O meu primeiro passageiro…

Já publiquei várias vezes este artigo mas por considerar que é sempre actual e cada vez mais pertinente, aqui vai novamente.

Quando recebemos o nosso brevet, levarmos a passear um familiar ou um amigo torna-se a etapa seguinte. De facto este nosso hobbie permite-nos oferecer uma experiência única e até de certa forma, um privilégio de poucos: Poder oferecer a outros uma experiência de voo. E bem vistas as coisas, uma opção apenas disponível desde há poucas gerações.

Para um piloto não existe nada mais gratificante que poder proporcionar a oportunidade de voar a pessoas que nunca o fizeram.

De qualquer modo e porque certamente se pretende que essa seja uma experiência gratificante e segura quer para o passageiro, quer para o piloto, deixo aqui algumas noções que pode auxiliar ambos para esse momento:

  • Deixe que seja o seu amigo ou familiar a dizer, “Eu quero voar!!”. Nunca force ou convença ninguém a voar.
  • Evite passeios longos. Um passeio de 10 a 15 minutos é o ideal, não opte por voos superiores a 30 minutos.
  • Escolha um dia agradável para voar. Com pouca turbulência e boa visibilidade. Lembre-se que para si podem ser apenas pequenos “buracos na estrada” mas para o seu passageiro será certamente a maior turbulência que já alguma vez sentiu.
  • Tenha já preparado um pequeno percurso, com alguns pontos de interesse já conhecidos. Se optar por um passeio um pouco mais longo, certifique-se que tem vários aeródromos alternantes e alternativos pelo caminho. Pode ter que vir a utilizá-los!
  • Tenha sempre à mão do seu passageiro, alguns sacos para o enjoo mas não precisa de lhe dizer que os tem, para o não induzir.
  • Leve o seu passageiro a dar “uma volta” pelo avião, explique-lhe o papel de cada superfície durante o voo mas certifique-se que faz a inspecção sozinho e concentrado.
  • Já dentro do cockpit, mostre-lhe todos os instrumentos e as suas funções.
  • Explique-lhe como vai pilotar o avião, as várias fazes do voo, as comunicações e as interacções com os outros aviões, isto colocará o seu passageiro mais descontraído para qualquer acção que venha a efectuar.
  • Explique-lhe como deve apertar e desapertar os cintos e como deverá proceder para sair da aeronave em caso de emergência.
  • Explique que vai comunicar com outros aviões e comunicar no rádio mesmo que não existam outras aeronaves e que as comunicações de rádio são mais importantes que as de cockpit para que o seu passageiro não fique surpreendido se o tiver de mandar “calar”.
  • Antes sequer de descolar explique o que é um “borrego”.Que se trata de uma operação normal. Deste modo o seu passageiro não ficará sobressaltado se o vir a abortar a aterragem.
  • Comece por efectuar um circuito ao aeródromo de onde descolou. Se o seu passageiro se sentir confortável poderá então prosseguir o passeio.
  • Efectue um voo calmo e sereno, com voltas suaves e pouco acentuadas. Pretende-se que este seja o primeiro de muitos voos.
  • Não efectue manobras de treino ou de “exibição”, garanto que o seu passageiro sabe que você sabe voar, de outro modo, não estaria ai ao seu lado. O seu passageiro poderá ser um viciado em adrenalina, mas você, se for um piloto consciente não o deverá fazer.
  • Evite dar os comandos da aeronave ao seu passageiro mas se o fizer assegure-se que o faz em dias sem turbulência, em voo estabilizado e com altitude de segurança ao chão e nunca nas fases criticas do voo. Explique ao seu passageiro que os comandos da aeronave são para ser operados de modo suave e sem pressão. A maioria das pessoas pensa que é necessária uma força enorme para operar os comandos de uma aeronave.
  • Lembre-se que para o seu passageiro a aterragem é sempre o ponto mais stressante. Assegure-se que lhe explica o processo. Concentre-se e tente efectuar aquela aterragem !

Lembre-se:

Um passageiro é um factor de desconcentração.

Assegure-se que conhece e se sente confiante com os procedimentos do avião e do voo antes de levar passageiros.

Certifique-se que as suas qualificações permitem o voo de passageiros e mesmo que estas o permitam, assegure-se pessoalmente que se sente já apto para os efectuar. Não é obrigatório que tenha de levar um passageiro no dia ou na hora em que teve a qualificação para passageiros. Não é a licença que faz o piloto, mas sim o piloto que faz a licença.

Tenha os seguros em dia pois o Murphy não dorme!!

Você é o comandante! Se entender que o dia, o avião ou você não estão em condições ideais para executar o voo, não voe. O seu passageiro irá certamente entender isso. Se não entender, então, mesmo assim não voe!!

Leitura adicional:

AOPA Passenger Briefing Card

Video da AOPA sobre “Passenger Safety Briefing”

FAA General Aviation Passenger SAFETY Briefing

Luis Malheiro. Publicado em Outubro de 2015. Republicado em Abril de 2020. As fotografias deste artigo são meramente ilustrativas e promovidas  por Luís Malheiro e Unsplash

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