NATO TIGER MEET 2021 – Restrições aos voos VFR

Com início a dia 3 e terminus a 13 de maio de 2021 vai decorrer, na Base Aérea N.º 11, em Beja, o NATO TIGER MEET 2021 (NTM 2021), um exercício internacional que conta com a presença de esquadras de voo de várias nações, que têm um “TIGER” como símbolo.

O evento, este ano organizado pela Força Aérea, contará com a presença de nove Esquadras “TIGER” de 8 nações com mais de 50 aeronaves.

As missões do NATO TIGER MEET 21 são divididas em dois tipos: missões COMAO (Composite Air Operations) e missões Shadow/Panther.

As missões COMAO irão cobrir todo o espectro das operações aéreas da NATO com um largo envolvimento das forças; desde a defesa do próprio território até às operações ofensivas de alvos marítimos e terrestres, tudo isto enfrentando ameaças do mundo moderno;

  • As missões Shadow e Panther são missões de menor escala, onde serão treinadas operações específicas. Alguns exemplos são:
  • Apoio Aéreo Próximo, em coordenação com as tropas terrestres;
  • Interdição de Veículos ou Resgate de Reféns, onde um helicóptero irá comandar a operação com o apoio de caças;
  • Basic Fighter Maneuvers (BFM), onde aeronaves irão lutar “1 contra 1” – dogfight;

As missões Shadow são realizadas durante o dia e as missões Panther são realizadas durante a noite.

O NATO TIGER MEET 21 vai exigir ao aviador do voo VFR um cuidado redobrado ao planear o seu voo tanto em voo local, no seu AERÓDROMO, como em ROTA no espaço aéreo nacional.

NÃO VOE LOCALMENTE DENTRO DO HORÁRIO DA OPERAÇÃO TIGER MEET 21, NOS AERÓDROMOS OU CAMPOS DE VOO AFECTADOS!

O SUPLEMENTO MANUAL VFR 016/2021 publicado pela NAV Portugal fica efectivo em 03 de Maio de 2021 e para além das áreas activas que apresentaremos, INFORMAM AINDA QUE:

  • 5 – INFORMAÇÕES ESPECIAIS – As ÁREAS MDR (Rotas de Desvio em Massa) foram criadas para minimizar o impacto no tráfego e serão activadas apenas em caso de necessidade de um cenário de desvio.
  • 6 – AERÓDROMOS/CAMPOS DE VOO: Aos operadores/aviadores APENAS É PERMITIDA A UTILIZAÇÃO dos Aeródromos, Heliportos e Pistas Ultraleves listados abaixo, FORA DO HORÁRIO DE ACTIVIDADE DO EXERCÍCIO TIGER MEET 21: LPCB (Castelo Branco); LPFA (Ferreira do Alentejo); LPFC (Figueira de Cavaleiros); LPSE (Seia); ALENTEJO AIR PARK; BEJA UL; CABEÇO DA VACA; CAMPINHO; HERDADE DA LAMEIRA; HERDADE ZAMBUJEIRA; LAGOS; VALADAS; VALDONAS. Heliportos: LPAB, LPBA, LPCL, LPER, LPGA, LPHB, LPPJ, LPSD, LPSI, LPTH, AGUIAR DA BEIRA, LAGOS, MONCHIQUE.
  • 7 – AUTORIZAÇÕES: LPEV (ÉVORA) dentro dos limites da TIGER 6: Foi criada uma área de segurança com 14,8 KM de raio centrada no aeródromo para permitir entrada/saída de aeronaves civis, DE/PARA OESTE DE ÉVORA do GND até 5,000ft AMSL; LPPM (PORTIMÃO) dentro dos limites da TIGER 1: foi criada uma área de segurança com 9,3 KM de raio centrada no aeródromo de Portimão, para proteger LPPM AD e ATZ e entrada/saída, DE/PARA LESTE DO AERÓDROMO DE PORTIMÃO da SFC até 5,000ft AMSL; LPSO (PONTE DE SÔR) ATZ E TRMZ dentro dos limites das áreas AQUARIUS e TAURUS; os corredores TC61L/H permitem ao Tráfego Geral de/para oeste e aproximações a LPSO. Não são permitidas aproximações por instrumentos à RWY 21.
  • 8 – PROCEDIMENTOS ESPECIAIS: Os operadores só podem usar os aeródromos, heliportos e pistas ultraleves listados acima, FORA DO HORÁRIO DA ACTIVIDADE DO NATO TIGER MEET 21. Voos de emergência, combate a incêndio, evacuação médica e busca e salvamento poderão atravessar qualquer área, com coordenação prévia com Lisboa Informação. Voos de emergência, combate a incêndio, evacuação médica e busca e salvamento estão isentos das restrições aplicadas nas instalações afectadas (AD/HEL/ULM), em coordenação com Lisboa Informação.
  • 9 – ÁREAS E ACTIVIDADES SUSPENSAS: As actividades aéreas de natureza desportiva e recreativa, descritas no Manual VFR (Évora, Figueira Cavaleiros , Portimão, Proença A Nova) serão temporariamente suspensas durante os seguintes períodos: 3, 8, 10, 11 e 12 de Maio – 09:00-11:30 e 13:15-16:15; 4, 5 e 6 de Maio – 14:15-17:15 e 19:15-21:45; 7 e 13 de Maio – 11:00-15:00
  • 11 -MEDIDAS ATM (Gestão de Tráfego Aéreo): Os planos de voo serão rejeitados pelas restrições NATO TIGER MEET 21 que foram implementadas para proteção das áreas ativas.

O CAVOK.pt lembra que DIARIAMENTE faz constar a programação do NATO TIGER MEET 21 com a projecção em mapa dos blocos de espaço aéreo, onde clicando, poderá consultar os HORÁRIOS e NÍVEIS DE VOO ou altitudes, em conjunto com as restantes restrições NOTAM e FUA.

BASTA CLICAR AQUI

O CAVOK.pt aconselha vivamente, caso vá voar nos dias programados, a ter cuidado redobrado ao PROGRAMAR O SEU VOO, verificar no CAVOK.pt a programação para o diaconfirmar os NOTAM’s nos SÍTIOS OFICIAIS e SUBMETER o PLANO DE VOO, finalmente contactar os órgãos de Controlo de Tráfego Aéreo ou Lisboa Militar para uma informação actualizada.

NÃO VOE LOCALMENTE DENTRO DO HORÁRIO DO EXERCÍCIO NOS AERÓDROMOS OU CAMPOS DE VOO ACIMA DESCRITOS!!!!

Bons voos e evite violações de espaço aéreo!!

PARTICIPANTES DO NATO TIGER MEET 2021

 21° Gruppo (ItAF)Grazzanise AB , ITA

  • HH.212
  • HH.101 Caesar

335 Mira (HAF)Araxos AB , GRC

  • F-16C/D Fighting Falcon

Esq 301 (PoAF)BA5 Monte Real , PRT

  • F-16A/B MLU Fighting Falcon

Staffel 11 (ChAF)Meiringen AB , CHE

  • F/A-18C/D Hornet

142 Esc (SpAF)BA Albacete – Los Llanos , ESP

  • EF-2000 Eurofighter

Flying From BA Albecete, ESP313 Sqn (RNlAF)Vlb. Volkel , NLD

  • F-16A/B MLU Fighting Falcon

1 AEW&C (NATO)Geilenkirchen MOB , DEU

  • E-3A Sentry

12° Gruppo (ItAF)Gioia Del Colle AB , ITA

  • EF-2000 Eurofighter

6 ELT (PolAF)Poznań-Krzesiny AB , POL

  • F-16C/D Fighting Falcon

 PARTICIPANTES EXTERNOS

Esq 751 (PoAF) , PRT

  • EH101 Merlin

COBHAM (Civil)Bournemouth Airport , GBR

  • Falcon DA-20 ECM

José Rocha. 22 de Abril de 2021. Imagens reflectem o Suplemento Manual VFR 016/2021 publicado pela NAV Portugal efectivo a 03 de Maio de 2021, Fotografias meramente ilustrativas. FOTOGRAFIA/CREDITS David Goovaerts, Mosie, Patja Stams @ NATO TIGERS MEDIA GALLERY. Informação adicional em https://www.ntm2021.pt/

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.