Desde Benešov (Chéquia) até Benavente, num SHARK – UL

O objectivo do Cmdt Jiri Prusa, aviador, autor de vários livros relacionados com aviação e empresário aeronáutico, nascido em 1953, era fazer um voo de cerca de nove horas non stop, num Shark 600, cruzando toda a Europa, desde Benesov na Chéquia até ao Campo de Voo de Benavente em Portugal. Inicialmente, estava previsto ser efectuado no dia 8 de Novembro de 2022 mas, por razões meteorológicas, acabou por ser adiado para quinta-feira dia 10 de Novembro.

Foi este o relato de viagem de Jiri:

Na quinta-feira, dia 10 de Novembro de 2022, consegui realizar o voo de Benešov/LKBE na República Checa (Chéquia) para o Campo de Voo de Benavente em Portugal, num Shark 600 sem aterrar.

Preparei e mostro-vos aqui, algumas estatísticas básicas do voo, que foram registadas por mim e pelos equipamentos que levei a bordo.

Realizei inicialmente um voo de preparação para tentar quebrar o recorde da FAI – Fédération Aéronautique Internationale em distância percorrida por uma aeronave de MTOW (Maximum Take-Off Weight) até 600 Kg com dois ocupantes (conforme exigido pela FAI). Então, a diferença seria que, ao invés de transportar um depósito contendo 90 Litros de combustível, na realidade, haveria um passageiro no banco de trás, sendo que a aeronave só poderia pesar 600 kg, incluindo o combustível nos tanques principais, o piloto e o passageiro. Acredito que as informações que vos deixo, irão dar algumas ideias de como e o que será necessário de logística e dinâmica organizativa para uma tentativa de recorde, que depois desde voo, irei preparar para a primavera de 2023.

  • A distância calculada com base no voo real, incluindo o voo de formação na última fase em Benavente, foi de 2283 km;
  • A distância planeada de acordo com o Sky Demon foi de 2206 km. Por causa das montanhas cobertas de nuvens perto dos Pirenéus, voei um pouco para Norte de Lyon do que o planeado originalmente, então a rota real ficou um pouco mais longa, acrescentando ainda o prolongamento da distância, pelo voo de formação à chegada a Benavente (três Sharks voando juntos). Então constactei que o Sky Demon calcula as distâncias de uma forma muito realista;
  • A hora de partida na quinta-feira foi às 06:12 UTC de Benešov e a hora de aterragem foi às 15:24 UTC em Benavente, pelo que o Tempo Real de Voo foi de 09 horas e 12 minutos. Se a duração do voo de formação for subtraída (10-12 minutos), parece que o tempo total de voo entre LKBE e Benavente foi de 09H00 horas exatas. A velocidade média foi de 135 Kts com uma máxima de 164 Kts (um pouco de vento de cauda sobre Espanha);
  • A altitude máxima voada durante todo o voo foi de 5596 pés;
  • A quantidade total de combustível gasto foi de 194 litros, restando ainda cerca de 50 litros nos tanques e depósito (no lugar do passageiro de trás). O consumo médio de combustível foi, portanto, de 21,2 litros por hora. Teoricamente, portanto, a aeronave poderia permanecer no ar cerca de 11:00 horas percorrendo cerca de 2800 Km à velocidade média de 135 Kts e com carga semelhante (ajustes 26Hg/5200RPM);
  • Com uma configuração mais económica, por exemplo 22Hg/4200RPM, o tempo máximo e a distância percorrida podem ser substancialmente aumentados (estimo que possam ser cerca de 19 horas a 200 Km/H, ou seja, voando pois cerca de 3800 Km). O problema aqui seria o piloto conseguir manter-se a voar 19 horas, sem consequências para o corpo ou adormecer;
  • Sem o depósito no lugar do passageiro (tanque adicional com cerca de 90 litros de combustível), ou seja, com 150 litros de combustível e uma configuração econômica de 22Hg/4200RPM, o avião poderia permanecer a voar cerca de 12:00 horas e percorrer uma distância de cerca de 2400 Km. Este é o cálculo que devemos testar e considerar se/ao preparar o recorde mundial em distância, percorrida por uma aeronave de MTOW 600 kg.

Agradeço a todos os envolvidos pela disponibilidade e apoio.

À chegada a Portugal, no Campo de Voo de Benavente, tive a agradável surpresa de ser perseguido, num “dog fight“, por outro Shark (tubarão) que tem o número de produção 001, tendo sido assim o primeiro “tubarão” a ser produzido comercialmente. Foi um dos dois “tubarões” portugueses, que me esperavam no ar, à chegada ao Campo de Voo de Benavente, quinta-feira passada.

Nota final – Será importante referir que a meteorologia estava bastante favorável e não encontrei ventos contrários fortes, que me retardassem ou aumentassem o consumo de combustível.

Tradução livre por José Rocha, do relato feito por Jiri Prusa a 13 de Novembro de 2022. Fotografias gentilmente cedidas por Guilhermino Pinto.