GPIAA News 28/2016 – Press release

Por ser de importância para toda a comunidade aeronáutica publicamos no CAVOK.pt notícias emanadas pelo GPIAAGabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos.

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PRESS RELEASE

Como parte da investigação em curso do evento ocorrido dia 22 de outubro, pelas 21h35m, com a aeronave ATR AT72-600 com a matrícula CS-DJF pertencente à empresa White Airways  e operada pela TAP Express, o GPIAA como autoridade de investigação  responsável pelos trabalhos de recolha e compilação de dados respeitantes ao evento, emite uma atualização sobre a classificação da ocorrência.

Após ter recebido o Relatório de Avaliação de Investigação e Danos do fabricante ATR – (ES4560 / 16/29207 B, emitido em 14 de novembro de 2016, após avaliação da extensão dos danos relatados, o GPIAA tomou a decisão de proceder à reclassificação do tipo de ocorrência de acordo com a taxonomia Europeia publicada no Regulamento (EU) No 996/2010 OF THE EUROPEAN PARLIAMENT AND OF THE COUNCIL of 20 October 2010, de INCIDENTE  para ACIDENTE.

ACIDENTE

«Acidente», um acontecimento associado à operação de uma aeronave que, no caso das aeronaves tripuladas, se produz entre o momento em que uma pessoa embarque na aeronave com intenção de efetuar o voo e o momento em que todas as pessoas são desembarcadas ou, no caso das aeronaves não tripuladas, entre o momento em que a aeronave está pronta para avançar com a finalidade de um voo e o momento em que fica imobilizada no final do voo e o sistema de propulsão primária seja desligado, no qual:

a)…….

b) a aeronave sofre danos ou falhas estruturais que afetem negativamente as características de resistência estrutural, de desempenho ou de voo e que normalmente exigiriam uma reparação considerável ou a substituição do componente afectado……

O Investigador Técnico  do GPIAA, Comandante Luiz Bassani, foi nomeado pela Direção para liderar este processo de investigação, cooperando com as várias equipas integradas na comissão de investigação, com experiência nas áreas de aeronavegabilidade, powerplants e metalurgia. O gravador de dados de voo e o gravador de voz do cockpit foram acompanhados para o BEA Recorder Laboratory e os dados de cada um foram descarregados e analisados pelo Investigador Responsável e os técnicos do BEA.

As partes envolvidas na investigação incluem a companhia Aérea White Airways, a TAP – Portugal e o fabricante ATR. O Gabinete francês de Análises para a Segurança da Aviação Civil – BEA nomeou um representante acreditado que é apoiado por um consultor técnico da ATR Aircraft.

O dossier do acidente, contendo relatórios de grupos factuais e outro material relacionado com a investigação, está constituído pelo Investigador Responsável. Informações adicionais serão liberadas conforme existam novos dados evolutivos do processo, até à publicação do Relatório Final pelo GPIAA.

Álvaro Neves (Diretor)

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Nota Informativa do Acidente ocorrido no dia 22 de Outubro de 2016, com o ATR-AT72-600, registo CS-DJF, no Aeroporto de Lisboa (15/ACCID/2016) – publicado em Português e Inglês.

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Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2016.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2015.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentecom Aeronaves Civis, ocorridos em 2014.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2012.

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José Rocha. 11:00 19 de Novembro de 2016

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