ANAC – Promove III Curso de Saúde Mental

Publicamos no CAVOK.pt notícias, procedimentos, ofícios e circulares de interesse para a aviação ligeira e ultraleve, emanados pela ANAC, Autoridade Nacional de Aviação Civil.

ANAC promoveu III Curso de Saúde Mental, realizado em 20 de maio, nas instalações do Centro de Medicina Aeronáutica da Força Aérea Portuguesa

A Direção de Certificação Médica (DCM) da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), realizou, no passado dia 20 de Maio, o III Curso de Saúde Mental para Examinadores Médicos Autorizados (AME’s), no qual participou o Dr. Marcos Miranda. Este Curso insere-se no Plano de Atividades para o ano de 2020, no âmbito das atribuições e competências da ANAC na supervisão e formação contínua dos Examinadores Médicos Autorizados.

A disrupção de todas as atividades formativas presenciais, devido às contingências derivadas da pandemia provocada pela COVID-19, levou a que, aproveitando um período de ainda pouca atividade clínica dos AME’s, fosse lançado o repto ao Centro de Medicina Aeronáutica da Força Aérea Portuguesa (FAP), no sentido de se antecipar a organização do Curso, inicialmente previsto para uma data próxima à das Jornadas de Medicina Aeronáutica da FAP, e de o tentar implementar num formato de ensino a distância.

Em pouco mais de um mês foi estabelecido um programa apelativo que ia ao encontro dos objetivos formativos e que contou com a colaboração do Centro de Medicina Aeronáutica da FAP e Centro de Psicologia da Força Aérea- CPSIFA, bem como da DCM/ANAC, Unidade de Cuidados de Saúde (UCS – TAP) e NAV Portugal, E.P.E., e ainda do Dr. Rui Correia, Psiquiatra e antigo Medical Assessor da DCM/ANAC. A iniciativa contou com mais de 70 inscritos que estiveram presentes ao longo de todas as sessões.

Apesar de a maior parte dos AME’s participantes não estarem familiarizados com esta metodologia de ensino, foi possível obter um elevado nível de participação e interação, com a formulação de questões e discussão online.

Do Curso constou, igualmente, um módulo de avaliação/resolução de casos clínicos, previamente distribuídos aos AME e devolvidos à DCM, antes da sua discussão durante as sessões, cumprindo outro dos requisitos formativos, o da avaliação de conhecimentos.

CONFIRA AQUI A NOTÍCIA COM O HYPERLINK

José Rocha. 28 de Maio de 2020. Como noticiado no sítio ANAC em 28 Maio de 2020

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.