Apesar dos tempos difíceis que atravessamos, é de louvar os municípios que investem forte num sector da economia que lhes trará expansão e um retorno a médio longo prazo mas também aposta na segurança e na sustentabilidade dos equipamentos que fazem parte do seu patrimônio aeronáutico.
O Município de Bragança tem programado implementar para breve no seu Aeródromo Municipal, um equipamento meteorológico que possui, para medição e avaliação, vários sensores meteorológicos em locais diferenciados ao longo das Pistas 02/20.
Este sistema com sensores e leitores digitais permitirá assegurar informações precisas e actualizadas ao momento, sobre as condições meteorológicas das pistas e envolvente do aeródromo, disponibilizando dados não só para os Serviços de Tráfego Aéreo de Bragança mas também e principalmente para os aviadores que usam o aeródromo para aterrar e descolar, bem como referência em viagens de lazer ou transporte aéreo regular, dando-lhes segurança, rigor e confiança nos dados meteorológicos certificados.
A implementação deste equipamento “...resulta de um protocolo celebrado entre o Município de Bragança e Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)…” representando “…um investimento a suportar pelas duas entidades, na ordem dos cem mil euros, vai “complementar” os equipamentos já existentes no Aeródromo Municipal…“.
“O Aeródromo será um dos poucos do país a dispor de vários sensores meteorológicos em locais diferenciados“, indicou em comunicado o Presidente social-democrata Hernâni Dias.
Além do transporte comercial regular de passageiros e carga, que faz a ligação de Bragança com Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão, o Aeródromo Municipal de Bragança é atualmente usado por adeptos da aviação de lazer, pelos serviços de emergência e socorro nacionais no salvamento da vida humana e ou transporte de órgãos e ainda pela Protecção Civil aquando do combate a incêndios.
Até que seja instalado este novo sistema, a informação meteorológica com a inclusão de imagens em tempo real, provém de uma mini-estação pertença do Aero Clube de Bragança em parceria com a Fidelidade, Loja dos Olivais, que, com dados gerados de hora à hora, fornece desde 2016 os reportes meteorológicos, servido de apoio dos aviadores e AFIS de Bragança.
Espera-se pois ainda mais segurança naquela que, para além da infraestrutura preparada para o transporte de passageiros e carga, voos de lazer da aviação ligeira e ultraleve é também palco do Festival Aéreo “Careto Airshow” e do “Raid Aéreo do Nordeste Ibérico” promovidos anualmente pelo Aero Clube de Bragança.
José Rocha. 14 de Maio de 2020. A imagem deste artigo é meramente ilustrativa e promovida por Vaisala. Fotografias do autor.
Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios de interesse na web para o assunto tratado.