Ponte de Sor – LPSO Restrição temporária (RNP)

  • NOTAM A5181/23 informa que a TRMZ e a ATZ do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO estão fechadas devido a voo de calibração do procedimento RNP excepto ao voo de calibração, voos de emergência e voos da Protecção Civil, dia 07 de dezembro de 2023 no horário das 14:15 UTC às 16:30 UTC.
  • NOTAM A5180/23 informa que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor – LPSO está encerrado devido a voo de calibração do procedimento RNP, excepto para a aeronave de calibração, aeronaves de emergência e aeronaves da Protecção Civil, dia 07 de dezembro de 2023 no horário das 14:15 UTC às 16:30 UTC.

Nota rápida CAVOK.ptRequired Navigation Performance (RNP) é um tipo de Performance-Based Navigation (PBN) que permite a uma aeronave voar uma trajetória específica entre dois pontos definidos tridimensionalmente no espaço. RNP também se refere ao nível de desempenho da aeronave requerido para o procedimento. Um RNP de “10” significa que o sistema de navegação da aeronave deve ser capaz de calcular a sua posição, num círculo com raio de 10 NM. Um RNP de “0.3” significa que os sistemas da aeronave têm de ser capaz de calcular a sua posição num círculo com um raio de três décimos da Milha Náutica. Aproximações RNP executadas com valores atuais de até “0.1” permitem às aeronave executar trajetórias de voo desenhadas com curvas tridimensionais de maneira precisa, através de espaços aéreos congestionados, áreas sensíveis ao ruído ou relevo de terreno complicado.

e ainda:

  • NOTAM A2780/23 informa que no espaço aéreo da TRMZ de Ponte de Sor – LPSO: a ativação da TRMZ é sujeita às horas de operação do Serviço AFIS em coordenação com Lisboa ACC; Todas as aeronaves, incluindo ULAC a operar na LPSO TRMZ, estão sujeitas às seguintes condições: Comunicações bilaterais; submissão de Plano de Voo; Uso e operação do equipamento SSR Transponder. Desde dia 10 de Agosto de 2023 00:00 UTC até permanente.

José Rocha. 07:00 UTC 07 de dezembro de 2023. Imagens meramente ilustrativas poderão conter direitos de imagem associados Kristopher Allison Oskar Kadaksoo e @unsplash.com