A hora legal em Portugal é definida pelo Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
O Tempo Universal Coordenado, UTC,Coordinated Universal Time, é o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. É o sucessor do Tempo Médio de Greenwich, Greenwich Mean Time, cuja sigla era GMT e vulgarmente conhecida como “Hora Z“, Hora Zulu nas referências aeronáuticas.
O UTC, Coordinated Universal Time, é usado para eliminar a inclusão de uma localização específica, Greenwich, Inglaterra, num padrão internacional, passando a basear igualmente a medida do tempo nos padrões atômicos.
O Parlamento Europeu para este ano no seu Jornal Oficial fixou para todos os países da União Europeia que a hora de VERÃO em 2022 se inicia no dia 27 de Março.
Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira
- horário de verão: no dia 27 de março de 2022 à 01h00 do tempo legal adiantamos o relógio para as 02h00
- horário de inverno: 30 de outubro de 2022 às 02h00 do tempo legal atrasamos o relógio para a 01h00
Região Autónoma dos Açores
- horário de verão: 27 de março de 2022 à 00h00 do tempo legal adiantamos o relógio para as 01h00
- horário de inverno: 30 de outubro de 2022 às 01h00 do tempo legal atrasamos o relógio para a 00h00
Não esqueça no preenchimento do Plano de Voo, FPL ( field / campo 13 – departure aerodrome / time) as “Horas UTC” serão então MENOS UMA HORA relativamente à “Hora Local” em Portugal Continental.

Um pouco mais sobre a mudança da hora em Portugal e Europa
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva europeia de 2000. Todos os anos, os relógios devem ser, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
Em fevereiro de 2018, o PE instou a Comissão a proceder a uma avaliação exaustiva dessa diretiva e, se necessário, a apresentar uma proposta de revisão da mesma.
No verão, a Comissão realizou uma consulta pública que recebeu 4,6 milhões de respostas, o número mais elevado de sempre. 84% dos inquiridos afirmaram ser a favor de se acabar com as mudanças de hora sazonais e 16% manifestaram ser contra a sua abolição.
Atualmente, existem três fusos horários na UE: hora da Europa Ocidental ou Tempo Médio de Greenwich (Portugal, Irlanda e Reino Unido), hora da Europa Central (17 Estados-Membros) e hora da Europa Oriental (Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia). Para os Açores e as Ilhas Canárias vigoram disposições especiais. ( in Comunicado de Imprensa Parlamento europeu, Sessão Plenária 26-03-2019 – 12:47 )

José Rocha. 06:30 UTC 24 de Março de 2022.
Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.