Charles “Chuck” Yeager – sabedoria aeronáutica

Charles Elwood “Chuck” Yeager nasceu a 13 de Fevereiro de 1923 e viveu uma vida intensa e incrível até ao passado dia 7 de Dezembro de 2020. Foi Piloto, General da Força Aérea Americana, e bem conhecido por ter sido a primeira pessoa a “quebrar” a barreira do som. Liderou investigações de acidentes aéreos e em 1960 foi nomeado director da Escola Espacial da Base Aérea Edwards.

In memoriam

SAIBA MAIS SOBRE O GENERAL CHUCK YEAGER AQUI

A intensa e incrivelmente completa carreira militar do General Chuck Yeager está bem documentada em artigos e testemunhos, deixando um legado de admiração, resiliência e sabedoria que foram e serão transmitidos de gerações em gerações.

Charles “Chuck” Yeager 1923-2020

O objectivo deste singelo artigo é trazer-vos uma colectânea em tradução livre, de ensinamentos e sabedoria aeronáutica de “Chuck” Yeager

“Nunca me permiti ter medo! Eu apenas me concentrava nos mostradores e em voar! ”

“Sempre tive medo de morrer. Sempre! Foi este meu medo que me fez aprender tudo o que podia sobre o meu avião e o meu equipamento de emergência e me manteve a voar, respeitando a minha máquina e a estar sempre alerta no cockpit. ”

“Ter medo é perda de tempo. O piloto vive a sua vida e irá morrer quando chegar a sua hora. “

“Não existe um Piloto nato! Quaisquer que tenham sido as minhas aptidões ou talentos, tornar-me um Piloto profissional foi um trabalho árduo e realmente, uma experiência de vida. ”

“Um Piloto não consegue ver-se a voar! Mas sente quando está em sintonia com a máquina. Tão ligado que está aos seus instrumentos e controlos que a sua mente e a mão se transformam no coração do sistema operacional. Um Piloto pode até fazer um avião falar e, tal como com um bom cavalo, a máquina sabe quando está em mãos competentes! Só assim o Piloto sabe do que se pode safar e que, apenas pode errar uma vez. ”

“A arrogância já causou mais problemas a Pilotos, do que equipamentos defeituosos”.

“O Piloto tem que entender os sistemas. Mesmo nas aeronaves de hoje, o piloto precisa entender os seus sistemas. Quanto melhor os entender, melhor consegue actuar em caso de surgir uma emergência. ”

“Os melhores Pilotos voam mais que os outros, é por isso que eles são os melhores. ”

“Se vai voar, então faça-o como deve ser. O que realmente admiro num Piloto é o seu profissionalismo e a sua consistência. Fico realmente impressionado com o aluno ou aluna que vai à academia dia após dia e faz tudo certo – não “bonitinho” ou extravagante, mas sempre com bom e constante desempenho! Muitos pilotos vangloriam-se após um voo e muitas vezes, com as suas histórias que até vão melhorando a cada dia… Não se avalie pelas histórias dos outros! Procure melhorar-se a si próprio: essa é a marca de um verdadeiro profissional! ”

“Tudo que sei, é que trabalhei muito para aprender a voar e esforcei-me muito para isso. No final, a única grande razão pela qual eu era melhor que a média, era porque voava mais do que qualquer outra pessoa. Se existe algo como “a coisa certa” na pilotagem é a experiência! ”

“Eu voei em quase tudo, com todos o tipo de Pilotos e em todas as partes do mundo: britânicos, franceses, paquistaneses, iranianos, japoneses, chineses… Não havia um cêntimo de diferença entre eles, excepto um facto certo e imutável: o melhor e mais habilidoso Piloto, era sempre o mais experiente. ”

“Descobri, que o Piloto não deve querer reagir muito rápido a uma emergência, porque muitas vezes, irá fazer a coisa errada!”

“Quanto mais conhecimento o Piloto tiver sobre seu avião e os seus equipamentos, melhores serão as suas hipóteses de sobreviver, quando as coisas começarem a desmoronar à sua volta.”

“Se quiser envelhecer como Piloto, precisa saber quando forçar e avançar e quando recuar.”

“Não perca tempo com medo. Concentre-se no que é importante! ”

“Eu concentrei-me no que tinha que fazer. Se entrasse em pânico, morria! ”

“Nunca demore nos problemas! Faça o que pode, demore o tempo que precisa mas quando finalmente conclui que não consegue, então avance para a próxima etapa. Um Piloto recua mas não desiste! “

“As regras são feitas para as pessoas que não estão dispostas a criar as suas próprias.”

“A razão pela qual provavelmente passei 55 anos e um mês em cockpits dos aviões da Força Aérea e sobrevivi, será talvez, porque fiz questão de aprender tudo que conseguia sobre o avião e os seus sistemas. É isso que mantém vivo um Piloto quando tem uma emergência. “

José Rocha. 09 de Dezembro de 2020. In memoriam. Imagens retiradas do seu site https://www.chuckyeager.com/ , bem como DVIDSHUB. Vídeo retirado do Youtube com origem https://www.youtube.com/channel/UCB6PV0cvJpzlcXRG7nz6PpQ

Nota CAVOK.pt – O conteúdo do artigo é da responsabilidade do seu autor ou autores expressos e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O CAVOK.pt não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente aos conteúdos. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo. Textos ou divulgações terão que chegar ao conhecimento do CAVOK.pt através do e-mail cavok.pt@gmail.com ou pelo formulário “CONTACTE-NOS“.