ETAP-T 2022 European Tactical Airlift Programme

Com efectividade de 07 de Junho a 16 de Junho de 2022, terá lugar em espaço aéreo português, o exercício militar ETAP-T 2022.

O ETAP-T 2022 – Programa de Transporte Aéreo Táctico Europeu – Treino, é um treino anual militar com objectivos baseados nos requisitos e actividades nacionais de treino do transporte aéreo táctico, num cenário europeu, projectado para optimizar séries avançadas e multi-ameaças, que são desafiadoras para as forças operacionais dos países envolvidos.

A espinha dorsal deste treino militar desde o início em 2012 é o forte apoio do Comando Europeu de Transporte Aéreo (EATC).

Este exercício militar tem duração aproximada de duas semanas, oferecendo não apenas oportunidades de treino para tripulações, mas também de Intel, manutenção, Combined Air Terminal Operations (CATO), Air Mobility Protection Teams (AMPTs), Combat Control Team (CCT), Tactical Aeromedical Evacuation (CasEvac) e páraquedistas.

O ETAP-T (anteriormente designada como EATT) vai já com nove anos de existência, tendo anteriormente sido organizado em Espanha (2012/13/19), Bulgária (2014), três vezes em Portugal (2015/16 e 17) e uma na Hungria (2018). As edições previstas para 2020 em Itália e 2021 na Hungria foram canceladas, muito em consequência da pandemia.

A edição deste ano 2022 acontecerá em Junho e está já programada para Portugal e irá ter como centro nevrálgico a Base Aérea Nº 11, Beja.

O CAVOK.pt irá dar-lhe toda a programação dia a dia deste exercício aéreo que condicionará o espaço aéreo Português. Deve, durante o período do exercício, ter em consideração as áreas e as suas restrições. Os aeródromos abrangidos pelo exercício apenas poderão ser utilizados fora do período da actividade do ETAP-T 2022 e as áreas e corredores aéreos evitados.

Voos de Emergência, Combate a Incêndio, Serviço Público, Evacuação Médica e Busca e Salvamento, poderão atravessar qualquer área do ETAP-T 2022, sem atrasos ou alterações de voo no seu caminho e altitude, desde que antecipadamente coordenados com Lisboa Informação.

Voos de Emergência, Combate a Incêndio, de Evacuação Médica e de Busca e Salvamento estão isentos das restrições aplicadas aos aeródromos, heliportos e Pistas UL afectadas, desde que requeiram coordenação antecipada com Lisboa Informação.

Durante as actividades ETAP-T 2022 , Lisboa FMP pode aplicar regulações ATFCM de forma a lidar, de forma segura, com os constrangimentos militares. Mais informação pode ser solicitada a Lisboa FMP.

Foi criado o Suplemento ao Manual VFR 038/2022 de 19 de Maio.

O CAVOK.pt dar-lhe-á como sempre, toda a informação diária dos períodos e áreas de activação, para que possa planear o seu voo evitando violações de espaço aéreo.

José Rocha. 06:00 UTC 06 de Maio de 2022. Fotografias por Dx Stub @ Unsplash.com e Paulo Antunes.