CAVOK.pt e o Pai Natal

Pois é… muitos de nós que não acreditávamos que o PAI NATAL existia, mas ficámos a saber que ele irá visitar muitas chaminés portuguesas ao que julgamos, para deixar as prendas nos sapatinhos… o NOTAM foi já pedido pelo Departamento de Voo do Polo Norte, North Pole Flying Department, aos serviços NOTAM OFFICE da NAV Portugal:

PEDIDO DE EMISSÃO DE NOTAM

  • Natureza da actividade –
  • Evento: Movimentação de trenó em território português.
  • Data e hora UTC do inicio e fim da actividade: Dia 24 de Dezembro de 2018 ao por do Sol até 25 de Dezembro de 2018 ao Nascer do sol.
  • Local da actividade: Portugal Continental e Arquipélagos da Madeira e dos Açores
  • Altitudes: GND até 1000ft AGL.
  • Texto: ATENÇÃO – PRESENTES DE NATAL DISTRIBUÍDOS PELO PAI NATAL. PILOTOS DEVEM TOMAR AS SEGUINTES PRECAUÇÕES: UM TRENÓ PUXADO POR OITO RENAS E CONDUZIDO PELO PAI NATAL SINALIZADO COM LUZES VERMELHAS ESPECIAIS EXECUTANDO MANOBRAS EXTREMAS E NÃO CAPAZ DE CUMPRIR COM AS NORMAIS DAS REGRAS DO AR. AS TRIPULAÇÕES DEVEM ESTAR ESPECIALMENTE VIGILANTES QUANDO TRANSITAREM POR ÁREAS DE GRANDE CONCENTRAÇÃO DE CHAMINÉS SOBRE PORTUGAL, AÇORES E MADEIRA. “

Pede-se pois às e aos Aviador@s que, em caso de voo VFR Nocturno no dia 24 de Dezembro para 25 de Dezembro em todo o Portugal continental, arquipélagos dos Açores e Madeira, tenham cuidado redobrado, utilizando a máxima do voo VFR, SEE AND AVOID!!!

Soubemos entretanto que o PAI NATAL submeteu já os Planos de Voo para as diversas renas e diversas fases do voo, para a noite de 24 de Dezembro e madrugada de 25 de Dezembro. Os indicativos ao que consta serão RENA 01 até RENA 08, não estando ainda atribuídos os códigos transponder. As renas não estarão equipadas com o Modo S e por isso não serão detectados nos programas tradicionais, como o FlightRadar24

Poderá no entanto, seguir a evolução até à sua porta aqui….

VER O VOO DO PAI NATAL AQUI!!!

Falamos com uma muitíssimo bem informada fonte que nos confidenciou que o CCTAL (Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa) espera que seja um voo baixo e sem atrasos pois “…iremos providenciar a melhor rota e daremos a todo o tempo informação meteorológica para lhe optimizar o planeamento…” “…estaremos vigilantes relativamente a outro tráfego ou a NOTAM´s que possam interferir com a operação prioritária do PAI NATAL!!

CAVOK.pt espera ter uma imagem radar em tempo real a qual mais tarde publicaremos no nosso FACEBOOK CAVOK.pt, comprovando todo o envolvimento do Pai Natal no espírito Natalício em Portugal, revelando a rota voada na noite de Natal.

Esta notícia deverá ser divulgada e lida em voz alta aos mais novos e aos que não acreditam no PAI NATAL.

Feliz Natal são os votos desta equipa CAVOK.pt

José Rocha.  23 de Dezembro de 2018. Apoio fotográfico UNSPLASH.

Nota Cavok.pt – O artigo publicado é da responsabilidade do seu autor e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O autor do artigo não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente à opinião expressa. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica do mesmo.