Exercício aéreo REAL THAW 2017 – Terminou!

Terminou o Exercício Aéreo e Terrestre REAL THAW 2017, que afectou consideravelmente toda a estrutura do espaço aéreo nacional, tendo imposto restrições severas de espaço aéreo tanto à aviação comercial como à aviação ligeira e ultraleve.

[spacer height=”20px”]
O cavok.pt dedicou como sempre, em prol de todos, uma página gráfica ao REAL THAW 2017 actualizada não só diariamente antes do nascer-do-sol, mas também à medida que a informação aeronáutica era alterada e nos ia chegando através dos sites oficiais como a NAV E.P.E, do EuroControl, mas também da Força Aérea Portuguesa.

Um “muito obrigado” a estas Instituições!!

[spacer height=”20px”]

Desde o dia 06 de Março de 2017 às 06:00 até ao dia 17 de Março de 2017 quando terminou o exercício, a página específica ESPAÇO AÉREO / FUA PORTUGAL do nosso CAVOK.pt foi VISUALIZADA mais de 6400 vezes, (chegou o portal CAVOK.pt a ter picos de tráfego de 3000 visualizações diárias), considerando nós que houve uma preocupação efectiva dos aviadores portugueses em estar a par de toda a dinâmica do exercício, para assim evitar violações de espaço aéreo.

Tratámos mais de 60 NOTAM’s relativos ao REAL THAW 2017 durante este período de tempo, “traduzindo” em imagens gráficas de grande legibilidade, o texto dos NOTAM que nos iam chegando, conciliando também esta informação com o FUA, Espaço Aéreo Flexível diário e outros NOTAM, para um maior entendimento do conjunto das áreas activas, para que os aviadores pudessem planear o seu voo confortavelmente!!

Publicámos ainda dois artigos sobre o  REAL THAW 2017 que tiveram um conjunto de 11500 visualizações com mais de 15 partilhas pelas diversas redes sociais FACEBOOK e TWITTER, contribuindo assim para auxiliar as entidades oficiais na Safety do REAL THAW 2017.

[spacer height=”20px”]

Uma palavra de agradecimento a todos aqueles que se estiveram sempre alerta e zelaram pela segurança dos que voaram neste dias e foram “the eye in the sky, os Controladores de Tráfego Aéreo quer civis (NAV E.P.E) quer militares (Lisboa Militar) e ainda aos que pelo seu trabalho nos FPL’s, NOTAM´s, os TICAS ou AIS da NAV E.P.E contribuíram para a SAFETY do REAL THAW 2017.

[spacer height=”20px”]
O CAVOK.pt assim teve um papel positivo na divulgação da SEGURANÇA AÉREA em todas as frentes, disponibilizando para aviadores da aviação ligeira e ultraleve, instrutores e escolas de aviação, mapas e notícias do REAL THAW 2017.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 18 de Março de 2017. Fotos por Pedro Ramos.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases, a bold de cor distinta, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.