REAL THAW 2021 – Planeamento voo VFR

A Força Aérea Portuguesa irá realizar o exercício multinacional Real Thaw 2021 (RT21), que terá o seu início dia 16 de Março e se prolongará até ao dia 25 de Março de 2021, a partir da Base Aérea N.º11 em Beja e irá exigir forçosamente um cuidado redobrado ao planear o seu voo VFR no espaço aéreo nacional.

CAVOK.pt

Real Thaw 2021 junta militares da Força Aérea, Marinha e Exército portugueses, bem como militares de ramos dos vários países da NATO, tendo como objectivo, simular o destacamento de uma base operacional em missões operacionais, desenvolvidas essencialmente para sudoeste do território, apesar de se estenderem também para o centro e norte interior do território.

O CAVOK.pt lembra que irá trabalhar os seus mapas e dedicar DIARIAMENTE atenção à programação do  Real Thaw 2021 com a projecção em mapa dos blocos de espaço aéreo, onde clicando, poderá consultar os HORÁRIOS e NÍVEIS DE VOO ou altitudes, em conjunto com as restantes restrições NOTAM e FUA.

BASTA CLICAR AQUI

Damos-lhe aqui uma antevisão da articulação dos vários blocos de espaço aéreo, bem como as restantes áreas constantes no Suplemento Manual VFR 010/2021.

O CAVOK.pt aconselha vivamente, caso vá voar nos dias programados, a ter cuidado redobrado ao PROGRAMAR O SEU VOO, SUBMETER o PLANO DE VOO, verificar no CAVOK.pt a programação para o diaconfirmar os NOTAM’s nos SÍTIOS OFICIAIS e ainda contactar os órgãos de Controlo de Tráfego Aéreo ou Lisboa Militar para uma informação actualizada.

Bons voos. Evite violações de espaço aéreo!!

José Rocha. 04 de Março de 2021. Imagens reflectem o Suplemento Manual VFR 010/2021 publicado pela NAV Portugal em 26 de Fevereiro de 2021 e mapa do CAVOK.pt. Fotografias meramente ilustrativas.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.