GPIAA News

Por ser de importância para toda a comunidade aeronáutica publicamos no CAVOK.pt notícias emanadas pelo GPIAAGabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos.

Informamos todos os nossos stakeholders e, em especial, a comunidade de pilotos da aviação ligeira e ultraligeira da assinatura do Memorando de Entendimento entre o GPIAA – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e a APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve.

A importância da continuidade do trabalho de Prevenção onde o alerta para melhorar a segurança da aviação geral (ligeira e ultraligeira) é papel fundamental do GPIAA em parceria com os Stakeholders que manifestem essa intenção de cooperação.

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INFORMAÇÃO À COMUNIDADE DE PILOTOS DA AVIAÇÃO LIGEIRA E ULTRALIGEIRA DA ASSINATURA DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O GABINETE DE PREVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES COM AERONAVES (GPIAA) E A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AVIAÇÃO ULTRALEVE (APAU)

A importância da continuidade do trabalho de Prevenção onde o alerta para melhorar a segurança da aviação geral (ligeira e ultraligeira) é papel fundamental do GPIAA em parceria com os Stakeholders que manifestem essa intenção de cooperação. É reconhecida a importância da cooperação, no domínio da segurança de voo, entre o GPIAA e a APAU e como estas duas organizações estão dispostas a concertar os seus esforços e trabalhar em conjunto na realização de ações e cooperação técnica no âmbito da investigação de incidentes / acidentes na classe ultraleve, tendo presentes os princípios da apropriação, harmonização, alinhamento, resultados e responsabilidade mútua.

Face aos dois últimos anos onde a colaboração foi profícua entre ambas as Organizações, relativamente ao acordo verbal celebrado entre os responsáveis de direção, na cooperação e interajuda técnica e administrativa sempre por solicitação do GPIAA, aquando ocorrência com uma aeronave da categoria Ultraleve considera-se, agora, estarem reunidas as condições de confiança e utilidade publica na concretização da assinatura de um memorando de entendimento (MdE) entre as partes.

Aproveita-se, assim, este reforçar de responsabilidade ao materializar o acordo verbal no esforço constante de mitigar e direcionar ações de prevenção promovidas pelo GPIAA, enquanto Autoridade Nacional de Investigação de Acidentes e Incidentes, orientadas para os intervenientes principais de todo este cenário, os PILOTOS. Hoje, como ontem, teremos de continuar a emitir os alertas de segurança primordiais que incidam sobre os tipos mais frequentes de acidentes nesta categoria da aviação estando a parceira com a APAU refletida, já, nos resultados conseguidos no ano que agora findou, sem acidentes graves nem fatalidades a registar nesta categoria.

Porque nós, GPIAA, temos a obrigação de investigar cada um das dezenas de acidentes que infelizmente ocorreram nos últimos anos e vemo-nos perante os mesmos tipos de acidentes fatais a repetirem-se vezes sem conta. O que se torna particularmente trágico é que muitos desses acidentes são totalmente evitáveis. Nestes últimos anos, algumas dezenas de pilotos e passageiros morreram ou ficaram gravemente feridos em acidentes na categoria de aviação geral (ligeira / ultraligeira), o que nos leva a questionar, QUAL É O PROBLEMA?

Enquanto a aviação comercial continua a ter um forte histórico de segurança, sem qualquer registo de acidente fatal, em Portugal, o GPIAA continua a ter no seu “backlog” dezenas de processos com ocorrências, muitas delas graves, na aviação Ligeira e ultraligeira. Sabe-se que, em muitos casos, os PILOTOS não tinham os conhecimentos adequados, proficiência, treino recorrente para voar em segurança, particularmente em condições atmosféricas questionáveis. Além disso, os mais sofisticados “glass cockpit” apresentam uma nova camada de complicações para os pilotos da aviação geral. E não só os pilotos morrem devido a erros humanos e proficiência inadequada, mas também, infelizmente, transportam as suas famílias e amigos que sofrem o mesmo destino trágico.

Um Alerta de Segurança é uma breve folha de informações que identifica um risco particular de segurança e oferece soluções práticas para resolver o problema considerando-se, por isso, a cooperação com a APAU fundamental para concretizar este propósito.

Ao ter-se entrado num novo ano, reiteramos os CINCO ALERTAS, destacando três desses Alertas de Segurança, se concentram em tópicos relacionados a alguns dos eventos mais comuns de definição de acidentes fatais na aviação geral. Estes incluem, entrada em perda “stall” a baixa altitude, desorientação espacial e voo controlado contra o terreno e, problemas mecânicos. Os outros dois alertas de segurança abordam a mitigação de riscos.

Os cinco alertas que continuamos a demarcar são:

 Está a sua aeronave a tentar comunicar consigo? Escute-a!

 Referências Visuais Reduzidas Exigem Vigilância!

 Evite perdas aerodinâmicas a baixa altitude!

 Mecânicos: gerir os riscos para garantir a segurança de voo!

 Pilotos: gerir os riscos para garantir a segurança de voo!

A aviação geral (ligeira e ultraligeira) é essencialmente uma companhia aérea ou uma operação de manutenção de uma, com uma única diferença, que coloca a responsabilidade pela tomada de decisão de operação segura sobre os ombros de uma única pessoa, o PILOTO.

Continuaremos a promover e a distribuir os alertas para alcançar PILOTOS e MECÂNICOS que podem, e decerto irão, beneficiar destas mensagens de sensibilização e alerta e, assim, o Memorando de entendimento a assinar com a APAU, é prova de que, com a cooperação ativa da comunidade, a mensagem chega aonde deve, i.e. a todos os intervenientes diretamente ligados à aviação geral.

A APAU manifestou, no âmbito da sua atividade, vontade em colaborar com o GPIAA na execução de um plano de ação ao nível da segurança operacional que englobe o universo da aviação ultraligeira nacional e internacional cabendo, no entanto, ao GPIAA, a coordenação e as orientações técnicas a que o do processo de elaboração dos planos deve abranger.

Convidam-se todos os Pilotos e demais interessados que assim o entendam a estar presentes na Sessão de Assinatura do Memorando de Entendimento entre o GPIAA e a APAU, que terá lugar na sede desta Associação localizada no Edifício Cinema, Número 8, Escritório 109, Estrada Nacional 10 em Alverca do Ribatejo, sendo presidida pelo Diretor do GPIAA Álvaro Neves e pelo Presidente da Direção da APAU Paulo Cunha, com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Dr. Alberto Mesquita na próxima quarta-feira, dia 01 de Fevereiro pelas 12:00 horas.

Com a celebração do presente Protocolo torna-se mais eficaz a ação da Autoridade de Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) e dá mais eficiência ao funcionamento do sistema de investigação no teatro de operações com acidentes da categoria Ultraligeiros.

Saudações Aeronáuticas

Álvaro Neves

GPIAA – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves


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José Rocha. 05h30 31 de Janeiro de 2017. Conforme notícia emanada pelo GPIAA.

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