Próxima Emenda (Manual) eVFR 003/23

Em janeiro, o CAVOK.pt deu-lhe a conhecer o novo formato, reestruturado e reformulado, do Manual eVFR que CONSULTAR AQUI, em formato digital, que entrou em vigor no dia 01 de Dezembro de 2022.

O eVFR pode ser extraído o seu conteúdo do ficheiro ZIP do sítio da NAV Portugal, para uma localização apropriada através de qualquer aplicativo compatível. Faça duplo clique no ficheiro ISO para o instalar como uma drive virtual (dependendo da configuração do seu PC, poderão ser necessárias outras ações ou software).

Abra o eVFR com duplo clique no ficheiro “index.html“.

A integridade dos dados do ficheiro ZIP poderá ser validada através da comparação com o valor CRC-32, fornecido em ficheiro separado (.txt) e com referência ao mesmo nome.

O CAVOK.pt dá-lhe agora conhecimento das PRINCIPAIS ALTERAÇÕES da emenda eVFR003-2023, que produzirão efeito a partir de 26 de Março de 2023 e todo o documento pode ser DESCARREGADO AQUI!


GEN 1.2 Entrada, Trânsito e Partida de Aeronaves

Serviço Aéreo Intra-UE

  • (…) As entradas ou saídas dos aeródromos e pistas de ultra-leves de voos dentro da comunidade (UE, EEA e Suíça), excluindo os voos não Schengen (de/para Irlanda, Bulgária, Roménia e Chipre), não estão sujeitas a autorização.
  • Não são permitidos voos comerciais nos seguintes aeródromos: LPBR (Braga), LPIN (Espinho), LPFC (Figueira dos Cavaleiros), LPJF (Leiria), LPMI (Mirandela), LPMU (Mogadouro), LPFA (Monte da Aviôa/Ferreira do Alentejo), LPPN (Proença-a-nova), LPSC (Santa Cruz), LPSR (Santarém), LPMN (Amendoeira/ Montemor-o-novo), LPLZ (Lousã), LPAF (Alfrapark) e LPHB (Herdade da Brava).
  • Voos não Schengen dentro da comunidade (de/para Irlanda, Bulgária, Roménia e Chipre), entradas ou saídas de LPVR (Vila Real), LPCH (Chaves), LPCO (Coimbra), LPEV (Évora), LPVZ (Viseu), LPPM (Portimão), LPVL (Vilar da Luz), LPCB (Castelo Branco), LPJB (Algés), LPDA (Massarelos), LPLO (Loulé), LPMB (Morgado de Apra-Loulé), LPMZ (Porto Moniz), LPSA (Salemas), LPMC (Macedo de Cavaleiros), LPFE (Fafe) e Navio de passageiros Amavida, estão sujeitos a autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
  • A ANAC submeterá o pedido de autorização ao SEF e/ou AT, e conforme o caso e no cumprimento dos procedimentos aplicáveis, emitirá uma autorização final viabilizando a operação.

Ultraleves

  • A utilização de pistas ultraleves está limitada a voos intracomunitários (estando excluidos os países UE Não Schengen como Bulgária, Chipre, Irlanda, Roménia) e Schengen comunitários.
  • Os ultraleves oriundos ou com destino a países terceiros/ extracomunitários ou não Schengen comunitários (Bulgária, Chipre, Irlanda, Roménia) não podem operar nas pistas de ultraleves, dado que as mesmas não estão identificadas, nem constituem “ponto de passagem”, devendo assim divergir ou utilizar aeródromos que estejam habilitados para a operação de voos de e para países terceiros e que aceitem operações de ultraleves, devendo seguir os mesmos procedimentos que estão previstos e determinados para as aeronaves de outra tipologia. (…)

GEN 2.7 Nascer/Pôr do Sol

(…) Horário do Nascer do Sol/Pôr do Sol/Crepúsculo para os aeródromos portugueses podem ser obtidos através do seguinte sítio web:
https://ais.nav.pt/pt/ais/tabelas-do-nascer-por-do-sol/
As tabelas disponibilizadas foram elaboradas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Os horários indicados para o nascer do sol (SR) e o pôr do sol (SS) são calculados tendo em conta as coordenadas equatoriais do sol naquele dia e momento, bem como sua distância da Terra. Leva em consideração a refração atmosférica. Os momentos assim calculados correspondem ao instante em que a orla superior do sol toca o horizonte local definido pela elevação do aeródromo (em metros), em relação ao ARP.
Os horários nas tabelas são dados em UTC para o início do crepúsculo da manhã civil (Crepúsculo DE), nascer do sol (SR), pôr do sol (SS) e final do crepúsculo da noite civil (Crepúsculo PARA), para o ano civil.
As horas UTC indicadas para o início do crepúsculo da manhã civil e o final do crepúsculo da noite civil são calculados para o centro do disco solar a uma altitude de 6° abaixo do horizonte, como comummente usado (…)

AD 2-LPCB-2 2.3 Horas de funcionamento

(…) Operador do Aeródromo – Nascer do Sol/Por do Sol – Para aeronaves não baseadas no AD, PPR ao Diretor do AD com 24 horas de antecedência. (…)

(…) ATS- 09:00-12:30 14:00-17:30 LMT (HO AFIS) Possibilidade de antecipação da abertura ou
extensão do horário de encerramento do AFIS mediante coordenação com o Diretor do Aeródromo. Pedido a submeter com 24 horas de antecedência. (…)

AD 2-LPIN-5 2.23 Informações complementares

(…) Atividades potencialmente perigosas: Paraquedismo e ULM: estas atividades são mais intensas aos fins de semana. Ver ENR-5.5 Desportos Aeronáuticos e atividades recreativas. (…)

AD 2-LPLZ-5 2.23 Informações complementares

(…) É necessária precaução na aterragem sempre que a operação for afetada por variações significativas de temperatura, humidade, visibilidade e quando o vento for superior a 5 KT, devido a cisalhamento junto às extremidades das pistas. (…)

AD 2-LPSC-5 2.23 Informações complementares

(…) Atividades potencialmente perigosas: Voo de planadores.

Parapente: Atividade de parapente sobre a linha de costa, 2 NM a norte do aeródromo. (…)

AD 3-LPSD-1 3.2 Dados geográficos e administrativos do heliporto

(…) 5-Declinação magnética (data)/variação anual – 01º W (2023) / 017º decrescente. (…)

AD 3-LPSD-2 3.12 Dados do heliporto

(…) Superficie / 15m X 15m / Canal de aproximação-018.52 (GEO) 0.19.66º (MAG) / 30m X 30m Relva / Asfalto (Não disponível) / 393233N 0080937W (Não disponível) (…)

AD 4-ALQUEIDÃO-1 LP48 AD 4.2 Dados geográficos e administrativos da pista de ultraleves

(…) 5-Declinação magnética (data)/variação anual – 01º W (2023) / 017º decrescente. (…)

AD 4-CABEÇO DA VACA-1 LP66 AD 4.2 Dados geográficos e administrativos da pista de ultraleves

(…) 5-Declinação magnética (data)/variação anual – 01º W (2023) / 017º decrescente. (…)



José Rocha. 15 de Março de 2023. Imagens meramente ilustrativas e poderão conter direitos de imagem associados da NAV Portugal.