Projecto – Eye In The Sky

O Projeto Eye in the Sky visa projetar e desenvolver uma plataforma aérea para reforçar a rede de comunicações de emergência, ao mesmo tempo que fornece imagens georreferenciadas em tempo real de grande altitude com vista à monitorização do perímetro de incêndio e à deteção dos pontos quentes da área queimada, com a finalidade de apoiar as equipas operacionais e a definição de táticas e estratégias de combate.

Projeto Eye in the Sky propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma que será composta por um balão de alta-altitude (HAB) responsável pela subida em altitude de uma carga útil de observação e comunicação, com o objetivo de recolha de imagens e repetição de comunicações respetivamente. O HAB transportará igualmente um veículo aéreo não tripulado (UAV), tipo asa voadora (planador), que será lançado de alta altitude. Assim, quando o HAB se afasta da região de interesse, o UAV é libertado transportando as cargas úteis para a posição remotamente indicada.

O Projeto Eye in the Sky pretende complementar outras soluções aéreas, sejam aeronaves tripuladas ou drones cooperativos, utilizadas em situações de emergência e alinhadas com a nova visão estratégica do Sistema de Defesa Florestal Contra Incêndios Florestais. Embora as soluções usuais baseadas em UAVs forneçam informações locais e, portanto, mais detalhadas, sobre as áreas monitorizadas, com uma altitude de operação muito acima da normalmente utilizada por outros meios aéreos, o Eye in the Sky oferece uma ampla cobertura de comunicações e uma visão aérea geral, bem como um forte incremento do tempo de operação deste tipo de meio aéreo.

O potencial do uso de meios aéreos não tripulados na gestão de incêndios florestais, na sua fase deteção e monitorização, é amplamente reconhecido. São, no entanto, apontadas várias limitações ao seu uso, tal como a interferência com outros meios aéreos, nomeadamente os de combate a incêndios, e a baixa autonomia destes equipamentos que levam períodos de utilização normalmente inferiores a 30 minutos. A solução proposta visa tirar o máximo proveito dos meios aéreos não tripulados na gestão dos incêndios, minimizando as limitações referidas.

Saiba mais aqui sobre PROJETO EYE IN THE SKY

Impacto no tráfego aéreo.

CONSULTE AS ÁREAS DE LANÇAMENTO AQUI, bem como a cobertura dos lançamentos em curso desde 10 de Julho de 2022 até 25 de Outubro de 2022.

Esteja atento, submeta o Plano de Voo, obtenha informações adicionais, em tempo real, nos respectivos Órgãos de Tráfego Aéreo da área onde irá fazer o seu voo.

José Rocha. 06:00 UTC 07 de Julho de 2022. Texto, video, fotografia e diagrama retirados do sítio EYE IN THE SKY. Imagem mapa CAVOK.pt.