeroporto Sacadura Cabral à nova infraestrutura de transporte aéreo de passageiros em Alcochete constitui uma oportunidade derradeira para o País resgatar do quase anonimato o Contra-almirante Artur Sacadura de Freire Cabral, figura maior da Aeronáutica em Portugal, protagonista e mentor da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, em 1922 – à semelhança do ocorrido com Gago Coutinho, que deu nome ao Aeroporto Internacional de Faro.
Pugnar por esta atribuição acarretaria visibilidade a todo o Interior, pois evocar Sacadura Cabral, enquanto beirão nascido em Celorico da Beira, abriria o foco para este território meio ofuscado, origem de tantas surpresas culturais como é ser o berço desta figura da Modernidade; além de que constituiria uma forma de não se deixar cair no esquecimento o seu inestimável legado que contribuiu de forma indelével para o progresso da Aviação Portuguesa e Mundial, reconhecendo, valorizando e projetando-o para o futuro.
No ano em se assinala o Centenário do Desaparecimento de Sacadura Cabral no “frio mar do alheio Norte“ (Fernando Pessoa), seria de todo pertinente outorgar o seu nome ao novo aeroporto, pelo que, somos a convidar V/Exas. para abraçar este propósito de o homenagear, na real medida da sua notoriedade.
Convictos da adesão de V/Exas., solicitamos se dignem apoiar esta causa, subscrevendo a moção/petição anexa, que pretendemos tornar pública na data do centenário do desaparecimento de Sacadura Cabral (15 de novembro), e diligenciar no sentido de a divulgar através dos V/suportes comunicacionais com vista à recolha do maior número de assinaturas.
Links para assinatura da petição:
https://participacao.parlamento.pt/initiatives/4555
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=sacaduracabral-2024
José Rocha. 22 de Novembro de 2024. Agradecimento ao Município de Celorico da Beira pela divulgação. As imagens poderão conter direitos de imagem associados.
Nota CAVOK.pt – O conteúdo da divulgação é da responsabilidade do seu autor ou autores expressos e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O CAVOK.pt não recebe, nem irá receber qualquer compensação direta ou indireta, referente aos conteúdos. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo. O conteúdo da divulgação terá que chegar ao conhecimento do CAVOK.pt através do email cavok.pt@gmail.com ou pelo formulário “CONTACTE-NOS“.