Academia da Força Aérea – 40 anos

Divisa e Lema da Academia da Força Aérea: “Preparar hoje os chefes de amanhã” e “ e não menos por armas que por letras“.

A Academia da Força Aérea (AFA) foi oficialmente criada em 27 de Janeiro de 1978, iniciando a sua actividade no dia 1 de Fevereiro desse mesmo ano. Comemoram-se assim 40 anos de actividade como estabelecimento de Ensino Superior Militar na dependência do Chefe de estado Maior da Força Aérea.

A Academia da Força Aérea é um estabelecimento de ensino superior militar, fiel depositário das tradições das escolas de formação militar aeronáutica portuguesas, assentes em valores como o Patriotismo, Lealdade, honra, Disciplina e Camaradagem, tendo como missão formar oficiais do quadro permanente da Força Aérea Portuguesa em Piloto Aviador e outras especialidades ministrando cursos nos diferentes domínios do conhecimento necessários ao desempenho de funções de comando, direcção e chefia, através do desenvolvimento de actividades de ensino, de investigação e de apoio à comunidade.

Tem a competência entre outras, de ministrar cursos universitários de formação inicial, organizados num ciclo de estudos integrado conducente à obtenção do grau de mestre; ministrar cursos politécnicos de formação inicial, organizados num ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de licenciado; ministrar estágios técnico militares visando a adaptação e integração, em especialidades da Força Aérea, de licenciados ou mestres formados noutros estabelecimentos de ensino; cooperar ou associar-se a estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros, no âmbito de protocolos e convénios, na realização de cursos ou actividades conducentes à obtenção dos graus académicos de licenciado, mestre e doutor; ministrar e apoiar a realização de outros cursos de pós-graduação e ministrar cursos, estágios ou actividades complementares de formação, em resposta a necessidades específicas da Força Aérea ou em áreas de interesse para o desenvolvimento do saber aeronáutico.

As instalações da AFA estão inseridas no complexo da Base Aérea n.º 1, localizada na Granja do Marquês, em Sintra,

Em 24 de Junho de 2005 a Academia da Força Aérea foi feita Membro-Honorário da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

A Academia da Força Aérea é dirigida por um major-general Piloto-Aviador designado “Comandante da Academia da Força Aérea”, o qual dependente do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

A Academia da Força Aérea dispõe na sua estrutura de uma Esquadra de Voo, a Esquadra 802 “Águias”, que opera as aeronaves, ASK-21 planador bi-lugar de elevada performance e grande manobrabilidade e o Chipmunk MK 20 (Modificado) avião bi-lugar em tandem, metálico, com trem fixo e travões hidráulicos de disco, dotados de duplo comando utilizado para a instrução elementar de pilotagem.

José Rocha. 03 de Fevereiro de 2019. Texto e imagem referência Academia da Força Aérea, portal da Força Aérea Portuguesa. Fotografia por Luís Ferrão e Wikipédia

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.