FPL- Plano de Voo Informações importantes

INFORMAÇÃO DE CARÁTER GERAL RELATIVA À SUBMISSÃO DE FPL PELOS OPERADORES AOS ARO NACIONAIS

Os FPL e mensagens associadas, são mensagens dedicadas a serem lidas por sistemas automáticos. Como tal, obedecem a formatos rígidos de colocação de parêntesis, espaços, traços ou barras e os respetivos grupos de caracteres nos locais apropriados.

Para fazer face à correta formatação dos FPL, o ARO de Lisboa disponibilizou um formulário em formato Microsoft Excel com o objetivo de ser preenchido pelos pilotos e daí ser extraído o texto livre para envio ao ARO:

  • Preencha o formulário na folha “FPL
  • Aceda à folha “Free text for ARO use only” e copie a célula A1 para o corpo da sua mensagem de email a enviar ao ARO. Não envie o formulário!!!

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Estes são os erros mais comuns encontrados nos FPL VFR submetidos ao ARO:

Campo 15 – Rota

  • Túneis VFR sem ponto de entrada e de saída. Os Túneis VFR devem conter o PONTO REAL DE ENTRADA NO TÚNEL, o CÓDIGO DO TÚNEL e o PONTO REAL DE SAÍDA DO TÙNEL. INCORRECTO: DCT TE DCT CORRECTO: CVAPO TE BVNOV
  • Não pode conter indicadores de lugar de 4 letras. Devem ser inseridos os CÓDIGOS DE 3 ou 5 LETRAS , NOMES POR EXTENSO ou COORDENADAS. INCORRECTO: LPCB CORRECTO: CASTB
  • Os nomes por extenso devem ser sempre que possível substituídos pelos CÓDIGOS DE LOCALIDADES DE 5 LETRAS. Só usar o nome por extenso se não existir código de 5 letras. INCORRECTO: ALCACER DO SAL CORRECTO: ADSAL CONSULTAR AQUI A LISTAGEM DE LOCALIDADES E CÓDIGOS
  • Informação de STAY ( a informação STAY adiciona ao Plano de Voo um período durante o qual o piloto deseja voar próximo a um determinado waypoint / localização por um período de minutos). Os pontos de início e fim do STAY podem ser diferentes. INCORRECTO: STG STAY 1 STG CORRECTO: STG STAY1/0150 STG ( inserir depois no CAMPO 18: STAYINFO1/APP AT LEVX STOP AND GO) (Os pontos de início e fim do STAY podem ser diferentes.)

Campo 18 – Other information

  • CS/, CALLSIGN/, CALL SIGN/, REQ/. Estes sub-campos não existem e como tal, não deve ser usada a barra. Esta informação deve ser inserida no conteúdo do sub-campo RMK/ sem as barras: INCORRECTO. RMK/CS/FENIX 34 REQ/TOUCH AND GO CORRECTO: RMK/CS FENIX 34 REQ TOUCH AND GO
  • O sub-campo RMK/ só pode ser inserido uma única vez. Deve ser concentrada de uma forma ordenada e lógica toda a informação dentro de um único RMK/. INCORRECTO: RMK/CS FENIX 34 RMK/REQ ILS APP CORRECTO: RMK/CS FENIX 34 REQ ILS APP
  • Todos os sub-campos permitidos levam uma barra e não podem conter espaços imediatamente a seguir, nem antes da mesma. INCORRECTO: REG / CS TWH OPR / EAD CORRECTO: REG/CSTWH OPR/EAD
  • Não devem ser usados mais do que um espaço entre cada grupo de caracteres, nem entre cada linha de todo o FPL. INCORRECTO: REG / CS TWH OPR / EAD CORRECTO: REG/CSTWH OPR/EAD
  • O formato do DOF (Date Of Flight) é DOF/AAMMDD. INCORRECTO: DOF/121121 ou DOF/20211112 CORRECTO: DOF/211112
  • Quando é colocado ZZZZ nos campos 13 e/ou 16, o formato DEP/, DEST/ e ALTN/ correto no campo 18 é, DEP/NOME DO LOCAL 0000N00000W, DEST/NOME DO LOCAL 0000N00000W ou ALTN/NOME DO LOCAL 0000N00000W. No caso do DEP, DEST ou ALTN vir listado no MVFR não é obrigatória a coordenada. INCORRECTO: DEP/BEJA ULM N380337W0075239 CORRECTO: DEP/BEJA ULM 3804N00753W ou DEP/BEJA ULM

Campo 19 – Supplementary information

  • O sub-campo N/ é muitas vezes utilizado para colocar remarks indevidos que deveriam ficar no sub-campo RMK/ do campo 18. O sub-campo N/ serve para colocar informação apenas relativa a qualquer outro tipo de equipamento de sobrevivência. INCORRECTO: no CAMPO 19 N/TRAINING FLIGHT CORRECTO: no CAMPO 18 RMK/TRAINING FLIGHT

Documentos de ajuda

O ARO disponibiliza aos clientes, a pedido, alguns documentos de ajuda ao preenchimento dos FPL VFR:

Se não os possui ainda, pode enviar email a pedir para jorge.dias@nav.pt

O CAVOK.pt DISPONIBILIZA AS LISTAGENS AQUI PARA SEU CONFORTO

Mensagens associadas ao Plano de Voo (DEP, DLA, CHG, CNL, ARR)

Não envie o FPL completo. Envie um email simples, identificando devidamente o seu voo com o Indicativo, o aeródromo de partida e hora e apenas a informação que pretende alterar.

Informe sempre o ARO do seu ARR (ATERRAGEM). lpptaro@nav.pt, 218553341 ou 218553338.

Outros requisitos

Submeta o seu FPL com o máximo de antecedência que lhe for possível. A submissão de FPL com menos de 30 minutos de antecedência será rejeitada ou, o ARO alterará o EOBT para 30 minutos depois.

O seu FPL, após recebido, pode não ser submetido pelo ARO de imediato (por sobrecarga de serviço). Após ser submetido, passa ainda pelo processamento em dois sistemas diferentes (por vezes manual se mal formatado), até chegar à posição de Controlo de Tráfego Aéreo.

É importante o cumprimento da regra acima para evitar mensagens de DLA de última hora (e.g. DLA c/ 5, 10 min.).

EVITE O CONGESTIONAMENTO DOS TELEFONES DO ARO DÊ PREFERÊNCIA AO EMAIL: lpptaro@nav.pt

AO RECEBER O ENTENDIDO DE RECEÇÃO DO ARO, CONSIDERE A SUA MENSAGEM ENTREGUE O ARO CONTATÁ-LO-Á EM CASO DE NECESSIDADE.

Colabore com a NAV Portugal para facilitar o processamento e rapidez de distribuição do SEU PLANO DE VOO!!!

CONSULTE OU DESCARREGUE AQUI O FLYER DA NAV PORTUGAL

NOTA CAVOK.pt – O CAVOK.pt adicionalmente e para quem faz uso habitualmente dos sistemas informáticos e app’s nos smartphones ou tablets, android ou IOS, aconselha a utilização da APP NOZARD onde a sequência, apoio e facilidade do preenchimento de um Plano de Voo está muito facilitada, com guias de apoio desde o início do preenchimento até ao envio para o email que o utilizador pretenda, dando até conta de alguns erros que possa ter feito, no seu preenchimento.

BAIXE AQUI A APLICAÇÃO NOZARD

José Rocha. 04 de Dezembro de 2021. Agradecimento à NAV Portugal pela disponibilização das LISTAS e FLYER referidas neste artigo.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.