Publicamos no CAVOK.pt notícias, procedimentos e informações de interesse para a aviação ligeira e ultraleve, emanados pela NAV Portugal.
Em fevereiro de 2024 irá fazer um ano que a NAV Portugal migrou para um novo Sistema de Gestão de Tráfego Aéreo o inovador TOPSKY, que impactou os serviços prestados da NAV Portugal, para um mundo mais seguro, eficiente e sustentável. Com este sistema reforçou ainda mais a segurança da atividade dos Serviços de Tráfego Aéreo nos diversos Órgãos, com mais tecnologia e redes de segurança digital adicionais para tomada de decisões mais rápidas e optimizadas, com o objectivo dum fluxo de tráfego rápido, seguro e expedito do tráfego aéreo, impactando ainda na poupança de combustível e logo, reduzir a pegada de carbono. (CAVOK.pt)
As bancadas ao dispor dos operacionais Controladores de Tráfego Aéreo da NAV Portugal, que integram o novo Sistema ATM e Comunicações, foram construídas em cumprimento com todos os requisitos técnicos e ergonómicos, equipadas com hardware do sistema de ATM e de Comunicações, Graphical User Interface de visualização Radar do sistema TOPSKY-ATC e infraestrutura de dados e de energia final.
Como características do sistema TOPSKY destaca-se o acesso inovador às informações de voo, a robustez, a confiabilidade e fácil manutenção, os recursos integrados de sequenciamento e otimização, as ferramentas eficientes para deteção e resolução mais precoce de conflitos e o acompanhamento preciso e em tempo real para decisões mais rápidas e utilização mais intuitiva por parte dos Controladores de Tráfego Aéreo.
1 – Handset para comunicações terra-terra, é utilizado em alternativa ao Headset
2 – Extensão do Air Situation Display – ADS (7) é utilizado para acomodar alguns menus libertando espaço no écran principal
3 – Sistema de Comunicações de Emergência – SCE para ser utilizado em situação de falha do Voice Communication System – VCS (9)
4 – Texto do Automatic Terminal Information Service – ATIS que está a ser difundido a todo o momento com informações meteorológicas e condições do aeródromo, para as tripulações de voos a chegar e sair do Aeroporto Humberto Delgado – AHD.
5 – Automatic Weather Station – VAISALA com informação meteorológica em tempo real do AHD
6 – Gestor Electrónico de Conteúdos – GEC com relógio, pistas em uso, procedimentos de chegada e saída, estado do guiamento de aterragem do AHD, frequências rádio e sectores ativos no ACC.
7 – Air Situation Display – para apresentação do sistema TopSky com toda a situação de tráfego
8 – Ground Situation Display – mostra todos os movimentos no solo (aeronaves e viaturas) no AHD
9 – Voice Communication System – permite manter as comunicações com as aeronaves, outros sectores e outros órgãos
10 – Altifalante do SCE (3)
11 – Altifalante do VCS (9)
12 – Pedal PTT – Push To Talk para fazer comunicações com as aeronaves
13 – Comando sem fios da luz na parte superior ASD (7)
14 – Botões de comando do conjunto de ecrãs e da bancada
Fonte da NAV Portugal
SAIBA MAIS E CONSULTE AQUI os press releases da NAV Portugal
José Rocha. Janeiro de 2024. Como notícia divulgada pela NAV Portugal. Fotografias e imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de autor associados na NAV Portugal.
Nota: Este artigo contém links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.