Voar VFR em IMC

Será que já esteve a voar e desejou estar no chão aterrado?? Não entrou já inadvertidamente em nuvens e perdeu a consciência situacional??

Se já possui uma licença EASA PPL (A) / LAPL (A) então vai poder participar neste projecto de voar VFR, Regras de Voo Visual em Condições Meteorológicas por Instrumentos, IMC.

O meteorologia é um factor importante que contribui para muitos acidentes na aviação. Embora existam muitos outros factores e questões que têm o potencial de causar acidentes ou incidentes, voar VFR em condições meteorológicas adversas pode muito bem ser a armadilha mais letal para os pilotos VFR que não possuem qualificações por instrumentos.

Embora muitas vezes o voar VFR no IMC seja frequentemente considerado não intencional, investigações de acidentes a nível europeu e não só, indicam que a decisão dos pilotos de continuar o voo VFR em IMC, em vez de decidir por alternativas como regressar à rota prévia, divergir para manter VFR ou optar por outro curso de acções que lhes permita manter contacto com o terreno.

E isso pode acontecer a qualquer piloto.

A EASA está à procura de 12 pilotos representativos da GA, Aviação Geral, provenientes de toda a UE com diferentes formações e experiências para passar pelos perigos potenciais associados à continuação do voo VFR no IMC.

A EASA organizará uma estimulante sessão de simulação e uma formação específica numa ATO na Alemanha para, inicialmente 2 grupos de 6 pilotos para que juntos, se explorem as melhores formas de evitar, mitigar e lidar com as intempestivas Regras de Voo Visual em situação de Condições Meteorológicas por Instrumentos.

Condições:

  • Ter uma licença válida de PPL (A) e / ou LAPL (A)_:
  • Ter experiência num cockpit de vidro ou num tradicional analógico.
  • Poder fazer uso de ajudas de navegação adicionais, como iPad / Tablets, GPS durante a sua prática de voo normal.
  • A experiência de voo será principalmente em (dia-tempo) VFR.
  • Não ter qualquer qualificação IR (Instrument rating) válido no momento da inscrição.
  • Um total de horas de voo superior a 50h.

A experiência será ministrada em Colónia, Alemanha. nos dias 13 e 14 de Março de 2019.

Para mais INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES CLICAR AQUI


José Rocha. 11 de Janeiro de 2019 . Fotografia por Zbynek Burival, Tom Barrett , Pop & Zebra.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.