Pássaro de Ferro – Roteiro turístico aeronáutico do Porto

Afastado dos centros nevrálgicos da aviação nacional, cujo umbigo fica ali para as bandas do Terreiro do Paço, o Porto e o Norte no seu todo, historicamente, fornecem uma mole humana muito substancial e ímpar para a aviação nacional.

Não sendo a região frutífera em eventos históricos de monta desde o advento da aviação nacional, com as honrosas excepções do aeroplano “Creche do Comércio do Porto” em 1912 e do voo do Blériot XI do Eng. João Branco e do Norberto Gonçalves, em 1913 (estes  dois aviadores  participaram nos primeiros passos da Arma de Aeronáutica do Exército, integrando o Corpo Expedicionário Português, na França da Grande Guerra). 

Talvez por serem poucos, será por isso fácil de enumerar os eventos ou feitos, ou apenas sucedidos, registados na cidade do Porto, o que faço de uma forma declaradamente Tripeira, e enumerando-os de forma cronológica, ainda que, a roçar as bordas de um roteiro turístico…

Contributos para um roteiro dos locais históricos de aviação no Porto [M2457 – 2/2024]

Calorosas Saudações Tripeiras e Aeronáuticas!!

LEIA TUDO AQUI, NO PÁSSARO DE FERRO

Rui “A-7” Ferreira. Janeiro de 2024. Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados expressos ou não.