Aeródromo de Castelo Branco, LPCB – Serviço AFIS

Com a emenda 054/21 que irá entrar em efectividade a 20 de Maio de 2021, vem definida a nova ATZ de Castelo Branco, desde o Chão (GND) até aos 2,200ft AMSL com o intuito de proteger o tráfego local no Aeródromo Municipal de Castelo Branco – LPCB, tendo por classificação de espaço aéreo, Golf.

A ATZ, Zona de Tráfego de Aeródromo, é um espaço aéreo de dimensões definidas implementado à volta de um aeródromo para protecção do tráfego local. A ICAO (International Civil Aviation Organization, 1988) define ainda tráfego local como, todas as aeronaves a evoluir na área de manobra de um aeródromo (no chão inclui a Pista) e todas as aeronaves a voar na sua vizinhança.

Com a criação da ATZ foi igualmente implementado o serviço AFIS (Aerodrome Flight Information Service ou Serviço de Informação de Aeródromo) que irá providenciar informação útil para uma condução segura e eficiente das aeronaves. Esta informação será prestada por um AITAAgente de Informação de Tráfego de Aeródromo, que estará presente na torre do aeródromo e providenciará apenas e exclusivamente informação de voo para a condução segura e eficiente dos voos sob seu conhecimento dentro do horário estipulado 09:00-12:30 e das 14:00-17:00, na frequência 122.555MHz e em português ou inglês.

Presta ainda o Serviço de Alerta às aeronaves.

Não deve ser confundido com Controlo de Tráfego Aéreo.

As práticas recomendadas pelos aviadores devem ser:

  • Preencher um Plano de Voo para uso do aeródromo ou do seu espaço aéreo.
  • Verificar procedimentos de entrada e saída publicados em Manual VFR.
  • Devem possuir comunicações bi-laterais.
  • Introduzir o QNH de acordo com as instruções AITA.
  • Procurar tráfego reportado pelo AITA.
  • Voar de acordo com as regras preconizadas para a classe de espaço aéreo Golf.
  • Reportar posições quando pedido, ao entrar e sair dos pontos estabelecidos e no circuito de tráfego de aeródromo.
  • Encerrar o Plano de Voo assim que possível após a aterragem.
  • Tomar em atenção ao tráfego nas imediações da pista, em caso de dúvida, borregar/abortar a aproximação.
  • Reportar sempre Pista Livre.

Não esperar uma Autorização de Aterragem, apenas será informado que a pista estará livre ou desimpedida para aterrar a sua aeronave.

Não esperar Autorização de Descolagem, apenas que a pista estará livre ou desimpedida para descolar a sua aeronave.

Pista preferencial será informada pelo AITA.

REGRA DE OURO numa ATZ: VER e EVITAR.

LPCB

Bons e seguros voos.

José Rocha. 10 de Maio de 2021.