WINTER HIDE 2019 – Exercício Aéreo

Com início a 17 de Janeiro de 2019 e a terminar a 28 de Janeiro de 2019, irá estar em curso o exercício WINTER HIDE 2019 planeado e conduzido sob a égide do Comando Aéreo, órgão da Força Aérea Portuguesa.

Comando Aéreo é responsável pelo treino e aprontamento das unidades operacionais, seja através de operações aéreas de defesa dos interesses nacionais ou na participação em operações militares nos mais diversos quadros de cooperação internacional (NATO e UE).

O objectivo destes exercícios aéreos passam por avaliar, certificar a capacidade operacional em ambientes diurnos e nocturnos bem como nas mais diversas condições meteorológicas e ainda preparar os militares para missões internacionais em cenários operacionais, proporcionando interoperabilidade entre países e respectivos meios.

Geograficamente o WINTER HIDE 2019 irá decorrer maioritariamente nas zonas do interior norte de Portugal mas também sobre o mar, tal como as imagem as áreas programadas em NOTAM podem mostrar .

Aconselhamos vivamente, caso vá voar nos dias programados do WINTER HIDE 2019, a ter um cuidado redobrado em PROGRAMAR O SEU VOO, SUBMETER o PLANO DE VOO, verificar no CAVOK.pt a programação para o diaconfirmar os NOTAM’s nos SÍTIOS OFICIAIS NAV Portugal e contactar os órgãos de Controlo de Tráfego Aéreo ou Lisboa Militar para informação actualizada.

No CAVOK.pt iremos dedicar especial atenção à programação diária do WINTER HIDE 2019 com as imagens dos blocos de espaço aéreo onde clicando poderá consultar os horários e níveis de voo ou altitudes.  A página estará na secção de ESPAÇO AÉREO / FUA PORTUGAL em conjunto com outras restrições para que possa analisar e ter a “big picture” para a sua rota.

Disponibilizaremos essa informação a partir de segunda feira, dia 14 de Janeiro de 2019, CLICANDO AQUI.

Bons e seguros voos!!

Ex mero motu (por mérito próprio) lema da Força Força Aérea Portuguesa.

José Rocha 13 de Janeiro de 2019 . Fotografia por Pedro Ramos e Mike Throm.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.