100 anos de Aeronáutica – Ponte de Sor

Volvidos somente três anos do voo inicial da Escola Militar de Aeronáutica, a primeira do género em Portugal, foi inaugurado, no verão de 1919, o Campo de Aviação ou “Campo de Aterrissagem de Ponte de Sor.

No dia 16 de novembro de 2019 irão celebrar-se os 100 anos de aviação em Ponte de Sor, com a seguinte programação: • 09:00h Conferência_1º Encontro de História da Aeronáutica em Portugal, com referência à presença da aviação militar na cidade • 16:00h Festival Internacional de Balões de Ar Quente • 19:00h Espetáculo Night Glow com Balões de Ar Quente.

Será de esperar a presença da população em geral, representantes de entidades do setor aeronáutico, de associações e de municípios periféricos.

A iniciativa da obra partira do Exército português que, a 10 de março de 1919, pedira à Camara Municipal de Ponte de Sor, que informasse se poderia conseguir uma porção de terreno para ser cedido ou vendido ao Estado para ser um ”centro de aviação“, com as seguintes características: “Área de 31 hectares conforme, quando possível quadrada; condições de salubridade para habitação do pessoal das esquadrilhas, com água, vias de comunicação e próximo da linha férrea; sensivelmente plano e sem grandes valas ou árvores.”

A centralidade geográfica de Ponte de Sor situada entre o norte e o sul, mas também entre o litoral e o interior Português, o acesso ao caminho-de-ferro e a orografia suave do território foram as principais razões para esta escolha.

Iniciou-se então uma estreita ligação entre Ponte de Sor, os pontessorenses e a aviação portuguesa, que se prolongará por quase 2 decénios. O jornal local “A Mocidade” descrevia assim o “dia de festas” que foi a inauguração do Campo: “No campo de Aterragem estava um mar de gente. E, quando os aparelhos, após algumas evoluções, deslizaram sobre a pista, estalaram festivamente foguetes e morteiros (…).

Em volta dos aparelhos era um formigar de gente curiosa. E todos olhavam com respeito, eivado de um certo tremor, aquelas estranhas máquinas que escalavam as alturas e se precepitavam de mergulho, ou revolteavam sobre si próprias”. (nº263, 25 setembro 1937). Durante toda a década de 1920 era comum a aterragem de aviões em Ponte de Sor e, embora com menor frequência, realizavam-se diversos espectáculos aeronáuticos. Podemos destacar, como exemplo, a vinda do Grupo de Esquadrilhas de Aviação “Républica”, a primeira unidade operacional aérea das Forças Armadas Portuguesas, em junho de 1920, ou a participação de 4 aparelhos Avro da esquadrilha de Tancos, num exercício onde foram executados “arriscados exercícios de acrobacia” em Abril de 1929. O entusiasmo da população parece ter sido exuberante, assinalando as fontes da época as multidões que acorriam ao campo de aviação em “constante romaria”. Na realidade, muitos pontessorenses tiveram então oportunidade de realizar o seu batismo de voo, como foi o caso aquando da vinda do avião comercial Farman-Titan, na véspera da romaria, à Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres, em agosto de 1929.

“O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor possui hoje uma infraestrutura de utilização pública, com escolas de aviação e empresas do ramo aeronáutico como nenhum outro aeródromo. É palco da maior cimeira de aeronáutica da Europa, o Portugal Air Summit organizado por profissionais do sector e para os profissionais do sector, tendo tido desde então uma média de 90 empresas representadas de carácter nacional, europeia e ainda outros país como Brasil, Angola, Moçambique, China ou Estados Unidos da América.” NR

“A posição geográfica do aeródromo, a sua centralidade no território nacional, o seu espaço aéreo livre de obstáculos e a inexistência de restrição à atividade aeronáutica, constitui uma mais-valia à realização de voos diurnos ou nocturnos.” NR

Ponte de Sôr

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José Rocha. 03 de Novembro de 2019. Como divulgado pela Camara Municipal de Ponte de Sor. Imagem créditos AHMPS, coleção fotográfica. Video Município de Ponte de Sor. Fotografia Luís Malheiro.

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