Emenda ao Manual VFR – 041/2019

Entrou em efectividade a 29 de Março de 2019 uma nova emenda ao Manual VFR à qual sugerimos uma leitura atenta, para que possa inteirar-se das alterações nas várias áreas e cuja sinalética de alterações aqui recordamos: uma barra ou risco, mais ou menos comprido, na lateral da folha junto da alteração a ter em conta.

Esta emenda está já disponível no Portal na NAV Portugal E.P.E.Aconselhamos a CONSULTAR TODA A EMENDA, podendo fazer o DOWNLOAD DA EMENDA 041/2019 AQUI.

O CAVOK.pt regista as ALTERAÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS para a operação do voo VFR da aviação de lazer, ligeira e ultraleve na FIR de LISBOA, LPPC.

SUPLEMENTOS

  • Foram adicionados:
  • Suplemento 003/2019 PAPI RWY01/19 fora de serviço em Évora – LPEV.
  • Suplemento 004/2019 Luzes de Aproximação RWY19 fora de serviço em Évora – LPEV.
  • Suplemento 005/2019 Luzes de Soleira RWY 01/19 fora de serviço em Évora – LPEV.
  • Suplemento 008/2019 Alentejo Air Park UL fechado.

PARTE 1 – NORMAS DE ENTRADA,TRANSITO E SAÍDA

Ultraleves (página 7-3/4) – A utilização de pistas ultraleves está limitada a voos intracomunitários (estando excluídos os países UE Não Schengen como Bulgária, Chipre, Croácia, Irlanda, Reino Unido, Roménia) e Schengen comunitários.

Os ultraleves oriundos ou com destino a países terceiros /extracomunitários ou não Schengen comunitários (Bulgária, Chipre, Croácia, Irlanda, Reino Unido e Roménia) não podem operar nas pistas de ultraleves, dado que as mesmas não estão identificadas, nem constituem “ponto de passagem”, devendo, assim, divergir ou utilizar aeródromos que estejam habilitados para a operação de voos de e para países terceiros e que aceitem operações de ultraleves, devendo seguir os mesmos procedimentos que estão previstos e determinados para as aeronaves de outra tipologia.

PARTE 2 – AERÓDROMOS

CASCAIS – LPCS (página 14-2), alteração dos horários Meteo: Inverno:0700-1900 LMT, 1900-2400 LMT HO Verão: 0700-2100 LMT 2100-2400 LMT HO

FARO – LPFR (página 14-9), alteração na Carta de Aeródromo.
(página 14-11), alteração na Carta de Parqueamento.

LEIRIA – LPJF (páginas 14-1/2/3), Segurança: Guarda a pedido das 09:00-16:00 LMT; Alteração de contactos do Director de Aeródromo: +351 969534978 e do Director Substituto: +351 91758515; Combate a Incêndios Categoria CAT1 de SLCI, disponibilizando o SEA; Certificado de Aeródromo: desde 01 Janeiro 2019 até 31 Dezembro 2023; Hangar 2 150 M2 com porta de 5×2.2M.

LISBOA – LPPT (páginas 14-9/11/13/19), alteração na Carta de Aproximação Visual; alteração na Carta de Procedimentos de Aproximação Visual Pista 35; alteração na Carta de Procedimentos de Aproximação Visual Pista 03; Alteração na Carta de Aeródromo;

SANTARÉM – LPSR (páginas 14-2), Combustível e Lubrificante: NIL; Combate a Incêndios: Categoria CAT1 de SLCI, disponibilizado o SEA; Restrições Locais: Pista 05, alguns abatimentos na berma direita nos primeiros 200 Metros.

VILA REAL – LPVR (páginas 14-1/2), Tráfego Autorizado: VFR/IFR (Diurno/Nocturno); Horários de Operação: 0730/2000 LMT ou Pôr-do-Sol
(o que ocorrer primeiro). Os movimentos noturnos (até às 2359 LMT), bem como a antecipação do horário de abertura (no máximo de 1 hora), 24 horas PPR ao Diretor do Aeródromo devidamente fundamentado; Combustível e Lubrificante: Não disponível; Combate a Incêndios: Categoria CAT1, CAT 5 a pedido.

PARTE 3 – ESPAÇO AÉREO

Porto – TMA(páginas 17-7) – Alterações nas frequências;

AVISOS À NAVEGAÇÃO

Áreas Proibidas, Restritas e Perigosas (páginas 18-5/11/15) Alteração nas áreas AMC não geríveis; Alteração nas áreas AMC geríveis;

Obstáculos (páginas 19-11 até 19-99) Vários obstáculos adicionados nas várias alturas.

Aconselhamos também e SEMPRE a confirmar os nossos dados e informação aeronáutica, com os emanados pela NAV Portugal E.P.E. que pode CONSULTAR AQUI.

Agradecemos a colaboração da NAV Portugal E.P.E. na elaboração das notícias CAVOK.pt.

José Rocha. 31 de Março de 2019.

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