APANT – Outubro Newsletter 2017

Por ser de interesse para toda a comunidade do sector das aeronaves não tripuladas e não só, o CAVOK.pt publica a Newsletter de Outubro da APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.

[spacer height=”20px”]

[spacer height=”20px”]


APANT é associação parceira do LUSOAVIA: 1º encontro internacional de aviação dos países lusófonos

Entre os dias 12 a 14 de Outubro decorrerá, no Centro de Congresso de Lisboa, o  1º Encontro Internacional de Aviação dos Países Lusófonos, o LusoAvia.

O LusoAvia é um evento sem precedentes que reúne as mais importante organizações públicas e privadas do sector da aviação da Lusofonia, cuja missão é fomentar a cooperação institucional e fortalecer as relações empresariais no espaço da CPLP.

A APANT, como Associação parceira, promoverá o desenvolvimento do sector das aeronaves não tripuladas e a participação de todos os seus Associados com descontos e condições vantajosas para a sua presença neste evento.

LER MAIS AQUI

[spacer height=”20px”]

Consulta pública do projeto de decreto-lei (registo e seguros de responsabilidade civil)

Como tem sido veiculado pela APANT e pela comunicação social, o Estado Português está a desenvolver regulamentação aplicável à operação das aeronaves não tripuladas, designadamente no que respeita ao registo e ao seguro de responsabilidade civil.

Foi elaborado um anteprojeto de decreto-lei que estabelece o regime jurídico para o registo obrigatório de sistemas de aeronaves pilotadas remotamente, que a Autoridade Nacional da Aviação Civil submeteu a uma primeira consulta direta da APANT, entre outras entidades. Com base nos comentários remetidos por essas entidades, foi revisto o referido anteprojeto de decreto-lei, estando nova versão do documento em consulta pública até ontem 10 de outubro, com o intuito de envolver todos os interessados, em particular a comunidade aeronáutica e os operadores de drones.

[spacer height=”20px”]

APANT acompanha na ICAO no Canada o importante Simpósio RPAS 2017

Celebrou-se em Montreal, Canada, entre os dias 19 e 21 de Setembro de 2017 o segundo Simpósio Internacional da ICAO (International Civil Aviation Organization) dedicado à indústria das aeronaves não tripuladas.

Este segundo Simpósio esteve fortemente influenciado pela significativa dinâmica dos países membros no desenvolvimento de um marco regulamentar para o setor das aeronaves não tripuladas como consequência do crescimento exponencial deste tipo de operações.

Para este evento na ICAO a APANT contou com um observador em primeira mão através da empresa Albatroz Engenharia, uma empresa que desenvolve soluções nas áreas da robótica, aeronáutica, software, mecânica e electrónica com aplicação directa no sector das ANT (Aeronaves Não Tripuladas) e que reúne simultaneamente as capacidades de Design Organisation Approval da EASA para Helicópteros tripulados.

Apresentam-se três relatórios com um resumo das actividades desenvolvidas na ICAO durante os três dias de conferências.

[spacer height=”20px”]

A JARUS publica uma metodologia de avaliação de risco para drones

A Joint Aviation Authorities on Unmanned Systems (JARUS) publicou a primeira edição do documento 06 JARUS guidelines on Specific Operations Risk Assessment (SORA).

Este documento recomenda uma metodologia de avaliação de risco para que uma operação específica possa ser realizada com garantias de segurança.

O SORA terá extrema importância para desbloquear o potencial de negócios na categoria operacional “específica” detalhada em 2 Notice of Proposed Ammendments recentemente publicados pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação – NPA 2017-05 (A) e (B) – Introduction of a regulatory framework for the operation of drones Unmanned aircraft system operations in the open and specific category.

LER MAIS AQUI

[spacer height=”20px”]

APANT é entidade parceira no The Commercial UAV Show: New Applications & Opportunities for UAVs

As part of its international dimension, APANT will attend, as an international partner, in one of the most important UAV conferences in Europe.

The Commercial UAV Show is two events:

• A world-class conference focused on the progression of the UAV industry; and,

• A technology exhibition showcasing the latest hardware and software innovations from the mega tech companies to the latest start-ups.

The Commercial UAV Show will takes place in London on 14-15 November and will be the 4th annual event and includes a senior conference and technology exhibition.

APANT will offer discounts to our Associates for access to the event. For more information please contact APANT in geral@apant.pt

LER MAIS AQUI

[spacer height=”20px”]


José Rocha. 13 de Outubro de 2017. Conforme notícia e imagens emanadas pela APANT.

Nota: Esta notícia contém links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto tratado.