Sun n’ Fun é o segundo maior evento aeronáutico nos EUA, realizando-se em Lakeland há quarenta e um anos, sob o sol escaldante da Flórida.
Quando o visitante aqui chega, encontra tudo organizado e previsto, com meios de transporte gratuitos, que facilitam a deslocação dentro da ampla área de exposição, que começa nos LSA e ultraleves para depois passar às zonas de estacionamento e exposição dos aviões vintage, históricos, anfíbios e aos warbirds, passando pelos experimentais, distribuídos numa aérea total de aproximadamente dois quilómetros quadrados.
Quando se visita um evento como este, convém não deixar nada para ver depois, porque “depois” há mais e mais coisas para ver, e já lá não voltamos… Por isso, há que aproveitar tudo ou pelo menos, o máximo.
Este é um evento que só é possível graças à colaboração dos três mil e quinhentos voluntários que se encarregam das várias áreas da logística, desde o acompanhamento dos convidados, à segurança e supervisão das aeronaves estacionadas, aos centros de atendimento e informações para nacionais e para os estrangeiros onde podemos encontrar os programas diários, a água ou sumo ou apenas um lugar para nos refrescar e descansarmos depois de três horas ao sol sob os trinta e sete graus que se fazem sentir, sem que corra sequer uma pequena brisa.
Este ano o Sun n’ Fun conta com cerca de quinhentos expositores, dos quais, alguns são também patrocinadores que, com a sua contribuição possibilitam assim a vasta oferta de espectáculos e demonstrações aéreas, todos os dias.
A organização espera um total de duzentas mil pessoas entre visitantes, expositores, pilotos, voluntários e estudantes.
Uma das vertentes de maior atenção por parte da organização tem a ver com a sensibilização e atração dos jovens para o voo.
Em todos os pormenores, conseguimos perceber o cuidado com as crianças criando-lhe espaços de lazer e de aprendizagem onde pequenos conceitos e detalhes vão sendo aprendidos, onde o objectivo principal é a criar o gosto pelas actividades aeronáuticas.
Diariamente a organização disponibiliza vários espaços onde decorrem no total trezentos fóruns programados, sobre os mais variados temas desde a segurança à mecânica, apresentados por convidados conhecidos internacionalmente pela sua experiência e conquistas nas suas carreiras.
Dos shows acrobáticos, destacamos as demonstrações das patrulhas Geico Skytypers formada por quatro AT6, os Thunderbirds com os F16, os Aeroshell Aerobatic Team (AT 6), os Red Stars (com os Yak 52), os Redline Airshows com os RV8, os Trojan Houseman com os T28, os Redtail Squadron e de França, a equipa Brietling Jet Team com os L39. Isto para não falar nos solos acrobáticos onde participam nomes como o de Michael Goulian, Greg Koontz, Jerry Kerby Jive, Kevin Coleman, entre outros. E como não podíamos deixar de referir, assistimos também a excelentes demonstrações de algumas das piloto americanas internacionalmente conhecidas: Jackie B, Melissa Pemberton e a Julie Clark.
A cada momento o visitante tem sempre um rugir de motor para ouvir ou uma máquina para admirar, não há momentos parados ou intervalos. As surpresas sucedem-se; o B17, o B24, o B25, o Zero, o Ford tri-motor e todos a voarem! A destacar, dos aviões mais actuais que participam neste evento, o F22 Reptor.
Para os amantes do voo silêncioso, os balões descolam de madrugada, pintando os céus de cores vivas e animando o despertar dos muitos campistas que debaixo das asas dos seus aviões, ou no parque de campismo adjacente, vão acordando lentamente para mais um dia de emoções!
Na quarta feira, assistiu-se a um dos momentos altos deste evento; o show nocturno que repete no sábado intensificado por um longo espectáculo com fogo de artifício.
Ao entardecer era ver os Trikes, os paramotores e outros ultraleves descolando da pista de relva para voarem livremente até ao pôr-do-sol.
Das coisas mais espantosas que assistimos foi à exibição do Jet Waco, um Tupperwing Waco biplano com motor radial PW de 1929, ao qual foi acoplado um motor a jacto CJ610!
Um dos momentos mais emocionantes do ponto de vista humano foi, sem dúvida, o termos tido o privilégio de conhecer a única pessoa no mundo, que pilota sem braços; Jessica Cox, uma mulher de 32 anos que nasceu sem braços, mas que a vida destinou que serviria de modelo e é exemplo para todos os que consideram que a vida traz muitos desafios intransponíveis. Para esta bela e simpática jovem não há desafios impossíveis. Jessica percorre o mundo como palestrante motivacional, demonstrando às multidões que o verdadeiro desafio não é físico, mas mental! Jessica tem conseguido atingir os mais elevados graus de proficiência nas mais diversas actividades, desde ser cinturão negro de Taekwondo, faz surf e mergulho com garrafa. Finalmente em 2008, depois de três anos de treino e oitenta horas de voo obtém a sua licença de piloto LSA, a bordo do 415C Ercoupe.
No Sun n’ Fun, Jessica apresentou duas palestras e fez o lançamento do seu primeiro livro “Disarm your limits“. Um exemplo a seguir!
Jacqueline Costa e Paulo Lemos. Novembro 2021. Fotografias propriedade dos autores e gentilmente cedidas para ilustrar o artigo.