Aviação, Formação e Ensino Superior – Encontro

Numa iniciativa do Instituto Politécnico de Castelo Branco, irá ocorrer o encontro “Aviação, Formação e Ensino Superior”,  a 7 e 8 de maio de 2018, em parceria com entidades do setor da Aviação Civil, industria, ensino superior, formação e gestão de recursos humanos.

Do programa destaca-se, no primeiro dia, pelas 16h00, no auditório da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, uma demonstração do uso de drones em atividades agrícolas, nomeadamente, na pulverização de culturas, mostrando como se podem conciliar as novas tecnologias com a Agricultura.

À noite, no Hotel Tryp Colina do Castelo, realizar-se-á um Jantar Tertúlia, promovido pelo grupo informal denominado “Conselho Estratégico para a Investigação Científica e Tecnológica em Aviação” (CEICTA), do qual o IPCB é membro.  O CEICTA é um grupo de reflexão, informal que integra 40 individualidades e instituições ligadas ao Setor da Aviação e do Ensino Superior. A missão deste grupo é promover a colaboração e sinergia entre profissionais e instituições do Setor da Aviação, no sentido de potenciar a articulação entre Operações Aeronáuticas, Ensino Superior, Formação e Investigação Científica e Tecnológica, numa perspetiva de articulação com o Ensino Superior Politécnico e respetiva filosofia de investigação em ligação com a Indústria.
No segundo dia, no auditório da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, pelas 09h30, terá lugar a cerimónia de abertura do encontro “Aviação, Formação e Ensino Superior”, com a presença do Sr. Secretário da Estado das Infraestruturas.

Ainda no período da manhã, decorrerá o Painel 1“Ensino e Formação na Aviação, Recursos Humanos e Empregabilidade, Infraestruturas, Protecção Civil e Industria na Aviação, com participantes da GAir, L3 Comercial Traning Solutions, , TAP AirPortugal, IPSetúbal, QUASAR e Aeródromo de Castelo Branco e, no período da tarde, o Painel 2 “UAV/UAS/Drones, envolventes e integração com sistemas Aeroespacial, Aviação e Industria”, com participantes da APANT(Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas), IPCB, CEIIA, ISQ, Tekever, QUASAR Human Capital E AFA. A encerrar o encontro, pelas 15h30, uma sessão de formação dirigida a jovens sobre Empregabilidade e gestão de talento.
Pelas 12h45, terá lugar uma demonstração de “Drone Race”, corridas de drones multirotores, com equipas profissionais portuguesas.
A participação no Encontro de dia 8 de maio é gratuita, mas sujeita a inscrição, através dos contactos: AIR / L3 CTS , Dr. Eurico de Brito: eurico.brito@gairg.com; IPCB, Sandra Gonçalves, eventos@ipcb.pt , telf. 272 339 600.

 

[spacer height=”20px”]

O IPCB iniciou, no passado ano, o seu primeiro curso na área da Aeronáutica, um CTeSP, dirigido ao estudo dos UAV/UAS/Drones, envolvendo entidades do Setor da Aviação e utilizadoras comerciais deste tipo de equipamento, algumas das quais presentes neste Encontro.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 04 de Maio de 2018. Como em notícia divulgada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.