ANAC – Workshop Cultura de Segurança

Publicamos no CAVOK.pt notícias, procedimentos, ofícios e circulares de interesse para a aviação ligeira e ultraleve, emanados pela ANAC, Autoridade Nacional de Aviação Civil.

Formação Síncrona – Videoconferência

de  09-12-2020  a  10-12-2020

Videoconferência através da plataforma MS Teams

Uma cultura de segurança positiva constitui-se como uma peça fundamental para a mitigação das ameaças internas e externas para aviação civil internacional.
A cultura de segurança é um conjunto de normas, crenças, valores e atitudes inerentes ao funcionamento diário de uma organização, as quais se refletem nas ações e comportamentos das pessoas, contribuindo para o desempenho eficaz e eficiente dos sistemas de segurança. Os pressupostos para uma cultura de segurança eficaz são:
• Reconhecer que a segurança é responsabilidade de todos, desde a gestão de topo até às funções mais operacionais;
• Reconhecer que uma cultura de segurança eficaz é fundamental para o sucesso do negócio;
• Estabelecer e valorizar práticas positivas de segurança entre os funcionários das organizações; e
• Reconhecer a segurança como core value para concretização dos objetivos de negócio.


Objetivos
Dotar os gestores de segurança das entidades referidas nos artigos 12.º, 13.º e 14.º (entidades gestoras aeroportuárias e respetivos aeroportos e aeródromos, transportadoras aéreas e outras entidades que possuam programas de segurança) do Regulamento (CE) N. 300/2008 do Parlamento e do Conselho, de 11 de março, com as competências necessárias para a efetiva implementação da ISAC N.º 1836, de 13 de julho de 2020, através da:
• Explicação dos princípios, importância e benefícios de uma cultura de segurança eficaz.
• Ilustração de processos a serem usados para desenvolver campanhas de mudança de comportamentos para uma cultura de segurança eficaz.
• Apresentar ferramentas e melhores práticas para o desenvolvimento de uma cultura de segurança robusta e de uma política interna de cultura de segurança eficaz.

Destinatários
Gestores de segurança das entidades referidas nos artigos 12.º, 13.º e 14.º (entidades gestoras aeroportuárias e respetivos aeroportos e aeródromos, transportadoras aéreas e outras entidades que possuam programas de segurança) do Regulamento (CE) N. 300/2008 do Parlamento e do Conselho, de 11 de março.

Inscrição
Para participar no Workshop terá de fazer uma inscrição previa através do preenchimento do FORMULÁRIO. A inscrição só será efetivada depois de confirmada, por a-mail, pelos serviços da ANAC.

Data limite para inscrição 2 de dezembro.

Horário
Manhã: 9:30 – 12:30, com pausa das 10:45 às 11:00
Pausa para almoço: 12:30 – 14:30
Tarde: 14:30 – 17:30, com pausa das 15:45 à 16:15

Nota: horário poderá sofrer alterações, pelo que será informado no e-mail de confirmação da inscrição e envio do link para participação no workshop.

INSCRIÇÃO AQUI

SAIBA O PROGRAMA CLICANDO AQUI

José Rocha. 12 de Novembro de 2020. Como noticiado no sítio ANAC em 12 Novembro de 2020. Fotografías meramente ilustrativas por Unsplash Photos for everyone.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.