O livro
Durante a II Guerra Mundial o Reino Unido forneceu ou cedeu (após terem sido internados) cerca de 340 aviões militares a Portugal.
E no pós-guerra, seguiram-se mais 140 aviões, o que perfaz cerca de meio milhar de aeronaves de origem inglesa.
A imprensa mundial tem sido, até aqui, omissa ou vaga, em pormenorizar tão importante contribuição, situação que esta obra procura remediar, esclarecendo com a precisão necessária.
A razão desses suprimentos foi a cedência, por Portugal, de facilidades nos Açores, facto aceite pela maioria dos historiadores como o ponto de reversão da Batalha do Atlântico, que conduziu ã vitória final dos Aliados.
Esta infusão de material de voo permitiu a Portugal consolidar a sua Aviação de Combate, nos primórdios da actual FORÇA AÊREA PORTUGUESA.
A obra aborda, em complemento, as actividades da R.A.F. nos Açores entre 1943 e 1946.
O Autor
O autor, Mário Canongia Lopes, Engenheiro Mecânico de profissão a partir de 1955, é apaixonado pela aviação desde a sua juventude, em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. Testemunha visual de muitos factos históricos de então – Portugal, país neutral, foi, não obstante, encruzilhada de rotas da aviação beligerante e túmulo de muitos aviadores da época – sem que alguma vez tenha seguido a carreira de aviador, militar ou civil – decidiu, a partir de 1970, dedicar-se ao tema, em simultâneo com a sua actividade profissional nas indústrias pesadas portuguesa, e, mais tarde, brasileira. É hoje Consultor-Sénior em equipamentos de mineração e autor de 2 livros e de mais de 30 artigos, publicados em revistas portuguesas e estrangeiras, todos sobre Aviação Militar
A Livraria
Disponível na buuq, livraria, papelaria, presentes, impressões – Rua 25 de Abril, 455 Braga. geral@buuq.pt + 351 253 215 221
Encomendas ou questões via WhatsApp: +351 960292846
O Preço
PVP: 23,80€ (envio com portes correio registado nacional: 5,03€)
Miguel Dias. Março 2022. Divulgado pela buuq, nova marca! Os sorrisos de sempre!
Nota CAVOK.pt – O conteúdo do artigo é da responsabilidade do seu autor ou autores expressos e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O CAVOK.pt não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente aos conteúdos. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo. Textos ou divulgações terão que chegar ao conhecimento do CAVOK.pt através do e-mail cavok.pt@gmail.com ou pelo formulário “CONTACTE-NOS“.