Emenda ao Manual VFR – 035/2017

Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.

[spacer height=”20px”]

Entra em efectividade a 8 de Dezembro de 2017 uma nova emenda ao Manual VFR à qual sugerimos uma leitura atenta, para que possa inteirar-se das alterações nas várias áreas e cuja sinalética de alterações aqui recordamos: uma barra ou risco, mais ou menos comprida, na lateral da folha junto da alteração a ter em conta.

P60105-014153

Esta emenda está já disponível no Portal na NAV Portugal E.P.E.

Aconselhamos a consultar toda a emenda, podendo fazer o DOWNLOAD DA EMENDA 035/2017 AQUI.

O CAVOK.pt regista as ALTERAÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS para a operação do voo VFR da aviação de lazer, ligeira e ultraleve na FIR de LISBOA, LPPC.


SUPLEMENTOS Adicionado o Suplemento 042/2017 onde é criada a área de Paraquedismo em Figueira de Cavaleiros – LPFC.

AUTORIDADES DESIGNADAS Página 5-4, reformulada a Prevenção e investigação de acidentes onde consta o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF), como a organização multimodal de investigação de acidentes responsável por investigar e determinar as causas prováveis dos acidentes e incidentes com aeronaves que ocorram em Portugal ou com aeronaves com registo Português.

PARTE 1 – REGRAS E PROCEDIMENTOS:

Página 8-23 e seguintes, Utilização do Formulário de Relato de Incidente onde se descrimina os objectivos do Relato de Acidente e Incidente, os Procedimentos do Relato, novos endereços e contactos e visualização/disponibilização do Impresso de Notificação de Incidentes de Tráfego Aéreo.

PARTE 2 – AERÓDROMOS:

INDEX AD HEL UL:

PISTA UL – Página 13-5, revista a página de localização e referência das PISTA UL.

CASCAIS – LPCS, página 14-7, revista a CARTA APROXIMAÇÃO VISUAL;

PONTE DE SOR – LPSO, página 14-9, revista a CARTA APROXIMAÇÃO INSTRUMENTOS; página 14-11, revista a CARTA APROXIMAÇÃO INSTRUMENTOS;

VILAR DE LUZ – LPVL, página 14-1, correcções na Elevação do aeródromo bem como  alterações nos dados das THR RWY 16 e THR RWY 34; página 14-5, revista a CARTA APROXIMAÇÃO VISUAL; página 14-7, revista a CARTA DE AERÓDROMO; página 14-8, alterações aos dados constantes das Pistas 16/34;

CASARÃO UL, página 15-1, alteração dos dados do Responsável de Pista.

PIAS LONGAS UL, página 15-1 e 15-2, apesar de estar certificada pela ANAC há algum tempo, só agora esta Pista UL vem constar do MANUAL VFR. Pode consultar todos os dados fundamentais a saber pelos aviadores de aeronaves Ultraleves que queiram utilizar a Pista e ao qual dedicaremos um artigo em breve. Deixamos aqui no entanto toda a informação:



 
 


Aconselhamos a consultar toda a emenda, podendo fazer o DOWNLOAD DA EMENDA 035/2017 AQUI.

Aconselhamos também e SEMPRE a confirmar os nossos dados e informação aeronáutica, com os emanados pela NAV Portugal E.P.E. que pode CONSULTAR AQUI.


Agradecemos a colaboração da NAV Portugal E.P.E. na elaboração das notícias CAVOK.pt.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 03 de Dezembro de 2017.

Nota: Este artigo contém hyperlinks embebidos em palavras ou frases, a bold e com cor diferenciada, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.