Mudança da Hora Legal – 27 de Outubro de 2024

Parlamento Europeu no Jornal Oficial da União Europeia para este ano 2024, fixou a mudança da hora para todos os países da União Europeia, onde a hora de INVERNO em 2024 para Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira, se inicia no dia 27 de Outubro às 02H00, atrasando o relógio para a 01H00.

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) é a instituição que tem a incumbência legal de manter e distribuir a Hora Legal em Portugal. No âmbito destas competências o OAL disponibiliza o serviço de sincronização com a Hora Legal através do protocolo informático NTP (Network Time Protocol) e, também, a simples visualização da mesma nas suas páginas internet.

A Hora Civil em qualquer país reporta-se (o mais possível) à posição média do sol no céu local. Como a duração do dia solar não é constante durante o ano há diferença entre a hora solar verdadeira e a Hora Civil que tem progressão uniforme. Historicamente definiu-se a escala de tempo UT1 baseada na duração média da rotação da Terra que, actualmente, é medida no referencial parado das posições celestes dos quasares mais distantes, observados na banda do rádio com Very Large Baseline Interferometry (VLBI).

As variações irregulares progressivamente identificadas na velocidade de rotação da Terra conduziram, em 1972, à substituição do UT1 (escala cuja duração do segundo é variável ao longo dos séculos) pelo Tempo Universal Coordenado (UTC), que é uma escala de tempo derivada do Tempo Atómico Internacional (TAI), ou seja, o UTC tem o mesmo andamento da escala TAI. Depois da sua introdução, o UTC passou a basear todas as Horas Legais mundiais.

O TAI é calculado pelo Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) usando o valor médio da hora numa rede mundial de relógios atómicos. Por isso é uma escala de tempo uniforme. O ponto de origem do TAI foi definido como UT1=TAI no dia 1 de Janeiro de 1958.

Ao pretender-se que o UTC também se mantenha próximo do UT1, foi aprovado pela CCIR – ITU (International Telecommunication Union, agência da Nações Unidas) na Recomendação 460-4-1986, que a diferença UT1-UTC seja inferior a 0,9 segundos para assegurar a concordância entre as escalas de tempo física (relógios) e astronómica (sol e rotação planetária). Isto implica que devido ao abrandamento da rotação terrestre, o UTC (que segue UT1) vai diferindo do TAI. Além disso, a correcção é feita em número inteiro de segundos, valor que tem aumentado com os anos.

Ao ser introduzido o UTC como escala de referência em janeiro de 1972, a diferença TAI-UTC já era de 10 segundos, ou seja UTC = TAI -10 s, mas foi necessário introduzir mais outro segundo de correção no final desse ano.

Calendário para a Mudança de hora entre 2024 e 2026

Quem quiser desde já tomar nota das mudanças de hora até 2026 poderá seguir o que ficou definido no 

  • 2024: domingo 31 de Março e domingo 27 de Outubro,
  • 2025: domingo 30 de Março e domingo 26 de Outubro,
  • 2026: domingo 29 de Março e domingo 25 de Outubro.

Na Região Autónoma dos Açores, o horário de inverno será alterado a 27 de outubro de 2024 às 01h00 do tempo legal atrasando o relógio para as 00h00

Não esqueça no preenchimento do Plano de Voo, FPL ( field / campo 13 – departure aerodrome / time) a “Hora UTC” serão então IGUAL relativamente à “Hora LOCAL” em Portugal Continental.

Um pouco mais sobre a mudança da hora em Portugal e Europa

Em fevereiro de 2018, o PE instou a Comissão a proceder a uma avaliação exaustiva dessa diretiva e, se necessário, a apresentar uma proposta de revisão da mesma.

No verão, a Comissão realizou uma consulta pública que recebeu 4,6 milhões de respostas, o número mais elevado de sempre. 84% dos inquiridos afirmaram ser a favor de se acabar com as mudanças de hora sazonais e 16% manifestaram ser contra a sua abolição.

Atualmente, existem três fusos horários na UE: hora da Europa Ocidental ou Tempo Médio de Greenwich (Portugal, Irlanda e Reino Unido), hora da Europa Central (17 Estados-Membros) e hora da Europa Oriental (Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia). Para os Açores e as Ilhas Canárias vigoram disposições especiais. ( in Comunicado de Imprensa Parlamento europeu, Sessão Plenária 26-03-2019 – 12:47 )

José Rocha. 07:30 UTC 26 de Outubro de 2023. Fonte Observatório Astronómico de Lisboa. As imagens e fotografias poderão conter direitos de imagem associados. Imagem do Observatório retirada do sítio do OAL.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.