ANAC – CONFERÊNCIA AVIATION DAY

Lisboa, Centro Cultural de Belém / Digital – 3 de maio de 2021 – 10:00L

Esta conferência tem como objetivo contribuir para a discussão das medidas que possam contribuir para a recuperação do setor e refletir sobre as lições aprendidas com a presente crise, as quais permitem criar uma maior resiliência no setor da aviação.
A conferência será constituída por três painéis relacionados com o lema da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, aplicado ao setor da aviação: “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.
Os temas em debate são: a RECUPERAÇÃO do setor durante e após a situação da pandemia de COVID-19; o contributo da aviação para uma economia VERDE; o caminho do DIGITAL e a aviação do futuro.
Entre os oradores contam-se representantes de alto nível das instituições, das organizações e associações internacionais e europeias, e das entidades públicas e privadas do setor da aviação civil.
Esta conferência será em língua inglesa.
 
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÂO FORMATO DIGITAL: AQUI 
Conheça o programa e mais informações aqui: https://tinyurl.com/2kek5z2z
TRANSMISSÃO EM DIRETO Facebook e YouTube – ANAC Portugal (https://tinyurl.com/2dxtezp4)
O Aviation Day irá promover o debate sobre o presente e o futuro da aviação, na sequência da pandemia COVID-19, tendo como objetivo fomentar a recuperação do setor, contribuindo para a discussão sobre que medidas podem permitir uma retoma mais rápida e sempre segura, e olhar para as lições aprendidas com a presente crise para criar uma maior resiliência do setor.

Esta conferência será constituída por três painéis relacionados com o lema da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu da União Europeia, aplicado ao setor da aviação: “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.

I – A RECUPERAÇÃO do setor durante e após a situação da pandemia COVID-19
Neste painel analisar-se-ão as vertentes de recuperação do setor da aviação no curto e no longo prazo. A discussão incidirá sobre o impacto da pandemia, nomeadamente em termos económicos e sociais, sendo perspetivadas as medidas que poderão contribuir para uma mais rápida recuperação, promovendo a mobilidade no contexto do controlo da pandemia, tais como as regras especiais adotadas no âmbito da regulação e supervisão, os apoios concedidos e a implementação de medidas como o “Certificado Verde Digital”.

II – O contributo da aviação para uma economia VERDE
Neste painel apresentar-se-ão as estratégias e ações desenvolvidas pelo setor da aviação para serem alcançadas as metas de descarbonização da economia, atentos os objetivos a atingir em matéria de sustentabilidade carbónica e o respetivo enquadramento nos esquemas CORSIA e ETS. Serão abordadas as políticas ambientais promovidas pelos vários agentes do mercado, sendo expostos os últimos progressos no âmbito dos combustíveis alternativos e as ações desenvolvidas pelos aeroportos em prol do ambiente. A análise do painel incidirá ainda sobre as políticas fiscais pró ambientais que têm vindo a ser adotadas, como as que têm por base a tributação do carbono, bem como sobre as principais medidas de mitigação do ruído causado pela atividade do setor e a evolução tecnológica que se tem verificado a esse nível.

III – O caminho do DIGITAL e a aviação do futuro
Este painel abordará a digitalização e a contribuição que a mesma trouxe e poderá ainda trazer para a retoma do setor das viagens e turismo, que marcará certamente o futuro da aviação. Serão ainda abordados outros fatores que marcam a forte e inevitável tendência para a crescente digitalização nas diversas áreas, incluindo a gestão do U-space e a navegação por satélite. Analisará, também, em que medida a digitalização contribui para o reforço dos direitos dos passageiros.

No Facebook e YouTube – ANAC Portugal (https://tinyurl.com/2dxtezp4)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM FORMATO DIGITAL 

 

José Rocha. 25 de Abril de 2021. Como noticiado no sítio ANAC em 23 Abril de 2021. 

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.