REAL THAW 2018 – EXERCÍCIO AÉREO

Com início a 29 de Janeiro de 2018 e a terminar a 09 de Fevereiro de 2018, irá estar em curso o exercício REAL THAW 2018 – RT18, planeado e conduzido sob a égide do Comando Aéreo, órgão da Força Aérea Portuguesa.

[spacer height=”20px”]

O Comando Aéreo é responsável pelo treino e aprontamento das unidades operacionais, seja através de operações aéreas de defesa dos interesses nacionais ou na participação em operações militares nos mais diversos quadros de cooperação internacional (NATO e UE).

Envolvendo as várias armas da nossa Defesa Nacional em teatro operacional, conta com a participação cerca de 1000 militares e 50 aeronaves de forças militares da Bélgica, da Dinamarca, dos Estados Unidos da América, de Espanha, de França, da Holanda e ainda de meios aéreos da NATO. Criando situações realistas e complexas no sentido do garante que os participantes estejam prontos para cumprir as missões operacionais que lhes são atribuídas, na defesa dos Superiores Interesses Nacionais e das Alianças Internacionais de que Portugal faz parte integrante.

Para além das Base Aérea de Monte Real, estarão envolvidos o Comando Aéreo e as Bases Aéreas de Beja e Montijo bem como um avião de vigilância radar (E3A) da Aliança Atlântica (NATO).

[spacer height=”20px”]

O objectivo do REAL THAW 2018 – RT18 é avaliar, certificar a capacidade operacional da Força Aérea Portuguesa em ambientes diurnos e nocturnos e preparar os militares para missões internacionais em cenários operacionais e proporcionar interoperabilidade entre países e respectivos meios.

[spacer height=”20px”]

Geograficamente o REAL THAW 2018 – RT18 irá decorrer nas zonas de Beja, Santa Margarida, interior norte de Portugal bem como a leste da região da Costa Vicentina.

Aconselhamos vivamente, caso vá voar nos dias programados do REAL THAW 2018 – RT18, a ter um cuidado redobrado em PROGRAMAR O SEU VOO, SUBMETER o PLANO DE VOO, verificar no CAVOK.pt a programação para o dia, confirmar os NOTAM’s nos SÍTIOS OFICIAIS e contactar os órgãos de Controlo de Tráfego Aéreo ou Lisboa Militar para informação actualizada.

[spacer height=”20px”]

No CAVOK.pt iremos dedicar especial atenção à programação diária do REAL THAW 2018 – RT18 com as imagens dos blocos de espaço aéreo onde clicando poderá consultar os horários e níveis de voo ou altitudes.  A página estará na secção de ESPAÇO AÉREO / FUA PORTUGAL em conjunto com outras restrições para que possa analisar e ter a “big picture” para a sua rota.

Disponibilizaremos essa informação a partir de sábado, dia 27 de Janeiro de 2018, CLICANDO AQUI.

[spacer height=”20px”]

Bons e seguros voos!!

Ex mero motu (por mérito próprio) lema da Força Força Aérea Portuguesa.

[spacer height=”20px”]

José Rocha 14 de Janeiro de 2018 . Fotografia por Pedro Ramos e Mike Throm.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.