GPIAAF News 06/2018

Por ser de importância para toda a comunidade aeronáutica publicamos no CAVOK.pt notícias emanadas pelo GPIAAFGabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários, Unidade de Aviação Civil

[spacer height=”20px”]

Estão disponíveis, na área da Unidade de Aviação Civil da página electrónica do GPIAAF:

[spacer height=”20px”]


Em cumprimento da missão do GPIAAF, realizámos no passado dia 26 de Abril de 2018 , no auditório da ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, um seminário sobre o tema “Prevenção da colisão de aeronaves com cabos elétricos, no teatro de operações de combate a incêndios”.

O evento teve a participação de diversos atores neste tipo de operações, tendo suscitado dos presentes uma discussão franca sobre este tema e sobre ações necessárias para reduzir e melhor controlar o risco nas operações de combate a incêndios com meios aéreos. Os intervenientes foram unânimes em considerar que podem ser introduzidas melhorias nas operações e no enquadramento legal, regulamentar e operacional.

Com esta iniciativa e em cumprimento da sua missão, o GPIAAF espera ter contribuído para uma maior consciencialização dos intervenientes e para fomentar a tomada de ações pelas Autoridades e organizações competentes, que visem aumentar a segurança operacional deste tipo de atividade aeronáutica.

Neste âmbito, disponibilizamos, na área da Unidade de Aviação Civil da página eletrónica do GPIAAF, as apresentações dos oradores presentes, ordenadas de acordo com a agenda.

 
» Abertura e Apresentação (GPIAAF)
» Meios aéreos: proteção civil e segurança (ANPC)
» Fatores contibutivos para acidentes no combate aéreo a fogos (Agromontiar)
» A preparação da época (Everjets)
» Inspeções de linhas eletricas: 24 anos de experiência EDP Labelec com recurso a helicópteros (Labelec)
» Pontos de reflexão e discussão (GPIAAF)


[spacer height=”20px”]

José Rocha. 12 de Maio de 2018. Conforme notícia emanada pelo GPIAAF, Unidade de Aviação Civil.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.